O Dia dos Professores, em 15 de outubro, é feriado escolar, não nacional. Escolas fecham, alunos e profissionais da educação têm folga. Próximos feriados em 2024 incluem Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República, Consciência Negra e Natal.
“Fica estabelecido que o dia 15 de outubro de 2024, em comemoração ao Dia do Professor, será considerado como dia não letivo no calendário escolar da rede estadual de ensino para o ano de 2024 “, diz um trecho do documento, divulgado no Diário Oficial do estado.
Última atualização em 15 de outubro de 2024 às 09h36. Nesta terça-feira, 15 de outubro, as escolas em todo o Brasil comemoram o Dia do Professor, um feriado escolar, mas não um feriado nacional.
O Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, não é um feriado nacional. Ele é classificado como um feriado escolar, o que significa que as instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, costumam suspender as atividades.
Hoje, 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. Oficialmente a data comemorativa aos educadores foi criada pelo decreto número 52.682, de 14 de outubro de 1963. Assinado pelo então presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, João Goulart, o decreto declara feriado escolar o dia do professor.
Pacheco destacou que o 15 de outubro é uma data especial que convida a refletir sobre a importância da educação e o papel daqueles que se dedicam ao ensino e à formação dos brasileiros. Por fim, ele expressou sua gratidão aos professores em nome do Senado Federal.
ATENÇÃO, PROFESSORES E PROFESSORAS! Como sabemos, o dia do professor deste ano cairá no próximo domingo (15). Em virtude disso, como rege a nossa Convenção Coletiva de Trabalho, o feriado será antecipado para a sexta-feira (13).
Pesquisa do Semesp, divulgada em outubro de 2022, aponta que o déficit de professores(as) em todas as etapas da educação básica no Brasil pode chegar a 235 mil no ano de 2040.
Para o ramo corporativo, o ponto facultativo representa uma data em que o trabalho é opcional decidido de empresa para empresa. Essa data é definida através de uma portaria publicada anualmente pelo governo federal, sempre ao final de cada ano.
Educador é missão” - teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I.
Copiado! Hoje é celebrado o Dia dos Professores e das Professoras! A data é feriado escolar nacional, criado pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, assinado pelo Presidente João Goulart.
No entanto, atualmente, o 15 de outubro é um feriado escolar, não sendo considerado um feriado nacional. Ficou estipulado como ponto facultativo. Na data, as escolas costumam fechar. Assim, tanto os alunos quanto os profissionais da educação têm o dia livre.
Tem aula no Dia dos Professores? Embora não haja uma regra absoluta para a suspensão das aulas, na maioria dos casos as escolas dão o dia de folga tanto para alunos quanto para professores, em homenagem à categoria. Em algumas localidades, essa folga pode ser transferida para outra data, dependendo de acordos locais.
A data relembra um decreto imperial de 1827, documento que criou o ensino público no país. "O 15 de outubro faz alusão à criação das classes de primeiras letras no Brasil", afirma a historiadora Katia Abud, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
De acordo com o calendário da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), o dia 21 de outubro não aparece como um feriado bancário. Devido a isso, os bancos funcionarão normalmente no Dia do Comerciário desta segunda.
A data foi oficializada pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. A escolha do dia 15 de outubro foi inspirada na cidade natal de Salomão, Piracicaba, onde os alunos e professores costumavam levar doces para a escola para celebrar.
O próximo feriado nacional em 2024 será no dia 12 de outubro (sábado), dia de Nossa Senhora Aparecida. Publicado em 14 de outubro de 2024 às 12h00. Última atualização em 14 de outubro de 2024 às 12h02.