Todos um termo globalizante, inclusivo. Quando se diz “bom dia a todos”, a audiência feminina já está incluída. Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída.
Dizer “Bom dia a todos” seria suficiente para incluir homens e mulheres, uma vez que a língua portuguesa se vale da forma masculina como o uso “neutro” que abrange elementos de gêneros distintos. Desse modo, “todos e todas” pode ser considerado uma redundância (ou pleonasmo) de fato.
Dizer “Boa noite a todos e a todas” seria o equivalente a dizer “Boa noite a todos os indivíduos e todas as pessoas” . É tão redundante quanto isso, de verdade. Por isso, não faz sentido. Você sabe que dizer “todas as pessoas” inclui todas as pessoas, certo?
A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo. Exemplos: Desejamos a todos um bom fim de semana.
Nele, foi incluída a proibição do uso de linguagem neutra. Pelo texto, "novas formas de flexão de gênero e número das palavras da língua portuguesa", como "todes", não poderão ser usadas em comunicações com a população.
As pessoas devem escrever "a todos" ou "à todos"? Considerando que a crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”, o correto é "feliz ano novo a todos", sem o acento grave. A justificativa é que “todos” é um pronome indefinido, logo, antes dele não vai artigo.
Convidamos todos os alunos para prestigiarem a entrega dos prêmios aos melhores colocados. * Fazendo referência à ideia expressa pelo ato de pedir, requerer, ordenar cortesmente, recomenda-se o uso da preposição “a”. Observe: Convidou-os a se retirarem, dado o constrangimento que estavam causando a todos.
“Espero que esteja confortável e quentinha, vejo você nos meus sonhos.” “Respire fundo e permita-se sonhar. Durma bem sabendo que amanhã é dia de te amar.” “Espero que esteja aquecida e pronta para uma noite de sono maravilhosa.
A expressão “todes é meu ovo” é uma variação da frase “todos são meus ovos”, com uma troca de palavras que adiciona um toque humorístico e inusitado à frase original.
Use 'e' no final de palavras que terminam com 'a' ou 'o' Termos como lindo/linda e todos/todas devem ser substituídos por “linde” e “todes”, respectivamente. O mesmo vale para filho/filha e amigo/amiga, que viram “filhe” e “amigue”.
“Todes” não é e nunca poderá ser um pronome; simplesmente porque não é considerado assim na estrutura da Língua. Se alguém quiser usar, que use, mas não se admite que um comunicado de um Museu da Língua Portuguesa traga esse corpo estranho; essa invencionice.
Por esta razão, na ótica gramatical, o quantificador todos tem a capacidade de se referir simultaneamente a pessoas do género masculino e feminino. A expressão «todos e todas» é, assim, do ponto de vista estritamente gramatical, redundante.
É importante lembrar que a crase é um acento que marca o encontro da preposição a/as com o artigo definido feminino a. Todos é um pronome plural e indefinido, o qual significa todo mundo. Nesse caso, o artigo não acompanha, somente a preposição a, por isso crase não existe.
Pergunto: Está correcto «somos todos nós», uma vez que Continente está no singular? Sim, está correto. O termo Continente é deslocado para o início da frase para efeitos de destaque ou foco. No entanto, o sujeito da frase é «todos nós».