A média brasileira de aprovação no exame de suficiência do CRC em 2021 ficou em 22,70%, com taxa de reprovação de 77,30%. Esses números mostram como o estudo e a preparação para essa prova são importantes e que alunos que não se preparam bem têm baixa chance de conseguir a aprovação.
A prova é considerada difícil entre os candidatos, pois exige um raciocínio e percepção além do que se aprende em sala de aula. Afinal, a ideia é preparar os futuros contadores para o que se encontra no mercado de trabalho.
O exame é composto de 50 questões objetivas e cada uma delas vale um ponto. Para ser aprovado, o candidato, precisar acertar 50% da prova, ou seja, 25 questões.
Além do documento de identificação e da caneta (azul ou preta) em material transparente, conforme já mencionado, o candidato também poderá portar calculadora, desde que não permita o armazenamento de texto.
Neste ano, o resultado final do Exame de Suficiência bateu recorde com relação as aprovações. Ou seja, entre as mais de 38 mil pessoas que prestaram a prova, segundo lista do DOU, o número de aprovados atingiu 48,21%.
Informações sobre o Exame de Suficiência nº 2/2024 podem ser obtidas pelo telefone 0800 591 3078 e pelo e-mail [email protected] a partir de 14/08/2024. O Exame visa à obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), conforme consta no Edital.
Assim como em diversas profissões, como médico, dentista, advogado, para se apresentar como contador é necessário que esse esteja registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O registro ativo em CRC serve para atestar a habilitação profissional para o exercício das atividades.
Muitas pessoas perguntam se a prova do CFC é difícil, e a verdade é que depende do quanto você domina os temas. Geralmente, o exame avalia conhecimentos em contabilidade geral, de custos, pública, gerencial, auditoria, legislação e ética profissional.
Noções de Direito e Legislação Aplicada. Legislação e Ética Profissional. Teoria da Contabilidade. Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade.
Para se preparar adequadamente para o Exame de Suficiência, é altamente recomendado considerar um curso preparatório específico, como o Curso Exame de Suficiência CFC/CRC do Aprova Concursos.
1º da Resolução CFC nº 1.636/2021, os valores das anuidades devidas aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) pelos contadores é de R$562,00 (quinhentos e sessenta e dois reais) e para os Técnicos em Contabilidade o valor de R$503,00 (quinhentos e três reais).
Prova obrigatória para obtenção ou restabelecimento de registro em CRC (Conselho Regional de Contabilidade), o Exame de Suficiência foi regulamentado pela Resolução CFC nº 1.373, de 8 de dezembro de 2011. O Exame é aplicado duas vezes por ano em todo o País.
Inscrições: As inscrições deverão ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, na página da Fundação Getulio Vargas - FGV (https://conhecimento.fgv.br/exames/cfc/eqt24), no período entre 16h00 do dia 25 de julho de 2024 até as 16h00 do dia 23 de agosto de 2024, observado o horário oficial de Brasília (DF).
O exame é composto de 50 questões objetivas e cada uma delas vale um ponto. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar 50% da prova, ou seja, 25 questões.
Os estudantes de ciências contábeis após quatro anos de muita dedicação e estudo é hora de prestar a prova para o Exame de Suficiência do CRC, para obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade, sendo assim, terá direito a Carteira do CRC e poder exercer sua profissão.
Em qual período da faculdade posso fazer a prova do CRC?
De acordo com o edital do CFC, é possível fazer o exame do CRC a partir do momento em que o estudante tenha concluído, pelo menos, 80% do curso de Ciências Contábeis e esteja matriculado no último ano letivo, ou seja, o aluno deve estar no sétimo ou oitavo semestre do curso.