É direito do advogado ter acesso aos autos?

O sistema normativo brasileiro assegura ao advogado regularmente constituído pelo indiciado (ou pelo réu) o direito de pleno acesso aos autos de persecução penal, mesmo que sujeita, em juízo ou fora dele, a regime de sigilo (necessariamente excepcional), limitando-se, no entanto, tal prerrogativa jurídica às provas já ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quando o advogado não pode ter acesso aos autos?

Aos advogados não vinculados ao processo, mas que já estejam credenciados no Tribunal para acessarem processos eletrônicos (art. 2º da Lei 11.419/06), deve ser permitida a livre e automática consulta a quaisquer autos eletrônicos, salvo os casos de processos em sigilo ou segredo de justiça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em prerrogativas.oabpr.org.br

Quem pode ver os autos de um processo?

No sigilo de justiça nem mesmo as partes tem acesso aos dados processuais, apenas o Ministério Público, o magistrado e algum servidor autorizado poderão ter acesso enquanto perdurar o sigilo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quem pode ter vista dos autos?

Ementa: O DIREITO DE VISTA AOS AUTOS, MESMO SEM PROCURAÇÃO, SALVO A HIPÓTESE DE SIGILO, É PRERROGATIVA INERENTE AO PRÓPRIO OFÍCIO DO ADVOGADO E GARANTIA DE SUA PROFISSÃO, NÃO SE LHE PODENDO SER SUBTRAÍDA SOB NENHUM PRETEXTO.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em prerrogativas.oabpr.org.br

Como advogado tem acesso aos processos?

O Governo Federal sancionou a Lei nº 13.793/19 que assegura aos advogados o acesso e a obtenção de cópias de atos e documentos de processos e de procedimentos eletrônicos mesmo sem procuração, com exceção dos processos que tramitam em sigilo ou segredo de justiça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oabcampinas.org.br

O advogado tem o direito de acessar os autos do processo.

O que diz a Súmula 14 do STF?

É direito do investigado tomar conhecimento dos depoimentos já colhidos no curso do inquérito, os quais devem ser imediatamente entranhados aos autos. Em consequência, a defesa deve ter prazo razoável para preparar-se para a diligência, na forma em que requerido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

O que diz o artigo 7 do Estatuto da OAB?

É vedado anunciar ou divulgar qualquer atividade relacionada com o exercício da advocacia ou o uso da expressão escritório de advocacia, sem indicação expressa do nome e do número de inscrição dos advogados que o integrem ou o número de registro da sociedade de advogados na OAB.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Como pedir vista dos autos?

A vista pode ser em cartório, ou fora dele. Ao receber uma petição com pedido de vista pelo prazo legal, o cartório fará a juntada aos autos e a conclusão ao relator, caso os autos estejam no cartório, ou remeterá a petição ao relator para despacho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www8.tjmg.jus.br

Pode um advogado sem procuração ter acesso aos autos do inquérito?

Segundo consta do INFORMATIVO STF n. 614, “o art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tce.sp.gov.br

O que é concessão de vista dos autos?

Ato pelo qual alguém recebe os autos de um processo como direito de tomar conhecimento de tudo o que nele se contém.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnmp.mp.br

Como faço para ter acesso aos autos de um processo?

Resposta: Você pode realizar a consulta pública nos sistemas processuais. Também é possível entrar em contato com vara ou juizado onde tramita o processo, caso o processo tramite em meio físico ou para solicitar a chave do processo eletrônico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jfrj.jus.br

É correto dizer nos autos do processo?

Autos, por sua vez, são a materialidade dos documentos nos quais se corporificam os atos do procedimento. Exemplo: não se deve dizer consultar o processo, mas sim consultar os autos do processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como habilitar advogado nos autos do processo?

Como habilitar-se como Advogado em um processo já existente? Para o Advogado atuar em um processo já existente, deverá solicitar habilitação enquanto patrono de uma das partes. Após aprovação dessa solicitação, o advogado poderá peticionar e visualizar os documentos do processo normalmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tst.jus.br

O que os advogados não podem fazer?

O advogado deve abster-se de: I – responder com habitualidade consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social, com intuito de promover-se profissionalmente; II – debater, em qualquer veículo de divulgação, causa sob seu patrocínio ou patrocínio de colega; III – abordar tema de modo a comprometer a ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oab.org.br

São direitos do advogado?

Estatuto da OAB: Direitos dos advogados

ter direito a presença de um acompanhante da OAB, caso preso em flagrante durante exercício ou algo relacionado à profissão; ter livre acesso a tribunais, cartórios, delegacias e órgãos do judiciário; despachar sem hora marcada com juiz.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.grancursosonline.com.br

O que fazer quando o advogado não dá informação sobre o andamento do processo?

O que fazer quando o advogado não movimenta o processo? Se o seu advogado não estiver movimentando o processo, você pode fazer uma reclamação junto aos órgãos distribuidores e registrar uma reclamação junto à OAB neste link.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trabalhistacred.com.br

Quem pode ter acesso aos autos de um processo?

Os documentos de um processo só podem ser acessados por pessoas envolvidas e advogados com OAB validada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em suporte.jusbrasil.com.br

Quando o advogado não tem procuração nos autos?

O recurso protocolado por advogado quem não possui poderes nos autos, por meio de procuração ou substabelecimento, é considerado como inexistente no plano jurídico, de modo que, a sua inadmissibilidade é medida imperativa a luz dos artigos 76 , § 2º , I e 104 , § 2º do Código de Processo Civil .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como advogado posso acessar qualquer processo?

Já os advogados, mesmo sem procuração, podem acessar, além dos dados básicos, os autos de todo e qualquer processo digital, desde que possuam certificado digital ou estejam cadastrados no portal e-SAJ (artigo 3º, §§ 1º e 2º), o que é feito uma única vez, sem necessidade de comparecimento ao cartório.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsp.jus.br

O que é direito de vista?

Ter vista, no Direito Processual, é o ato de receber o processo para nele falar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmt.jus.br

O que significa visualizar autos no processo?

Indica que a unidade recebeu o processo, que estava em outro órgão ou setor: outro tribunal, Ministério Público, setor de distribuição, setor de contadoria ou, ainda, em posse de um advogado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quem pode fazer vista de processo?

Os pedidos de vista normalmente são requisitados pela parte interessada no processo, mas também podem ser solicitados por representante legal, com apresentação de procuração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em capital.sp.gov.br

O que diz o artigo 20 do Código de Ética da OAB?

Os advogados integrantes da mesma sociedade profissional, ou reunidos em caráter permanente para cooperação recíproca, não podem representar, em juízo ou fora dele, clientes com interesses opostos. Art. 20.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oab.org.br

O que diz o artigo 28 do Código de Ética?

Art. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade. Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oabes.org.br

O que diz o artigo 34 da OAB?

34. Parágrafo único. Inclui-se na conduta incompatível: a) prática reiterada de jogo de azar, não autorizado por lei; b) incontinência pública e escandalosa; c) embriaguez ou toxicomania habituais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br