A respiração crônica pela boca pode levar ao ressecamento das vias aéreas, o que aumenta o risco de infecções respiratórias, irritações e inflamações na garganta e nos pulmões.
Segundo o otorrinolaringologista Antonio Nassif Filho, da Otorrinos Curitiba, a forma de correta de respirar é, sim, pelo nariz. “Todos nós precisamos respirar pelo nariz pois as principais funções dele são aquecer, umidificar e filtrar o ar inspirado.
- Com o dedo polegar da mão direita tampe a narina direita e expire soltando todo o ar pela narina esquerda; - Inspire pela narina esquerda e a feche com o dedo anelar e mínimo, expirando e soltando todo o ar pela narina direita; - Inspire pela narina direita, fechando-a com o polegar e expire pela esquerda.
Já a respiração oral, acontece, na maioria das vezes, em consequência da impossibilidade de puxar o ar pelo nariz, seja por alguma obstrução, como um desvio de septo nasal, aumento das conchas nasais, processos inflamatórios e infecciosos (gripes, resfriados, sinusites, rinites, tumores nasais, entre outros), ou até ...
As causas mais frequentes do indivíduo com respiração oral são as obstruções nasais e/ou obstruções faríngeas. As obstruções nasais correspondem a fatores como corpo estranho, pólipos, fraturas, desvio do septo nasal, entre outras.
RESPIRAR PELA BOCA: PARE IMEDIATAMENTE | Lutz Podcast
Por que não se deve respirar pela boca?
Por que não se deve respirar pela boca? Porque quando respiramos pela boca o ar vai diretamente para os pulmões, sem passar por qualquer tipo de purificação. O único lugar do nosso corpo capaz de realizar tal função é o nariz, pois tem as estruturas ideiais para a correta inspiração do ar no ambiente em que se vive.
Quais são as desvantagens de inalar o ar pela boca?
Quem respira muito pela boca não tem filtração, aquecimento e umidificação do ar inspirado, o que pode gerar repercussões pulmonares negativas, além de contribuir para a entrada facilitada de agentes contagiosos. A laringe e a traquéia também sofrem o risco de serem comprometidas.
A respiração bucal, também chamada de síndrome do respirador bucal, pode ocorrer em pessoas que tenham algum problema no trato respiratório, tais como: desvio do septo nasal, pólipos ou obstrução da via aérea.
Em repouso, o ritmo respiratório deve ser devagar e constante, entre 12 e 20 respirações por minuto. Desacelerar, conscientemente para cinco a sete por minuto pode ajudar a reduzir a pressão arterial, regular os batimentos cardíacos e melhorar o humor.
A melhor maneira de se respirar é sim pelo nariz. A respiração nasal umidifica e aquece o ar, além disso, o nariz funciona como um filtro, pois purifica o ar e dificulta que impurezas entrem no organismo. Para manter uma vida equilibrada e saudável é importante respirar pelo nariz.
Escolha uma posição que seja confortável para você: sentado com a coluna ereta ou deitado. Relaxe a parte superior do corpo e coloque a mão em seu abdômen, para sentir a movimentação abdominal durante a respiração. Respire de forma profunda pelo nariz, fazendo com que o abdômen infle.
Pode alterar nossa frequência cardíaca, diminuir a pressão arterial, reduzir níveis de estresse, combater a ansiedade, reduzir a sensação de dor e até mesmo alterar a química do cérebro para tornar nossa mente mais aguçada.
1- Coloque-se de forma confortável sentado ou deitado; 2 – Coloque a mão no abdômen (barriga) próxima ao umbigo; 3 – Feche os olhos e concentre-se em sua respiração; 4 – Respire pelo nariz e encha os pulmões de ar, leve-o até o abdômen, percebendo que ela se movimenta.
“Encher os pulmões, não apenas o tórax, mas também o abdômen, pois nas bases pulmonares têm muito mais alvéolos e capilares sanguíneos que irão aumentar a troca gasosa”, pondera o fisioterapeuta. “Para finalizar com a respiração, podemos fazer expiração pela boca.
Ao respirar pela boca, todas as impurezas, como vírus e bactérias, penetram mais facilmente no nosso organismo”, alerta o especialista. “Em alguns casos, os pais podem notar a respiração bucal já nos primeiros dias de vida. Quando o diagnóstico e o tratamento acontecem precocemente, os riscos de sequelas são menores.
O movimento correto de respiração deve envolver o diafragma. Para saber se você está fazendo isso certo inspire pelo nariz, sinto ao ar chegar aos pulmões e perceba o abdômen se movimentar. 2. Respirar corretamente reduz a ansiedade e os riscos de aumento da pressão arterial, depressão e diabetes.
A respiração bucal acontece quando as funções nasais estão comprometidas por impedimentos da respiração pelo nariz, devido à desvios de septo, pólipos nasais, hipertrofias de conchas nasais, ocasionadas pela rinite alérgica ou alterações anatômicas, aumento da adenoide, entre outros fatores.
No entanto, respirar pela boca pode causar doenças respiratórias, alergias e problemas de saúde crônicos como rouquidão, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), adverte o Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e do Pescoço de Madri (IOM), Espanha.
Porque é recomendado respirar pelo nariz e não pela boca?
Ao respirar pelo nariz, o ar é filtrado, o que ajuda a reduzir a quantidade de partículas nocivas que podem entrar no sistema respiratório. Além disso, o nariz umidifica o ar, evitando que as vias aéreas fiquem secas.
A respiração pela boca pode acontecer quando há alguma alteração no trato respiratório que impede a passagem correta do ar pela vias nasais, como desvio de septo ou pólipos, ou acontecer como consequência de gripes ou resfriados, sinusite ou alergia.
Quando respiramos pela boca o ar chega aos pulmões?
O sistema respiratório funciona garantindo a entrada e saída de ar do nosso corpo. O ar inicialmente entra pelas fossas nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado. Ele então segue para a faringe, posteriormente para laringe e para a traqueia. A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões.