o Variáveis qualitativas ordinais – quando existe uma ordem nos seus valores. Por exemplo, a variável “Grau de instrução” pode ter seus valores ordenados (fundamental, médio, superior, etc). O mesmo não ocorre com a variável “cor da pele”.
Uma variável ordinal qualitativa é uma variável qualitativa com uma ordem implícita nos níveis. Por exemplo, se a gravidade dos acidentes rodoviários foi medida em uma escala como acidentes leves, moderados e fatais, essa variável é ordinal qualitativa porque há uma ordem nítida nos níveis.
Já as variáveis qualitativas nominais não estão relacionadas à ordem, elas são identificadas apenas por nomes, por exemplo, as cores: vermelho, amarelo, preto, azul, rosa, verde, etc. Também como exemplo de nominais temos as marcas de carros, nome de bebidas, local de nascimento entre outros.
As variáveis ordinais são semelhantes às variáveis nominais porque são colocadas em grupos. No entanto, com variáveis ordinais, os grupo são ordenados por classificação. Por exemplo, você pode agrupar pessoas por nível de escolaridade (ensino fundamental, ensino médio, graduação, pós-graduação).
Comumente utilizadas na estatística para descrever e classificar objetos ou indivíduos em diferentes categorias ou grupos. As variáveis qualitativas se classificam em dois tipos principais: nominal e ordinal.
Exemplos disso são as variáveis qualitativas: número de telefone, número da residência, número do RG. Exemplo semelhante de variável qualitativa é o sexo do filhote, que pode ser registrado como 1 para macho e 2 para fêmea, por exemplo.
O que é uma variável qualitativa nominal e ordinal?
- Variável qualitativa nominal = valores que expressam atributos, sem nenhum tipo de ordem. Ex: cor dos olhos, sexo, estado civil, presença ou ausência... - Variável qualitativa ordinal = valores que expressam atributos, porém com algum tipo de ordem, ou grau.
Ordinal: as categorias que compõem a variável apresentam alguma ordem intrínseca. Sabe-se, por exemplo, que uma categoria é “melhor” que outra, mas não quanto. ex. excelente, satisfatório, insatisfatório; estágios de câncer.
Variáveis qualitativas assumem valores que são nomes ou rótulos. A cor de uma bola (por exemplo, vermelho, verde, azul) ou a raça de um cão (por exemplo, collie, pastor, terrier) seriam exemplos de variáveis qualitativas ou categóricas.
As variáveis quantitativas são aquelas que podem ser medidas numericamente e expressam uma quantidade ou magnitude. Elas podem ser contínuas, quando assumem valores em um intervalo contínuo (por exemplo: 1.2, 0.5, -3.1), ou discretas, quando assumem apenas valores inteiros (por exemplo: 1, -5, 7).
O número de automóveis que tem uma pessoa é uma variável discreta. Um homem pode ter, por exemplo, um automóvel, dois automóveis ou três automóveis, só para citar algumas possibilidades. Mas não pode ter 1,6 automóveis nem 2,8 automóveis.
As variáveis quantitativas são numéricas, ou seja, representam uma quantidade mensurável. As variáveis quantitativas são classificadas como: Discreta: são as variáveis que não permitem o uso de valores intermediários ou decimais. Contínua: Neste tipo de variáveis podem ser encontrados valores intermediários.
São exemplos de variáveis quantitativas nominal e ordinal?
Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante. Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados. Exemplos: escolaridade (1, 2, 3 graus), mês de observação (janeiro, fevereiro, …, dezembro.)
Qual variável pode ser classificada como categórica ordinal?
Por exemplo a idade (variável contínua) pode ser "categorizada" em grupos etários (variável categórica ordinal), assim um indivíduo que tenha 24,4 anos pertence, por exemplo, á categoria [20 a 30 anos].
As variáveis da matemática são símbolos, muitas vezes letras, que representam diferentes valores em diversas situações. Elas nos ajudam a compreender e a resolver problemas com valores que variam.
Dados nominais são aqueles usados para se dar um rótulo para as variáveis sem valores quantitativos. Exemplos comuns são masculino/feminino (embora seja uma conceituação desatualizada), cor do cabelo, nacionalidade, nomes de pessoas e assim por diante.
A pesquisa qualitativa e quantitativa são duas abordagens diferentes para a coleta de dados usados para testar hipóteses. A pesquisa quantitativa é um método numérico de coleta de dados, enquanto a pesquisa qualitativa é uma abordagem não numérica para a coleta de dados.
Variável quantitativa: seus valores são expressos por números. Por exemplo: altura, massa, idade, número de irmãos, espessura. Uma variável quantitativa pode ser ou quantitativa discreta ou quantitativa contínua.
Por exemplo, a variável idade, medida em anos completos, é quantitativa (contínua); mas, se for informada apenas a faixa etária (0 a 5 anos, 6 a 10 anos, etc…), é qualitativa (ordinal).
As negociações são condicionadas por três variáveis básicas: a informação, o poder e o tempo, que aparecem isoladamente ou simultaneamente, nos seus vários momentos.
Algumas podem ser: quantas dessas pessoas têm nível superior, a média de salário (dividir por grupos de salário, uma vez que os dados podem ser diferentes), a profissão, dentre outras. Essas são algumas das variáveis que você pode considerar para analisar esse perfil da população que está sendo considerada.
Quais são os tipos de variáveis em uma pesquisa? De maneira geral, as variáveis podem ser divididas em dois grandes grupos: as quantitativas e as qualitativas.