Não tem a necessidade de lavar (o frango). A água não vai eliminar, pelo contrário, vai espalhar as bactérias pela pia. Fazendo o cozimento correto, as bactérias vão ser eliminadas e não vai ter mais perigo nenhum”, explica Emília França Lima, doutora em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP).
A carne não precisa ser lavada, pois o seu consumo deve ser feito com o alimento em bom estado, sem cheiro, cor ou textura alterados, e nesse caso a água não “lavaria” nada, daria apenas um banho.
Conforme Ujvari, lavar a carne antes de cozinhá-la apenas aumenta a chance de contaminar o ambiente ou outros alimentos. É por esse mesmo motivo que também não é recomendado comer carne crua — principalmente de frango e porco, animais em que as bactérias costumam ser mais frequentes.
Limão e água fervente são completamente dispensáveis, afirma Dr. Bactéria. Ainda durante a participação, o especialista afastou a chance de eliminar as bactérias do frango com outras práticas, como jogar água fervente ou limão no frango cru.
COMO TIRAR CHEIRO RUIM CHEIRO DE GRANJA DO FRANGO ANTES DO PREPARO | TAKE BAD SMELL OF CHICKEN
O que acontece se não lavar o frango antes de cozinhar?
No caso do frango, as principais bactérias que podem estar presentes neste tipo de carne são a Salmonella e a Campylobacter. “O cozimento mata essas bactérias. Não tem a necessidade de lavar (o frango). A água não vai eliminar, pelo contrário, vai espalhar as bactérias pela pia.
Para atender as exigências higiênico-sanitárias pertinentes à sua espécie, as aves, depois de sangradas, são escaldadas com a finalidade de facilitar a posterior remoção das penas, mas apenas se a temperatura ao longo da escaldagem é mantida constante (Northhcutt, 2001, Parry, 1989).
O hábito de lavar frango geralmente gera dúvidas e há um entendimento entre especialistas de que não se deve higienizar a carne em água corrente, visto que pode favorecer a proliferação de bactérias, como a Campylobacter, na pia, utensílios e até em outros alimentos, aumentando as chances de uma possível intoxicação ...
A dica para tirar o odor é lavar com água, depois esfregar suco de limão ou vinagre e enxaguar. Agora o frango está pronto para ser preparado em um deliciosa receita.
Somente com água corrente ou acrescentando vinagre ou limão, higienizar a carne antes do preparo das refeições pode até parecer um hábito higiênico e seguro, mas na verdade oferece riscos à saúde. Lavar frango com água aumenta a proliferação de bactérias, que podem causar doenças como intoxicação alimentar.
Lavar o frango na pia da cozinha espalha bactérias nas mãos, roupas, utensílios e superfícies de cozinha e, assim, traz risco de doenças transmitidas por alimentos. Na verdade, não existe a necessidade de se lavar o frango antes de prepará-lo, porque as bactérias presentes nele serão eliminadas pelo cozimento.
De acordo com o físico Scott McCalla, pesquisador da Universidade Estadual de Montana (EUA), o segredo é usar apenas um fio de água e manter o frango próximo da boca da torneira. McCalla inclusive fez um estudo para demostrar a diferença entre usar um fio de água fraco ou um jato de água com potência máxima.
Quando você lava o frango, aquela água cheia de limão, vinagre ou detergente não elimina as bactérias. Pelo contrário, ela pode acelerar o processo de deterioração do frango.
"O cozimento adequado, em temperaturas superiores a 74°C, é a única forma segura e cientificamente validada de eliminar as bactérias presentes no frango e prevenir doenças como salmonelose e campilobacteriose", elucida a especialista.
Amaciar a carne: é só colocar uma colher de bicarbonato de sódio no tempero da carne, e depois deixar ela na geladeira por umas duas horas. Lave e cozinhe! Quando for experimentar, vai notar que ficou bem macia! Pode fazer isso com frango e peixe também, tá?
“Lavar carnes, especialmente a de frango, na pia da cozinha pode espalhar potenciais patógenos no ambiente, representando uma prática de risco”, explica o coordenador da pesquisa, Uelinton Manoel Pinto.
Quando você lava o frango cru, há o risco de respingos de água contaminada espalharem bactérias, como a Salmonella, pela pia, utensílios e até mesmo suas mãos. Cozinhar o frango a uma temperatura segura (acima de 74°C) é mais eficaz para matar as bactérias e garantir a segurança alimentar.
O vinagre também é um ótimo ingrediente para eliminar o cheiro do frango. Você pode adicionar um pouco de vinagre branco na água em que vai cozinhar o frango ou até mesmo fazer uma marinada com vinagre antes de prepará-lo. O vinagre ajuda a neutralizar o odor e deixa a carne mais macia.
Se ele estiver com cheiro ácido, textura viscosa ou começando a ficar com uma cor verde-acinzentada, não arrisque: é direto para o lixo. Tudo isso indica que o frango pode estar contaminado com bactérias como as dos gêneros Campylobacter e Salmonella.
Quando colocamos o frango ou outro tipo de carne embaixo da água na pia, aumentamos o risco de espalharmos bactérias na superfície do alimento. Além disso, a lavagem ainda pode levar os microrganismos para a pia, provocando uma contaminação cruzada.
As salmonelas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 5°C e 46°C e têm uma temperatura ótima de crescimento em torno de 38°C, são extremamente resistentes ao Page 2 2 resfriamento e congelamentomas, no entanto, são destruídas quando submetidas a um tratamento térmico acimade 70°C, temperaturas obtidas ...
Podem ser contaminadas porque bactérias, que, às vezes, eventualmente, estão na superfície podem ser levadas para dentro da carne. E a outra questão é que essa carne sendo lavada na pia, ou em algum outro recipiente, pode contaminar alimentos que estão próximos".
Porque não se deve lavar o frango antes de cozinhar?
Ao tentar higienizar os alimentos antes de cozinhá-los, algumas práticas podem acabar aumentando os riscos de infecção. É o caso do frango, cujas bactérias podem contaminar outros objetos da cozinha durante o preparo.
Especialistas afirmam que lavar frango com vinagre ou limão são técnicas perigosas para a saúde. Portanto, não tenha medo de cozinhar o frango ao natural.
A não ser que você tenha certeza do frescor do frango, além da rapidez para preparar, a escalda é totalmente recomendada. Isso porque esse processo consegue neutralizar odores e possíveis viscosidades na carne, aspectos comuns no frango.