O que acontece quando uma pessoa que recebe auxílio-doença e pega trabalhando?
Atenção: se você retornar ao trabalho durante o período de recebimento do Auxílio-Doença, o benefício será automaticamente cessado pelo INSS. Neste caso, o instituto vai entender que você já está apto para voltar a exercer suas atividades. Caso o retorno ao trabalho aconteça, ele poderá gerar uma série de problemas.O que acontece se for pego trabalhando afastado pelo INSS?
Conforme expliquei, em regra, o segurado que recebe auxílio-doença não pode trabalhar. Se ele voltar a trabalhar, deverá comunicar o INSS sobre o retorno e o benefício será cessado automaticamente, não sendo a conduta efetivamente considerada como crime.Estou recebendo auxílio-doença posso voltar a trabalhar?
O prazo para retorno ao trabalho após auxílio-doença idealmente deve ser no dia útil seguinte da cessação do benefício. Vale lembrar que se o trabalhador não retornar ao serviço no prazo de 30 dias e não justificar o motivo, presume-se que ele abandonou o emprego, o que é motivo para demissão por justa causa.O que acontece se o INSS descobrir que estou trabalhando?
Desse modo, se você iniciar alguma atividade, o INSS entenderá que você está apto para o trabalho e o benefício será cortado. Como sabemos, o valor do auxílio dificilmente supre as despesas mensais, mas, por outro lado, trabalhar nesse período pode prejudicar o seu quadro clínico.Atestmed e Auxílio-Doença: O Que Você Precisa Saber Urgente!
Como o INSS descobre irregularidades?
O pente fino do INSS é uma investigação que o instituto faz para detectar possíveis fraudes ou equívocos em benefícios concedidos a segurados. A revisão acontece, pois entende-se que, por haver uma alta demanda de pedidos, erros são possíveis. Assim, pode acontecer de o INSS conceder benefícios a quem não tem direito.Quanto tempo leva para o INSS saber que estou trabalhando?
homologou em 2021 um acordo que estabeleceu prazos de 30 a 90 dias para que o INSS analisasse os pedidos de benefícios previdenciários e assistenciais, para zerar a fila de espera.O que acontece se eu voltar a trabalhar antes da perícia?
E se eu voltar a trabalhar antes da perícia e o resultado for negativo? Caso você retorne ao trabalho antes da perícia INSS, e depois receba uma resposta negativa do INSS sobre o benefício, você não será contemplado com o valor do auxílio referente ao período de incapacidade.O que faz perder auxílio-doença?
Via de regra, a suspensão do benefício poderá ocorrer por dois motivos: Por erro do beneficiário; Por ausência ou falta de informações, documentos, dados entre outros.Tem como desistir do auxílio-doença?
- O benefício de auxílio-doença somente poderá ser cessado no momento em que for constatada a recuperação do segurado, sendo imprescindível a realização de nova perícia administrativa posteriormente à decisão, cabendo ao INSS notificar a parte autora para realizar a reavaliação.Quem recebe auxílio-doença pode trabalhar informal?
Como regra, o benefício será cessado desde a data de retorno ao trabalho, conforme previsto no art. 60, § 6º. Inclusive, o trabalho enquanto a pessoa estiver em gozo do auxílio-doença não pode nem ser feito de forma informal.Quem recebe auxílio por incapacidade temporária pode trabalhar?
Quem recebe auxílio-doença não pode trabalharSe o fizer, o benefício será cancelado desde o retorno à atividade (art. 60 da Lei 8.213/91).
Quem está afastado pelo INSS pode trabalhar em outro emprego?
A resposta é sim. De acordo com o Decreto n.º 3.048 e com a Instrução Normativa n.º 128, quem exerce mais de uma atividade abrangida pelo Regime Geral de Previdência Social e fica incapacitado apenas para o exercício de uma delas, pode receber o beneficio relativo a um dos serviços e continuar trabalhando no outro.Qual o valor do auxílio-doença em 2024?
Por ser este o valor menor do que a média dos seus últimos 12 (doze) meses (que foi de R$ 2.200,00), por isso vai receber R$ 1.820,00 de auxílio-doença.Pode aguardar perícia do INSS trabalhando?
Trabalhar enquanto aguarda a decisãoPara você que já passou pela perícia médica, teve o benefício negado e aguarda decisão do INSS ou da Justiça, saiba que em regra, você não pode trabalhar enquanto espera o resultado do recurso administrativo ou da ação judicial.
Quanto custa para a empresa um funcionário afastado pelo INSS?
Por fim, durante o afastamento do trabalho, a empresa não é obrigada a pagar o INSS, nem mesmo será descontado algum valor do seu benefício.Quanto tempo uma pessoa pode ficar pelo auxílio-doença?
O auxílio-doença pode ser concedido por um período de até 120 dias, prorrogável por mais 120 dias ou quantas vezes o segurado permanecer incapacitado para o trabalho.O que pode cancelar o benefício do INSS?
Benefício suspenso: O benefício do segurado pode ser suspenso devido a uma série de motivos como ausência de informações, documento, dados ou por não realizar a perícia obrigatória (segundo a legislação atual, quem recebe aposentadoria por incapacidade permanente e auxílio por incapacidade temporária devem comparecer à ...Quando o auxílio-doença se transforma em aposentadoria por invalidez?
Quando o auxílio-doença pode virar aposentadoriaQuando a perícia médica constata que a incapacidade para o trabalho é permanente, o auxílio-doença pode ser convertido em aposentadoria por invalidez. Nesse caso, o segurado passa a receber um benefício mensal vitalício, que pode ser revisto periodicamente pelo INSS.
Como informar o INSS que voltei a trabalhar?
Duas Maneiras para o Segurado Retomar as AtividadesPrimeiro, ele deve levar o atestado médico a um posto do INSS e ao setor de Recursos Humanos – RH da empresa. Será preciso fazer cópias do atestado e preencher um requerimento, exigindo o direito de ter seu atestado aceito pelo INSS.