Embora empregados com frequência na escrita e na fala, desaconselha-se o uso de O MESMO, A MESMA, OS MESMOS, AS MESMAS para substituir pronome ou substantivo.
Devemos, portanto, evitar construções como estas: 1) “Conversamos com a vítima, e a mesma confirmou o ocorrido.” Nesse caso, no lugar de “a mesma”, o melhor é usar o pronome pessoal “ela” ou o pronome relativo “a qual”.
Quando usado depois de substantivo ou pronome pessoal, concorda com o termo a que se refere. Pode ser substituído por próprio, própria. Ao defender a proposta, Ana Amélia disse que ela mesma (ela própria) já se deparou com dificuldades por causa da atual restrição.
Quando ela significar “próprio”, deverá concordar com a pessoa. Exemplo: “Ela mesma resolve suas questões”. Seria o mesmo que dizer “Ela própria resolve suas questões”. Já quando MESMO significar “realmente”, a palavra não irá concordar com a pessoa.
Como usar "O MESMO" em português? Quando ele é errado? E correto? | GRAMÁTICA # PEL
É certo falar "eu mesma"?
O correto é eu mesma, eu mesma. Existe uma função aí adjetiva, eu sou mulher, então eu digo eu mesma, eles mesmos disseram, nós mesmos dissemos, eu mesma disse. eu mesma, fui ele mesmo.
Expressões como "dar na mesma"; "na mesma" ou "dar no mesmo". Essas expressões são corretas e indicam o sentido de "no mesmo estado", "na mesma situação": "A sua situação continua na mesma".
Nesse caso, pode ocorrer a silepse, a concordância com a ideia da frase. Se, por exemplo, um homem usar a expressão se referindo a ele e a outros homens, pode dizer 'a gente mesmo', ainda que a palavra 'gente' seja feminina.
A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.
Embora empregados com frequência na escrita e na fala, desaconselha-se o uso de O MESMO, A MESMA, OS MESMOS, AS MESMAS para substituir pronome ou substantivo.
Para melhor compreensão, pode ser substituído por próprio e própria: a garota mesma (a própria garota), o ator mesmo (o próprio ator), as garotas mesmas (as próprias garotas), os atores mesmos (os próprios atores), eu mesma (eu própria), eu mesmo (eu próprio), ele mesmo, ela mesma, nós mesmos, eles mesmos, elas mesmas.
“Mesmo” utilizado como partícula de reforço, e significa “próprio”. Exemplo: “Ela mesma me entregou a roupa.” Quando denota ideias como “justamente, de fato, até, ainda”. Exemplo: “É aqui mesmo que quero ficar.”
Porém o “mesmo” não é pronome pessoal em situação alguma. Ele é um pronome demonstrativo, que deve ser utilizado para retomar uma oração ou na hora de realçar um substantivo. Como fizemos ali na frase: “Mesmo porque somos ensinados, incorretamente, a usar o pronome “mesmo”…” acima.
O complemento pede o pronome mim: Trouxe o papel para eu mesmo redigir. O livro é para eu mesma ler. O desafio é para mim mesmo. No caso, mesmo concorda com o gênero da pessoa.