Através de/Por meio de "Por meio de" é semelhante a "por intermédio de" e se relaciona a "instrumento para a realização de algo". Portanto, ao começar um e-mail, por exemplo, o correto é "Venho por meio deste", e não "Venho através deste".
No corpo do texto, é imprescindível primar pela objetividade e pela concisão. Por isso, devem ser evitadas as formas “venho por meio deste informar que o evento ocorrerá”, “apraz-me escrever este e-mail para avisar que o evento ocorrerá”, etc.
Sim, depende do tempo a que nos referimos. A forma VIMOS é do presente do indicativo. Por exemplo: “VIMOS, por meio desta, solicitar..." (o verbo VIR está na 1ª pessoa do plural, no presente do indicativo);
► Por meio de: A locução “por meio de” significa “por intermédio de” e está relacionada à ideia de instrumento, instrumento esse utilizado na execução de determinada ação. Observe os exemplos: Conheci minha namorada por meio de amigos.
O verbo informar é transitivo direto e indireto. Você pode informar alguma coisa (OD) a alguém (OI) ou informar alguém (OD) de alguma coisa (OI). Construir a frase com dois objetos indiretos é considerado erro: “Venho informar aos senhores associados (OI) das novas alterações estatutárias (OI).”
Verbo “vir”. Usamos “vimos”, quando se trata de ação presente; e “viemos” quando é uma ação passada. “Ontem, viemos aqui e não o encontramos, por isso, hoje, vimos novamente”. “Se eu a vir” ou “Se eu a ver”?
Portanto, a palavra “deste” será usada quando o pronome “este” exercer a função de complemento de um termo que exija a preposição “de”. Adamastor, você precisa deste lápis que estou usando? Não terei saudade deste dia triste que está acabando. Eram vários, mas ela só tinha medo deste: o questionamento irrefutável.
"Por meio de" é semelhante a "por intermédio de" e se relaciona a "instrumento para a realização de algo". Portanto, ao começar um e-mail, por exemplo, o correto é "Venho por meio deste", e não "Venho através deste". Quando as duas frases possuírem sujeitos diferentes, usa-se a vírgula antes da conjunção "e".
Quando usar o “por meio de”? De modo geral, a locução “por meio de” expressa a ideia de “por intermédio de” e está conectada diretamente com o conceito de instrumento. Ou seja, “por meio de” é usado quando é necessário imprimir a ideia de que algo ocorreu por intermédio de alguma coisa ou de uma pessoa.
Usamos a palavra meio quando podemos substituí-lo por “um pouco”, “mais ou menos”, “metade” ou quando ela é um substantivo masculino. Por outro lado, usamos a palavra meia quando podemos substituí-la por “metade de uma” ou quando ela é um substantivo feminino.
“Eu conheci meu namorado através da internet”, em vez de “Eu conheci meu namorado por meio da internet”. No entanto, enquanto não for possível de fato atravessar literalmente um computador ou um celular para ir ao encontro do seu par, é recomendado o uso da locução “por meio de”.
a) "Empregar-se-á quando houver idéia de penetração de um lado a outro, por dentro de, ao longo de, no decurso de"; b) "Não havendo o sentido anteriormente mencionado, não se deve usar através de, que se substituirá por mediante, por meio de, com, por, por intermédio de".