O que significa a palavra Escrevido?
Flexão de escrever. 1. Representar pela escrita, com palavras, caracteres, sinais gráficos: escrevia um livro por mês; escreveu pelo trauma passado; escrevia lindamente.Qual a regra para usar o particípio que tem duas formas?
Use ter e haver com o particípio regular e ser e estar com o particípio irregular. Modernamente, no entanto, alguns particípios podem ser usados com todos os auxiliares. É o caso dos verbos ganhar, gastar, pagar, pegar: tem gasto ou tem gastado, havia pegado ou havia pego, tinha pago ou tinha pagado.Tinha feito ou tinha Fazido?
O verbo "fazer", por exemplo, tem um só particípio. Não se diz "Eu tinha fazido a comida", e sim "eu tinha feito a comida". Cuidado com o verbo "chegar": apesar de muitos dizerem erroneamente: "Eu tinha chego", na língua culta o particípio desse verbo é "chegado".O que é o particípio irregular?
O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.Ele tinha abrido ou aberto, chegado ou chego, escrevido ou escrito?
Como se diz gasto ou gastado?
Gasto acompanha os auxiliares ser e estar: O dinheiro foi gasto com presentes para o Natal. A sola do sapato está gasta. Gastado pede a companhia de ter e haver: O idoso tem gastado muito com remédios. Ele havia gastado o dinheiro quando recebeu o convite.Foi imprimido ou impresso?
“TINHA IMPRESSO” OU “TINHA IMPRIMIDO”? Quando usamos o verbo TER ou HAVER, o verbo IMPRIMIR fica em sua forma mais longa, como em “Eu já havia imprimido”. Nos outros casos, ele fica em sua forma mais curta, como em “Os documentos estão impressos”, “Os livros foram impressos com sucesso” etc.É certo falar imprimido?
Neste caso, a forma correta é impressa. Contudo, imprimir é um verbo com dois particípios passados: um regular - imprimido - e outro irregular - impresso. O particípio regular é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele tinha imprimido a folha.Qual é o certo pego ou pegado?
Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado e pago), criou-se a forma irregular pego.É correto dizer eu trago?
“Trago” e “trazido” são formas verbais que existem e são usadas na língua portuguesa, mas de maneira diferente. “Trago” pode ser uma conjugação, no modo indicativo, do verbo “tragar” ou do verbo “trazer”.Qual é o certo pago ou pagado?
Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente.Devia ter chego ou chegado?
“Chego” ou “chegado”? A resposta é “chegado”. Afinal, não existe particípio irregular para o verbo “chegar”. Portanto, usar o vocábulo “chego” em locuções verbais formadas pelos verbos “ter” ou “haver”, como em “tinha chego”, só se justifica em linguagem coloquial.Tinha pago ou tenha pagado?
Prefira o particípio regular nos tempos compostos com os auxiliares ter e haver: Ela tinha pagado a fatura do cartão de crédito. Ele havia pegado a conta.Deve ter ganho ou ganhado?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Tinha me inscrito ou tinha me Inscrevido?
"Espero que você tenha se inscrito" ou "Espero que você tenha se inscrevido"? Por quê? O particípio passado do verbo “inscrever” é “inscrito”, quer seja conjugado com os verbos ter e haver, como com os verbos ser e estar.Tinha Dizido ou tinha dito?
O particípio passado de dizer é dito e só esta forma é a correcta. "Dizido" é uma forma que ocorre só na linguagem infantil ou na de pessoas que começaram a aprender português como segunda língua.O que é particípio regular é irregular?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
O que é o particípio passado?
PARTICÍPIO PASSADO O particípio passado é usado nos tempos verbais compostos e na voz passiva. O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado).Foi entregue ou foi entregado?
Entregado usa-se com os verbos auxiliares ter e haver e não varia em género e número: – Ninguém tinha entregado uma proposta. Entregue utiliza-se com os verbos auxiliares ser e estar : – A proposta está entregue.Tem salvado ou ter salvo?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Como se fala impressora ou impressora?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Qual a diferença de impressão e Empressão?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.