Dependendo das circunstâncias, é, sim, possível engravidar após aborto. Para isso, é importante que seja feita uma avaliação das causas do abortamento para que sejam adotadas as melhores estratégias para que uma nova gravidez seja estabelecida com boas chances de sucesso.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que a mulher espere pelo menos seis meses até a próxima gravidez. Muitos especialistas consideram o intervalo ideal em torno de 24 meses, tempo suficiente para recompor também o aspecto psicológico, o sofrimento da perda e a superação da insegurança.
O aborto espontâneo no início da gestação ocorre com cerca de 1 em cada 5 mulheres (20%). Muitas vezes, nenhuma causa é encontrada. Se você teve um aborto espontâneo, geralmente há uma chance muito boa de que sua próxima gravidez seja bem-sucedida. O aborto espontâneo recorrente é raro.
É mais difícil engravidar depois de um aborto espontâneo?
Embora não haja uma correlação entre aborto e infertilidade, é possível que algumas mulheres experimentem dificuldades para engravidar após um abortamento. Isso pode ocorrer caso exista alguma alteração no útero, ovários e trompas ou outros fatores internos que impedem a concepção.
A recuperação física após um processo de aborto geralmente demora cerca de poucos dias. Sua menstruação irá provavelmente retornar após quatro a seis semanas e é possível engravidar no ciclo menstrual imediatamente após o processo de aborto. Lembre-se, entretanto, que o aborto gera um intenso sentimento de perda.
Engravidar Após Aborto — Quanto Tempo É Preciso Esperar Para Ter Uma Nova Gestação?
Quanto tempo após o aborto volta a ovular?
“Recomendamos o uso imediato de um contraceptivo logo após ou no momento do aborto para evitar outra gravidez, se você não quiser engravidar, pois a ovulação pode ocorrer de duas a quatro semanas após um aborto, ainda antes da próxima menstruação”.
Quanto tempo o útero volta ao normal após um aborto?
Em relação a como fica o útero após AMIU, a recuperação completa demora algumas semanas. Espera-se que o ciclo menstrual volte ao normal em um período de quatro a seis semanas.
De forma geral, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um período de pelo menos seis meses para engravidar após um aborto espontâneo. Esse período é suficiente, segundo a OMS, para a plena recuperação da capacidade física e emocional de manter uma gravidez.
Nos casos de abortos retidos, é preferível esforçar-se para enviar a amostra para exame anatomopatológico, mas caso isso não seja viável, realizar um teste de gravidez 30 dias após o aborto. O resultado deve ser negativo após 30 dias; em não sendo, o acompanhamento deve continuar até que o resultado se torne negativo.
Quanto tempo depois de um aborto a menstruação volta ao normal?
O sangramento que segue o aborto espontâneo dura aproximadamente uma semana. O fluxo e o odor são similares ao da menstruação. Na maioria dos casos, o ciclo menstrual se regulariza após seis semanas -durante esse período, a mulher pode engravidar.
A maioria dos médicos especialistas orienta que uma nova gravidez só seja pensada cerca de 3 meses após o procedimento, a fim de garantir a recuperação completa do endométrio. Em alguns casos, o tempo indicado pode ser maior.
O que acontece com o corpo após um aborto espontâneo?
Em alguns casos, após um aborto espontâneo, podem ocorrer complicações como a retenção de tecido fetal no útero, também conhecida como resto de feto. Essa condição pode trazer consequências para a saúde e requer atenção médica imediata.
Os exames de imagem, como a ultrassonografia pélvica, a histerossalpingografia e a histerossonografia são indicados para avaliar os órgãos do sistema reprodutor feminino e detectar anormalidades uterinas.
Uso de substâncias, como cocaína, álcool ou tabaco. Ferimentos graves. Infecções, como a infecção por citomegalovírus ou rubéola. Determinados problemas de saúde que não são tratados durante a gravidez, como diabetes, hipoatividade da glândula tireoide ou hipertensão arterial.
Quanto tempo depois do aborto é possível engravidar? A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um intervalo de pelo menos seis meses para que as mulheres tentem uma nova gravidez pós-aborto, caso elas tenham sofrido apenas um abortamento.
É possível engravidar logo após um aborto espontâneo?
É importante que a mulher esteja ciente que pode estar apta a engravidar em torno de 15 dias após o abortamento. Recomenda-se a abstinência sexual enquanto existir sangramento e que se avalie profundamente o desejo de uma nova gestação e como se organiza a família.
A ovulação pode retornar já até duas semanas depois de um aborto, então o sangramento menstrual é esperado a voltar de quatro a seis semanas após um aborto (5). Os sangramentos geralmente ocorrem mais após um aborto medicado do que depois de um aborto cirúrgico (3).
Qual a probabilidade de engravidar depois de um aborto?
Mesmo após aborto recorrente, mulheres têm até 70% de chance de ter uma gestação tranquila. Engravidar e perder o bebê nos primeiros meses de gestação é bastante frustrante para o casal.
Quanto tempo após o aborto o corpo volta ao normal?
Provavelmente levará algumas semanas até que seu corpo volte ao normal após um aborto espontâneo. Se a gravidez era desejada, provavelmente demorará muito mais para você se recuperar emocionalmente. Se a gravidez não foi planejada, não é incomum sentir algum alívio junto com outras emoções complicadas.
Um aborto espontâneo geralmente é precedido por sangramento vaginal, que pode ser uma mancha de sangue vermelho-vivo ou escuro ou um sangramento mais pesado. O útero é um músculo e ele se contrai durante o aborto espontâneo, causando cãibras. Isso pode fazer com que o colo do útero se abra (dilate).
O sangramento que você tem após um aborto espontâneo não é a sua mentruação, mas um sangramento induzido pelo fim da sua gravidez. Portanto, deve ser registrado como "sangramento" no aplicativo em vez de menstruação.
Quanto tempo depois do aborto posso fazer teste de gravidez?
Pode-se confirmar a resolução da gravidez por um dos seguintes: Acompanhamento por ultrassom. Medição dos níveis de beta-hCG no dia da administração e 1 semana mais tarde. Teste de gravidez na urina 5 semanas após a administração.