Se a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo pôr é “eu ponho”, os derivados ficarão: eu componho, exponho, disponho, reponho, anteponho, contraponho...
Por esse motivo, ele está estruturado de forma única, e ponho, põe, pus, pôs, punha, porei e poria são as variações dos tempos verbais a que esse verbo submete-se: Eu ponho mais sal na salada. Eu pus minha bicicleta no estacionamento. Eu punha os óculos e enxergava melhor.
No entanto, ele se estrutura de forma única e PONHO, PÕE, PUS, PÔS, PUNHA, POREI, PORIA são variações dos tempos verbais a que esse verbo se submete. Eu ponho a toalha na mesa. Eu pus (não é a secreção amarela) não ponhei. Essa variação só existe popularmente.
Embora o verbo “ponhar” não tenha sido dicionarizado, por ser considerada uma transgressão, até pessoas com certo grau de instrução dizem “eu ponhei”, no lugar de “eu pus”.
O verbo PÔR, o verbo mais estranho da língua portuguesa | Vou Aprender Português
Qual é o correto colocar?
O verbo colocar significa “colocar em algum lugar”. Ele deve ser utilizado para coisas materiais, como por exemplo: “Irei colocar os livros na estante”. Como livro é algo material, utilizamos o verbo “colocar”.
"Ponhar" é verbo? Sim, e conjuga-se: "eu ponhei", "você ponhou", "ele ponhava". Entretanto, não há registro nos dicionários ou no vocabulário da Academia Brasileira de Letras. Por conclusão, não existe "ponhar" em nosso idioma, considerada a linguagem registrada e formal.
Se a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo pôr é “eu ponho”, os derivados ficarão: eu componho, exponho, disponho, reponho, anteponho, contraponho... Se o verbo pôr, na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, fica “eles puseram”, o certo será: eles compuseram, expuseram, repuseram...
A forma ponhapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de pôr] , [terceira pessoa singular do imperativo de pôr] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de pôr] .
PÔR é o infinitivo do verbo: “Eu vou PÔR o livro sobre a mesa.” PUSER é o futuro do subjuntivo: “Se você PUSER o casaco, sairemos.” Nas formas verbais de PÔR, o som “zê” é escrito sempre com “s”: Eu pus, tu puseste, ele pôs, pusemos, puseram, pusesse, pusera, pusermos, puserem…