A partir dos resultados da pesquisa, concluímos que, de maneira maniqueísta e majoritária, a comunidade é concebida como o local da sociabilidade e da solidariedade, enquanto que a favela se apresenta como o lugar do caos urbano.
A escolha do termo “favela” ou “comunidade” pode variar de acordo com o contexto e a região do Brasil. No entanto, é importante destacar que ambos os termos são utilizados para se referir à áreas urbanas caracterizadas por moradias precárias e condições socioeconômicas mais vulneráveis.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou nesta 3ª feira (23. jan. 2024) a volta da nomenclatura “Favela“ no Censo. Agora, o termo –utilizado anteriormente pelo instituto desde 1950– também virá acompanhado da nomenclatura “Comunidades Urbanas”.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta terça-feira (23) a adoção, como nomenclatura, principal da expressão “favelas e comunidades urbanas”, em substituição ao termo “aglomerados subnormais” em suas pesquisas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, nesta terça-feira (23), que vai voltar a usar o termo “favelas e comunidades urbanas” para se referir a esse tipo de região — muito comum no Brasil — nos censos e pesquisas desenvolvidos pelo órgão.
Professor Pablo e Marcão da CUFA. É correto dizer favela ou comunidade?
Qual a origem do termo favela e comunidade?
Entenda os debates acerca dos termos “favela” e “comunidade”
Os soldados que retornaram ao Rio de Janeiro ficaram sem o soldo e se instalaram novamente em construções improvisadas. Logo, o termo começou a ser utilizado para definir o tipo de moradia que já existia nos morros do Rio de Janeiro.
Uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico.
Favelas são conjuntos habitacionais populares, construídos muitas vezes de maneira irregular, presentes nas cidades. No Brasil, mais de 17 milhões de pessoas vivem em favelas. As favelas são densos conjuntos habitacionais populares construídos de maneira informal nas áreas urbanas. Ouça o texto abaixo!
Não o bairro enquanto unidade administrativa ou recorte geográfico, mas enquanto comunidade que se reconhece como tal. Alguns autores optam por abandonar o termo comunidade, propondo novas construções linguísticas e conceituais.
Etimologia. A origem do termo "favela" encontra-se no episódio histórico conhecido por Guerra de Canudos. A cidadela de Canudos foi construída junto a alguns morros, entre eles o Morro da Favela, assim batizado em virtude da planta Cnidoscolus quercifolius (popularmente chamada de favela) que encobria a região.
Outro guia de turismo contrapõe esta fala, ao complementar a discussão: “Comunidade é qualquer lugar que tem um círculo de pessoas que moram na mesma localidade. Então, um prédio é uma comunidade. Para desconstruir as coisas que eles falavam mal, agora favela não é mais favela, favela é comunidade.
O IBGE está substituindo a denominação dos “Aglomerados Subnormais”, adotada pelo instituto em seus censos e pesquisas desde 1991. A nova denominação, que foi discutida amplamente pelo instituto com movimentos sociais, comunidade acadêmica e diversos órgãos governamentais, será “Favelas e Comunidades Urbanas”.
Favelas e Comunidades Urbanas são territórios populares originados das diversas estratégias utilizadas pela população para atender, geralmente de forma autônoma e coletiva, às suas necessidades de moradia e usos associados (comércio, serviços, lazer, cultura, entre outros), diante da insuficiência e inadequação das ...
Segundo a definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), favela é um conjunto de domicílios com, no mínimo, 51 unidades, que ocupa, de maneira desordenada e densa, terreno de propriedade alheia (pública ou particular) e que não possui acesso a serviços públicos essenciais.
Rio das Pedras , Rio de Janeiro: 27.573 domicílios. Beiru, Tancredo Neves : Salvador: 20.210 domicílios. Heliópolis , São Paulo: 20.016 domicílios. Paraisópolis , São Paulo: 18.912 domicílios.
Só 40 km separam a residência oficial do presidente das casas do Sol Nascente; comunidade tem 36.283 domicílios. Cerca de 30 km separam a sede da Presidên Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Palácio da Alvorada, das casas do Sol Nascente – a maior favela do Brasil.
Originalmente, favela é uma planta. Ela é descrita nas primeiras páginas de Os Sertões. Nomeia local estratégico para o conflito, o Morro da Favela, assim chamado em referência a um arbusto de espinhos e flores brancas. As sementes parecem fava, daí “favela”, “faveleiro” ou “faveleira”.
Geralmente, ela é definida como casas em condições precárias que se localizam em morros. Mas será mesmo essa a correta definição de favela? Na verdade, favela significa toda e qualquer ocupação irregular de terrenos públicos ou privados ou em áreas que não são recomendadas para a moradia (como os morros).
Por que o IBGE considera mais ideal o termo favelas?
A decisão foi tomada depois de um processo de consulta iniciado em 2003, mas que foi fechado apenas em 2021. O chefe do Setor de Territórios Sociais do IBGE, Jaíson Luís Cervi, salientou que o termo "favela" está vinculado à reivindicação histórica por reconhecimento e identidade dos movimentos populares.
Cerca de 60% dos moradores de favela do mundo estão na Ásia, principalmente na Índia, no Paquistão e em Bangladesh. A África é responsável por 24% desse total. Outros 14% estão na América Latina, liderada pelo Brasil.