Ao se dirigir a uma clínica para a realização de exames oftalmológicos, a primeira coisa que se espera é a dilatação da pupila. Mas, no IOC (Instituto de Oftalmologia Castilho), em muitos casos, é possível fazer esses exames sem a necessidade de pingar o colírio para dilatar a pupila.
É necessário usar colírio para fazer exame de vista?
A dilatação no exame oftalmológico ocorre através do uso de colírios. O objetivo é relaxar a musculatura da pupila, popularmente conhecida como “menina dos olhos”. O tempo de dilatação pode variar de acordo com o colírio utilizado e também de paciente para paciente, podendo durar de minutos até algumas horas.
É obrigatório dilatar a pupila para exame de vista?
O oftalmologista precisa dilatar a pupila para realizar o exame de 'fundo de olho', que avalia a retina, o nervo óptico e as artérias oculares. Sem a dilatação, não é possível visualizar a parte de trás do olho.
Como a pupila fica menor quando exposta à luz, é possível que esse fechamento impeça o médico de fazer o exame da forma mais adequada. Quando isso acontece, o profissional dilata a pupila com o uso de colírios para ver melhor o fundo do olho do paciente.
Porque tem oftalmologista que não dilata a pupila?
O critério de dilatação fica a cargo de cada médico, já que cada escola de formação orienta determinado tipo de dilatação e idade a qual deve ser aplicada. Mas em geral, se não houver variação significativa do grau não há necessidade de dilatação.
Quando dilatar a pupila no exame oftalmológico? A Dra. Michelle Lemos explica.
Qual o risco de dilatar a pupila?
A dilatação da pupila pode causar o fechamento do chamado seio camerular (responsável por drenar o líquido que forma o olho) levando a um aumento súbito da pressão ocular. Caso não diagnosticado e tratado, a pressão elevada pode causar danos ao nervo óptico levando ao Glaucoma.
⠀⠀⠀ 🔸 Esse processo é de rotina até cerca dos 35 anos, após essa idade, quando chega a presbiopia, conhecida como vista cansada, não é mais preciso fazer a dilatação. Caso o paciente tenha algum outro problema de visão, pode ser necessário dilatar, mesmo após essa idade.
Antes da consulta, fique pelo menos 3 dias sem as lentes de contato gelatinosa ou 7 dias sem as lentes rígidas. O uso das lentes pode interferir nas características da córnea, porção anterior do olho, e gerar imprecisões na avaliação do grau. Por isso, lembre-se sempre de ficar sem as lentes antes da consulta.
Quanto tempo demora para voltar a enxergar depois de dilatar a pupila?
Quando os olhos estão dilatados durante um exame ocular, geralmente leva de 4 a 6 horas para que as pupilas voltem ao normal. Alguns indivíduos podem apresentar dilatação ocular que dura mais tempo. É recomendado por especialistas que, a partir dos 60 anos, todos façam um exame completo anual com a dilatação dos olhos.
Precisa dilatar a pupila para fazer exame de campo visual?
7. Preciso dilatar a pupila para fazer o exame de campimetria? Na maioria dos casos, não é necessário dilatar a pupila para realizar o exame de campimetria.
Após dilatar a pupila, é recomendado que o paciente utilize óculos escuros, e, se possível, evite dirigir, ler ou fazer esforços que forcem muito a vista. Estes cuidados são importantes para que a pessoa não sinta muitos incômodos e possa ir retornando à rotina nas horas seguintes.
Tiago Rocco salienta que não é possível saber se o oftalmologista vai dilatar a pupila ou não antes de chegar à consulta: “Por isso, sempre aconselhamos que os pacientes levem acompanhantes quando vão ao médico, já que após a dilatação a visão pode ficar turva por um período mínimo de 3 a 4 horas”, conclui.
Tem como fazer exame de vista sem dilatar a pupila?
Outra é a não midriático, que são exames com equipamentos/aparelhos de última geração - com câmeras angulares -, que podem ser feitos sem que se tenha que dilatar a pupila. Com isso, é possível ter uma ótima visualização do fundo do olho e um maior conforto para o paciente.
Para o oftalmologista Benjamin Bert, "a hora do dia em que faz o exame não é muito significativa". Ainda assim, se ao final do dia sentir que tem os olhos mais secos e cansados, fazer a consulta ao início do dia poderá traduzir-se em resultados mais precisos.
Quanto tempo dura o efeito do colírio para fazer exame de vista?
O colírio dilatador usado para o exame dos olhos geralmente dura de 4 a 24 horas, dependendo do tipo do colírio e do paciente individual. A dilatação da pupila tende a durar mais em pessoas com olhos de cor mais clara e, ocasionalmente, os olhos de uma criança podem permanecer dilatados por mais de 24 horas.
Existem várias situações onde isso acontece naturalmente, sem representar qualquer problema para a saúde. Contudo, em alguns casos específicos, a pupila dilatada (ou midríase) pode significar a presença de problemas graves, como aneurismas, tumores cerebrais e até um AVC.
Quais são os efeitos colaterais da dilatação de pupilas? Os principais efeitos são fotofobia (sensibilidade à luz) e dificuldade de visão (principalmente para perto). Esses dois sintomas desaparecem gradualmente. Usar óculos escuros após o exame oftalmológico ajuda a diminuir o desconforto.
Esse medicamento é usado quando o médico examina o “fundo de olho” do paciente para verificar a saúde ocular. O outro tipo de colírio induz os músculos responsáveis pela contração da pupila a relaxarem, mais comum para quem irá realizar exame de refração, que calcula o grau dos óculos.
“A maior parte das reprovações nos exames visuais do Detran acontece por causa de erros refrativos, ou seja, é necessário fazer a correção do grau dos óculos ou a receita de novos óculos para os casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Realizar o tão conhecido “ exame grátis” não é nada confiável – e a gente não recomenda. Isso porque as óticas não são clínicas de oftalmologia, mas um estabelecimento comercial. Seus funcionários não têm formação médica e, visando vendas, são incentivados a prescrever óculos sem que haja necessidade.
O exame de mapeamento de retina, visa avaliar o "fundo de olho" com detalhes ,e é feito com dilatação da pupila. Os cílios não atrapalharão em nada para executa o procedimento.
Porque algumas pessoas não precisam dilatar a pupila?
A decisão de dilatar as pupilas depende de cada médico e de cada caso. No entanto, no geral, quando não existe uma grande variação do grau, não é necessário fazer a dilatação. É importante deixar claro que algumas pessoas, geralmente, precisam dilatar a pupila anualmente.
A diferença entre miopia e astigmatismo está relacionada com a forma de visualização do paciente, isso por quê pessoas com miopia não conseguem enxergar de longe, já pessoas com astigmatismo apresentam visão embaçada ou borrada, tanto de perto quanto de longe.