Os dois estão corretos! Falamos o logo quando nos referimos ao logotipo (substantivo masculino) e a logo quando falamos da logomarca (substantivo feminino).
Fortalecer a sua mensagem: um logotipo é uma maneira eficaz de transmitir informações a seus clientes sobre o seu negócio sem usar palavras. Em segundos, um simples símbolo pode mostrar em que setor você atua, que tipo de serviço oferece, os valores da sua marca e expressar a essência do seu negócio.
É correto usar apenas “logo”? Geralmente, a utilização do termo “logo” pode ser uma abreviação tanto de logomarca como de logotipo, variando o artigo empregado. Se você disser “o logo”, está se referindo ao logotipo. Mas se disser “a logo”, no feminino, a referência é a logomarca.
Mas quer saber de uma coisa? Os dois estão corretos! Falamos o logo quando nos referimos ao logotipo (substantivo masculino) e a logo quando falamos da logomarca (substantivo feminino).
Saiba a DIFERENÇA entre Logo, Logotipo, Marca e Logomarca.
Quando se usa o logo?
Neste contexto, logo é um advérbio de tempo; com efeito, nesta situação, significa «de um tempo imediato; imediatamente, prontamente; de pronto, com presteza», como na frase «Deixe de preguiça e faça logo o que tem de fazer».
Enquanto um logotipo é a representação visual da sua marca, um slogan é uma frase curta que representa a personalidade da sua marca. O logotipo é um símbolo que representa a sua marca. É uma imagem ou um conjunto de letras que é usado para identificar sua empresa.
Logotipo então é o nome da empresa representado da forma como ela escolheu, com a fonte, a cor e o estilo de escrita que mais harmonizem com a identidade da organização.
Um logotipo monograma, também conhecido como logotipo de letras para uma marca, é um símbolo baseado nas iniciais do nome de uma pessoa ou de uma empresa.
- Símbolo: é a combinação de elementos gráficos que representa e identifica um conceito ou ideia. - Logotipo: é o termo mais utilizado para se referir a qualquer representação gráfica de uma marca, ainda que sua acepção correta só faça referência ao distintivo formado por letras, abreviaturas ou palavras.
A logomarca, por sua vez, é um termo incorreto e redundante. Mesmo que seja muito comum falar logomarca ao se referir a uma marca, esta palavra não faz sentido. Para isso é preciso entender a etimologia da palavra, veja o significado a seguir: O termo é formado pela união de “logo” e “marca”.
Os logotipos estão por toda parte. Dê uma olhada ao seu redor e provavelmente você encontrará alguns em suas roupas, no seu smartphone ou na sua garrafa de água. De forma geral, logotipo e logo significam a mesma coisa: uma representação visual com o objetivo de identificar uma marca específica.
O que significa Ⓡ? Esse é o símbolo de marca registrada. Isso quer dizer que qualquer marca que o usa está registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Desse modo, ela só pode ser usada ou ter seu uso cedido por quem detém o certificado de registro de marca.
Logomarca é um ícone, desenho ou símbolo que representa uma marca como, por exemplo, a maçã mordida da Apple. Já o logotipo é a marca escrita de forma estilizada, como Coca-Cola.