Como o sujeito do verbo “vamos” é “nós” – ele só não está escrito, mas está subentendido na mensagem –, o pronome adequado para se empregar aqui é “nos”, e não “se”.
Correctissimo! "(Nós) iremos" é muito formal. Num contexto casual, entre amigos, por exemplo, seria até um pouco "ridículo", para não dizer pernóstico, usar o futuro do presente. A estrutura ir + infinitivo permite-nos falar de ações a realizar num futuro próximo.
A GENTE VAI OU A GENTE VAMOS? ? Qual é o correto? Aprenda de VERDADE!
Está correto falar com nós?
Entretanto, quando após o pronome houver pronomes como OUTROS, MESMOS, PRÓPRIOS, TODOS, numerais ou mesmo uma frase, devemos usar a expressão COM NÓS: “Doutor Almir jantou COM NÓS TODOS”; “Quero que você fique COM NÓS MESMOS”; “Ele quer se reunir COM NÓS TRÊS”.
O que está de acordo com as regras da norma culta é certo e o que não está é errado. Ou seja, às vezes, a pessoa não pronunciou nada errado, mas só porque o que ela disse algo que está fora das regras da norma padrão, isso é rotulado como errado.
As duas formas estão corretas, o que depende é a ocasião em que são empregadas. Como a gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”. Já na comunicação informal, o “a gente” é perfeitamente aceitável.
O verbo conhecer está conjugado na primeira pessoa do plural no presente do indicativo. Mas a frase diz 'qualquer dia', isto é, subentende-se que essas pessoas ainda vão se conhecer. Logo, o correto seria 'conheceremos', pois indica o futuro. A resposta é: Vamos nos falando, qualquer dia nos conheceremos.
A forma vamospode ser [primeira pessoa plural do imperativo de ir] , [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de ir] ou [primeira pessoa plural do presente do indicativo de ir] . Conjugação:irregular. Particípio:regular.
A realidade é uma só: temos, em terras brasileiras, um idioma que usa duas formas para designar a primeira pessoa do plural: a formal (nós) e a informal (a gente).
Errado: Agente vai almoçar no restaurante da esquina hoje. Correto: A gente vai almoçar no restaurante da esquina hoje. Explicação: A gente é uma locução que equivale à palavra nós e deve ser conjugada na terceira pessoa do singular, como na frase acima. Agente é um substantivo comum e se refere à profissão de alguém.
O sujeito da oração é "a entrada", feminino e acompanhado de artigo, por isso "proibido" concorda com "entrada": "Proibida a entrada". O sujeito do verbo "vamos" é de primeira pessoa do plural (nós), por isso a forma correta é "vamos nos ver".
Observe a frase abaixo, em que se utilizou erradamente o tempo verbal: Nós iremos cantar o “parabéns” às dez horas. Quando for indicar o tempo futuro com locução verbal (IR + INFINITIVO), use o verbo ir no presente, não no futuro do presente.
A construção correta é a gente vai. A palavra gente designa «um conjunto de pessoas», mas é um nome singular. Por isso, o verbo deve estar na terceira pessoa do singular: – A gente vai sair logo à noite?
(A expressão “a gente” é um substantivo singular com ideia de plural, por isso, no período seguinte, a forma verbal “fomos” está no plural. Essa construção, no entanto, é inadmissível na linguagem escrita).
“A gente” é uma locução pronominal, com verbos conjugados na 3ª pessoa do singular, e não é indicada para linguagem formal, sendo mais usada na linguagem informal. “Nós” é um pronome, com verbos conjugados na 1ª pessoa do plural, e é indicado tanto para linguagem formal quanto informal.
“Com nós” será utilizado se houver um especificador na oração. Esse especificador pode ser, por exemplo, um pronome, um adjetivo ou um numeral, como na frase da postagem: “dois” especifica o pronome “nós”. Por outro lado, o uso de “conosco” deve acontecer quando não houver um especificador na frase.
A gente ou nós? As duas formas estão corretas e dependem da ocasião em que são empregadas. A gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles - leque que não inclui formas como “você” e “a gente”. Por isso, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”.
Assim, se queremos dizer que nós fomos à festa ontem, devemos escrever que “A GENTE (separado) foi à festa ontem”. Perceba que embora a palavra A GENTE escrita separadamente expresse uma ideia de plural (a ideia de nós) o verbo deve ser empregado no singular.
Portanto, “nos” se refere ao pronome oblíquo átono relacionado à primeira pessoa do plural e é objeto direto ou indireto nas orações. Já “nós” corresponde a primeira pessoa do plural do caso reto e exerce função de sujeito.
O sujeito é o pronome nós, portanto. A regra então é: nas frases com o verbo ser que tenham um pronome pessoal, a concordância verbal se faz com o pronome: O cliente somos nós.