É crime negar atendimento ao cliente?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.
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Pode se recusar a atender cliente?

A lei obriga a prestar serviço a todo e qualquer consumidor. Se não o fizer, poderá ser acusado de discriminação. É claro que, dependendo do tipo de incômodo que o cliente causa, o comerciante poderá acionar a polícia.
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É crime se negar a vender?

"Um fornecedor de serviços não pode se recusar a vender ou prestar serviços a um consumidor que queira comprar e, isso é independente de cor, religião ou sexualidade. Na esfera criminal, a pena prevista é de 1 a 3 anos de multa e na esfera civil pode haver uma indenização por danos morais", diz.
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Quando ocorre o direito de se recusar atendimento?

O item VII da Capítulo I (Princípios Fundamentais) do Código de Ética Médica assegura ao médico o direito de não ser "obrigado a prestar serviços (...) a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente".
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Sou obrigado a atender cliente mal educado?

Posso me recusar a atender um cliente mal-educado? É proibido, por lei, recusar atender um cliente sem motivos. Então, se o cliente está sendo somente indelicado ou grosseiro, é recomendável ter paciência e acionar o seu gestor. Contudo, se o cliente ofendê-lo e faltar com respeito, configura-se danos morais.
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Direito do Consumidor - Parte 3 (Recusa de atendimento)

Como recusar atendimento a um cliente?

Seja educado, honesto e transparente

Afinal, não tem como dizer não ao cliente sem sinceridade. Explique os motivos que o impedem de atendê-lo, sem medo e de forma objetiva. Aliás, isso deve ser aplicado em todas as interações entre a marca e o consumidor.
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Como agir quando um cliente te desrespeita?

Como agir quando um cliente te desrespeita?
  1. Pratique a escuta ativa. ...
  2. Faça perguntas para ter uma noção mais clara da situação. ...
  3. Demonstre empatia pelo cliente. ...
  4. Disponha-se a solucionar os problemas com agilidade e eficiência. ...
  5. Seja honesto e sincero com o cliente. ...
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Qual a lei do direito de recusa?

Em relação ao direito de recusa, uma das principais é a NR1. Essa norma traz disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais, o GRO. Ela determina que o trabalhador pode interromper o trabalho quando encontrar alguma situação que lhe traga risco grave e iminente.
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O que é o direito de recusa?

O Direito de Recusa ao Trabalho é um direito que o trabalhador tem para interromper ou recusar um trabalho, quando estiver exposto à uma situação de grave e iminente risco que esteja colocando a sua vida e a de outros trabalhadores ou pessoas em perigo.
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Sou obrigada a dar meu nome para cliente?

Consumidor não deve ser obrigado a fornecer dados pessoais em compras | Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.
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O que é considerado crime contra o consumidor?

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.
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O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
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O que diz o artigo 40 do Código Defesa do consumidor?

Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.
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Sou obrigado a vender para quem não quero?

Sou obrigado a vender para quem não quero? O artigo 39, inciso II do Código de Defesa do Consumidor, determina que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, recusar atendimento às demandas dos consumidores.
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Pode negar venda por falta de troco?

Legislação e normas vigentes referentes ao troco

A obrigatoriedade do fornecimento de troco está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Mais especificamente no artigo 39, inciso V, onde é estabelecido que a prática de recusar o atendimento a clientes que desejam pagar à vista é proibida.
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Quais são as regras do atendimento ao cliente?

Quais são os 7 passos do atendimento ao cliente?
  • Ouvir o consumidor e mostrar simpatia genuína. ...
  • Avalie a situação. ...
  • Pergunte ao cliente quais são as suas necessidades e preferências. ...
  • Ofereça uma solução e dê opções sempre que possível. ...
  • Entregue a solução. ...
  • Faça um follow-up com o cliente.
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O que diz o artigo 482?

"Art. 482 Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: f) embriaguez habitual ou em serviço, § 1º Constitui igualmente justa causa para a dispensa de empregado, a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional.
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O que é direito de recusa conforme a NR 10?

NR-10 e 35: Os trabalhadores devem interromper suas tarefas exercendo o direito de recusa, sempre que constatarem evidências de riscos graves e iminentes para sua segurança e saúde ou a de outras pessoas, comunicando imediatamente o fato a seu superior hierárquico, que diligenciará as medidas cabíveis.
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Onde está previsto o direito de recusa?

No direito interno o art. 483, alínea “c”, da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT11, assegura ao trabalhador recusar-se ao cumprimento de ordens no trabalho que possam produzir perigo manifesto de mal considerável, podendo considerar o contrato rescindido e ainda pleitear indenização cabível.
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Quais as formas de recusa?

Como recusar alguma coisa?
  • Desculpe-se primeiro. ...
  • Não faça rodeios. ...
  • Use a palavra real. ...
  • Diga NÃO duas vezes, se precisar. ...
  • Encaminhe-os para outra pessoa. ...
  • Espelhe o pedido deles. ...
  • Ofereça uma alternativa. ...
  • De um retorno para eles.
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Qual a importância do direito de recusa?

O que é o direito de recusa ao trabalho

Dessa forma, é um direito trabalhista para que o trabalhador não se sinta obrigado a se colocar em perigo de maneira consciente ao observar que não há segurança no local/tarefa.
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O que é um ato de insubordinação?

O ato de indisciplina se configura quando um trabalhador desrespeita as diretrizes internas da empresa, como normas, circulares e regulamentos. Enquanto isso, a insubordinação se refere ao descumprimento de ordens pessoais dadas pelo líder a determinada pessoa individualmente ou em grupo.
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É verdade que o cliente tem sempre razão?

Nem sempre o cliente tem razão. No entanto, é preciso ter em mente que não se trata de buscar quem está certo e quem está errado. Na verdade, tem mais a ver com trabalhar para gerar sempre a melhor experiência ao cliente e solucionar os seus problemas da maneira mais rápida, precisa e pontual possível.
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Como lidar com clientes insuportáveis?

Como lidar com clientes insuportáveis? Uma das principais dicas para lidar com clientes insuportáveis é manter a calma e a serenidade mesmo diante de situações estressantes. Muitas vezes, os clientes podem estar passando por dificuldades pessoais que os deixam mais irritados ou impacientes.
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Como lidar com clientes arrogantes?

Como atender o cliente arrogante?
  1. Pratique a escuta ativa.
  2. Faça muitas perguntas.
  3. Demonstre empatia.
  4. Seja honesto com o cliente.
  5. Tenha paciência.
  6. Mantenha um distanciamento pessoal.
  7. Seja ágil.
  8. Adote procedimentos padrão.
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