É correto nos dirigirmos às pessoas com a expressão «muito bom dia» ou «muito boa tarde» ou «muito boa noite»? O uso do advérbio muito como determinante do adjetivo está correto, tratando-se da construção do grau superlativo absoluto analítico, como em «muito quente» ou «muito frio».
Mais uma vez: com determinante (artigo, pronome, numeral, adjetivo), “bom-dia”, “boa-tarde” e “boa-noite” são substantivos e usam hífen. Meras saudações, sem o determinante, são mensagens destituídas de hífen, uma vez que a leitura é literal.
Sempre que você estiver escrevendo algum texto e houver a necessidade de fazer uma saudação, o correto é escrever “bom dia”, sem o hífen. A regra é a mesma para “boa tarde” e “boa noite”.
APRENDA DE VEZ QUANDO USAR "BOM DIA", "BOA TARDE" E "BOA NOITE" EM PORTUGUÊS
É correto dizer muito boa tarde?
“Muito boa tarde para você” (sem hífen em “boa tarde”, como já veremos) é uma construção em que o advérbio “muito” intensifica o adjetivo “boa”, que por sua vez qualifica o substantivo “tarde”. Quem a emprega está desejando ao interlocutor “uma tarde muito boa”, só isso. Nada a ver com uma grande quantidade de tardes.
“Espero que esteja confortável e quentinha, vejo você nos meus sonhos.” “Respire fundo e permita-se sonhar. Durma bem sabendo que amanhã é dia de te amar.” “Espero que esteja aquecida e pronta para uma noite de sono maravilhosa.
Para destacar uma espiral da outra, separe o centro de uma das espirais e a sacuda levemente sobre a palma da mão. Adapte a espiral sobre o suporte e acenda a extremidade. A queima é feita sem chamas, e a fumaça que se desprende repele os mosquitos em ambientes fechados.
A forma correta é bons-dias porque se trata de um nome que tem o sentido de «saudação que se usa de manhã». Em frases em que o adjetivo bom, com o sentido de «agradável», se junta ao nome dia usa-se bons dias, como no exemplo: – Têm estado uns bons dias de praia.
A diferença entre "boa-noite" e "boa noite" reside principalmente na função gramatical que cada expressão desempenha na frase, o que influencia diretamente a forma como são escritas (com ou sem hífen). Boa-noite (com hífen): Quando escrita com hífen, a expressão funciona como um substantivo composto.
Fique de olho também na pontuação. Os pontos de exclamação e interrogação devem ser usados com moderação. Usar num "Bom dia!" é aceitável, porém colocar uma sequência "Bom dia!!!!!", "Recebeu meu e-mail anterior????" está proibido. Isto indica alguém excessivamente emocional e até mesmo imaturo.
BOA NOITE A TODOS! BOA NOITE A TODAS! Isso porque "todos" e "todas", pronomes indefinidos, não são determinados pelo artigo. E como se sabe, a crase é o processo de junção da preposição A como o artigo definido A.
Os relativos invariáveis não possuem gênero nem número, então podem ser usados para retomar substantivos masculinos ou femininos, no singular ou no plural, como mostram estes exemplos: O livro que eu li é muito bom. / Os livros que eu li são muito bons.
O substantivo boas-noites escreve-se assim, com hífen, porque é uma só palavra constituída por duas. É uma forma de saudação e de cumprimento que se usa durante anoite, como na frase apresentada. Este substantivo também se emprega no singular: boa-noite.
Existe, sim, a palavra composta “boa-tarde” (e também “bom-dia” e “boa-noite”), mas ela é usada apenas quando se faz necessário substantivar a expressão.
Para os períodos do dia são usados: bom dia (pela manhã ou para o período inteiro de 24 horas), boa tarde (pela tarde) e boa noite (pela noite). Para a madrugada, não há um cumprimento específico.
Good evening é a forma correta de cumprimentar alguém quando você está chegando em um local após as 18h. AO SE DESPEDIR: Good night é usado quando nos despedimos ou desejamos uma boa noite de sono a alguém.