Caso ocorra a fuga, o responsável pelo menor deve procurar imediatamente a Delegacia de Polícia mais próxima e registrar a queixa, para que a Polícia Civil possa tomar as providências legais cabíveis.
“Ocorre que, por lei, nenhuma criança ou adolescente pode ser deixado sozinho em casa antes dos 16 anos, e o responsável pode incorrer no crime de abandono de incapaz, previsto no art. 133 do Código Penal”.
Menor pode sair de casa? Os filhos estão sujeitos ao exercício das responsabilidades parentais até adquirirem a maioridade (18 anos) ou serem emancipados. Uma das consequências dessa sujeição consiste em não poderem abandonar a casa dos pais (artº 1887º do Código Civil). Compreende-se que assim seja.
Reportagem do Dia: Adolescente desaparece após sair de casa para jogar futebol com os amigos em SP
Pode ir embora de casa com 15 anos?
Importante observar que, para ser emancipado, a pessoa precisa ser maior de 16 anos. A forma de emancipação mais comum é aquela concedida pelos pais, não sendo necessária a concordância do menor ou do juiz. Esse tipo de emancipação é irrevogável, ou seja, uma vez tomada a decisão, não há como “voltar atrás”.
Caso você tenha menos de 18 anos e queira morar sozinho, portanto, a emancipação legal é o caminho. Se você já tem 18 anos, pode morar sozinho sem a autorização de outra pessoa.
O que fazer quando um filho adolescente foge de casa?
Mantenha-se em contato com as autoridades até seu filho ser encontrado e voltar para casa. Avise a pessoas conhecidas e amigas que o seu filho está desaparecido. Peça ajuda. Chame todos os amigos dele(a) e mantenha-os envolvidos.
Compreenda que, em muitos casos, fugir de casa é ilegal, sendo que essa atitude pode dar problemas para você e sua família mais tarde. No entanto, se seus pais ou responsáveis tentaram machucá-lo, você deve fugir e nesse caso isso será perfeitamente legal. Mas é preciso que faça tudo da maneira certa.
O ideal é procurar um neurologista, psiquiatra ou psicólogo para uma melhor avaliação. Fico a disposição para ajudar no que for preciso. O ideal é observar seu filho. Veja por quanto tempo ele se mantém isolado do convívio social e quando esse comportamento se iniciou.
Quando a criança ou a adolescente fogem de casa, em um primeiro momento, o Conselho Tutelar é acionado e deve verificar o que aconteceu. Até aí duas possibilidades: um desentendimento entre pais e filhos ou um caso grave, onde a vida da vítima que fugiu pode estar em risco.
As infrações praticadas por um indivíduo menor de idade são julgadas pelo Juiz da Infância e da Juventude. Quando as infrações são leves, o menor é advertido pelo juiz na presença de seus responsáveis.
Qual idade o adolescente pode ficar sozinho em casa?
No Brasil a Lei permite que crianças a partir de 12 anos de idade fiquem sozinhas em casa. Porque o Estatuto da Criança e do Adolescente define crianças como sendo os menores de 12 anos, e adolescentes aqueles que possuem idade entre 12 anos e 18 anos incompletos.
De acordo com a delegada, Silvia Vírgina Biagi, o adulto que abriga menor em casa sem autorização do responsável poderá responder pelos crimes de induzimento a fuga ou subtração de incapaz, previstos nos artigos 248 e 249 do Código Penal Brasileiro (CPB).
Se relacionar com pessoa menor de quatorze anos é crime, porque se entende que essa menina ou menino não tem consciência total do que está fazendo. Assim, se alguém com mais de dezoito anos mantiver um relacionamento amoroso com menor de quatorze anos, seja longo ou passageiro, se presume a ocorrência de estupro.
Saúde mental: Problemas não diagnosticados ou mal tratados contribuem significativamente para o sentimento de isolamento. Busca por aceitação: A necessidade de aceitação e amor pode levar jovens a fugir para onde acreditam que serão melhor compreendidos.
SIM, não há nenhum impedimento legal para que os pais tomem essa atitude. Realmente, expulsar um filho de casa é uma decisão difícil que muitos pais acabam tendo de enfrentar.
A advogada e presidente da Associação de Direito de Família e das Sucessões (Adfas), Regina Beatriz Tavares da Silva, explica que o Código Civil estabelece que os pais têm o dever de sustento até os 18 anos do filho.
Caso não haja acordo sobre a mudança e se houver dúvida sobre a razoabilidade do motivo, recomendamos ingressar com medida judicial para pedir a liberação pelo Juiz de Direito. Na dúvida, consulte especialista em Direito de Família, a fim de evitar futuros desentendimentos e conflitos familiares.
O artigo 3° do Código Civil traz que os menores de 16 anos são absolutamente incapazes de exercer os atos da vida civil, ou seja, não tem autonomia para tomar sozinhos qualquer decisão que produza efeitos jurídicos.