É correto escrever "eu vou ir"?
Deve-se evitar a todo custo a locução "eu vou ir". Não que esteja rigorosamente fora dos padrões gramaticais, pois é comum entre os brasileiros o uso do verbo ir como auxiliar do futuro [vamos ver, vou trabalhar, vão falar, por exemplo, em vez de veremos, trabalharei, falarão].Pode falar "vou ir"?
Está correto. previsto na gramática normativa da língua portuguesa, no caso a sua, da mesma forma que você fala, vou andar, vou jantar, vou falar, você pode falar, vou ir.O que significa "vou ir"?
A locução “vou ir” está correta e pode ser utilizada para indicar uma ação no futuro.Vai ir é incorreto?
Pela normal culta é errado o termo "vai ir" e "vai voltar", por indicar uma redundância. Os termos "vai ir" e "vai voltar" não são de todo errados na linguagem coloquial, pois são compreensíveis dentro da comunicação."Vou ir" é errado? | Lara Brenner
É errado falar "vamos ir"?
Vamos indo (ou andando) é uma excepção idiomática. Seria mais correcto eu ter escrito que o verbo ir não pode ser seguido pelo seu próprio infinitivo (vamos ir). Vamos indo não me parece considerar-se perifrástico, ao contrário de vamos fazer, por exemplo.Vai vir ou vai ir?
A forma correta de escrever é “Você vai vir”.Isso porque “Vai vir” é a combinação do verbo “ir” no futuro do presente (“vai”) com o verbo “vir” no infinitivo (“vir”). Essa estrutura indica uma ação que acontecerá no futuro e está certa.
É certo falar "vou vir"?
Está totalmente errada. A forma “eu vou vim” simplesmente não existe. Então, para ficar bem claro, eu vou repetir: dizer eu vou sair, ele vai viajar, nós vamos estudar... tudo bem; em vez de eu vou ir, diga eu irei; em vez de eu vou vir, diga eu virei; e nunca mais diga “eu vou vim”.Vai indo é correto?
1) Em expressões como vai indo, vem vindo, há indiscutível cunho pleonástico; são, porém, ambas formas corretas, e podem ser empregadas normalmente no vernáculo. 2) Veja-se, nessa esteira, o exemplo de Camilo Castelo Branco: "Parece-me que são horas de vir vindo o jantar".É correto falar para mim ir?
Pra mim ou para mim? Neste caso, a expressão é a mesma e ambas estão corretas na língua portuguesa, o que muda é que a palavra 'para' foi abreviada para 'pra'. O 'pra' deve ser usado apenas de forma informal em uma conversa, ou no whatsapp com amigos, por exemplo.Vai ir ou irá?
Use o verbo ir no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: A senadora vai fazer um discurso. A forma "a senadora irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).É certo falar "vou indo"?
A resposta simples seria: está errado. Deve-se dizer "irei" ou "vou" (no presente, mas com sentido de futuro).Como usar vou?
a) “Vou à escola” passa a ideia de que o interlocutor (quem fala) irá voltar em questão de horas. Dessa forma, a noção que temos, como ouvintes, é de algo temporário, ou melhor, de curta duração. b) “Vou para a escola” já indica um período maior de tempo, praticamente definitivo.É certo falar "a gente vamos"?
A expressão correta é «a gente vai», com a forma verbal no singular (ou seja, «vai» – e não «vamos»).Onde usar o verbo ir?
Gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra) segundo a qual o verbo ir se emprega como auxiliar de um verbo principal no infinitivo para exprimir o firme propósito de executar a acção ou a certeza de que ela se realizará em futuro próximo. Exemplos: «Vou procurar um médico».É pra ir ou para ir?
Em caso de dúvida, é recomendável optar pela preposição para, de modo que estará sempre correta, pois é obrigatória em textos formais.É errado vou ir?
Um ouvinte questiona se estão corretas as expressões 'vou ir' ou 'irei passar', em que as formas do verbo 'ir' são usadas como auxiliares para indicar a ideia de futuro. De acordo com professor Pasquale, apesar de causarem certo estranhamento, as frases estão corretas e constam em diversos registros.Quando usar a palavra ir?
ir
- passar de um lugar a outro; deslocar-se; andar; circular.
- evoluir; progredir.
- funcionar.
- passar (bem ou mal) de saúde.
- convir.
- passar de um estado ao outro.
- estar a fazer-se; estar a ser resolvido.
- seguir; continuar.