Muitos homens já foram desencorajados a urinarem em pé por uma questão de higiene — os respingos voam longe. No entanto, a mudança de posição pode favorecer também a saúde. Fazer xixi sentado pode contribuir para esvaziamento rápido e completo da bexiga.
Fisicamente, essa postura pode resultar em desconforto, especialmente para aquelas com problemas articulares. Além disso, fisiologicamente, agachar-se pode não ser a postura mais natural para eliminar resíduos, podendo levar a problemas como infecções do trato urinário.
Do ponto de vista médico, homens jovens e saudáveis podem fazer xixi em pé, sem maiores problemas. Mas para aqueles mais velhos, com problemas urinários ou de próstata, a melhor posição é urinar sentado.
Ao final, identificaram que o hábito de esvaziar a bexiga sentado melhora a vida sexual dos homens e permite que a próstata fique mais relaxada. O médico Alex Meller, urologia do Hospital Santa Paula, explica as vantagens de fazer xixi sentado.
Ou seja, fazerem xixi em pé. O modo de uso é simples: a pessoa fica de frente para a privada e posiciona o funil junto da virilha, com o bico apontado para dentro do vaso. Mas é prático?
URINAR EM PÉ OU SENTADO? | DR. MATHEUS AMARAL - UROLOGISTA
Qual o melhor jeito de fazer xixi?
Fazer xixi sentado pode contribuir para esvaziamento rápido e completo da bexiga. É o que aponta um estudo feito por pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda.
A bexiga de um homem armazena em torno de 350 a 550 mls de urina. Um homem sente que precisa urinar quando há cerca de 200 ml de urina em sua bexiga. Com incontinência urinária do impulso, os músculos da bexiga se contraem inadequadamente, causando uma necessidade imediata de urinar.
Ter vontade de urinar muitas vezes pode ser uma situação completamente normal, principalmente se se tiver consumido muitos líquidos durante o dia. No entanto, a vontade frequente para urinar também pode indicar uma infecção urinária, incontinência e, até, diabetes, especialmente se for acompanhada de outros sintomas.
Segundo Karin Anzolch, urologista do Departamento de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o mais comum é a pessoa urinar de cinco a oito vezes por dia. “Se a regularidade é muito maior, o indivíduo pode estar ingerindo líquido demais”, afirma.
Para as mulheres, o correto é não passar de 3 a 4 horas, para os homens, de 4 a 5 horas. Para elas, segurar mais do que o tempo indicado aumenta o risco de infecção urinária.
Cerca de 45 minutos. Esse tempo varia de acordo com o tamanho da bexiga e o grau de hidratação do apertado em questão. O líquido que bebemos e ingerimos com os alimentos é absorvido pelo intestino e cai na corrente sanguínea. O trabalho dos rins é filtrar o sangue, produzindo a urina.
De acordo com o especialista, o maior contraponto em relação a urinar no banho é que a uréia, substância contida na urina, pode provocar um forte odor quando acumulada no banheiro, fazendo com que o hábito seja considerado anti-higiênico.
Meninos e meninas podem fazer xixi da forma como quiserem. Mas grande parte das meninas fazem xixi sentadas no vaso e grande parte dos meninos fazem em pé porque aprenderam a fazer dessa forma. Não existe nada no corpo dos meninos e das meninas que indica que isso deve ser sempre assim.
Muitos pais proíbem seus filhos de fazerem xixi no mar ao tentar ensiná-los a respeitar a natureza. Mas cientistas afirmam que isso não é prejudicial aos mares e nem aos animais que ali vivem, até porque eles também excretam na água. A urina humana é composta de água, em torno de 95%, e sais diversos.
Fazer xixi muitas vezes por dia pode decorrer de uma grande ingestão de líquidos, mas pode ser também sinal de um problema chamado "bexiga hiperativa", um tipo de incontinência urinária, ou seja, a perda involuntária de urina, por vários motivos.
Não é incomum precisar ir ao banheiro até oito vezes durante o dia e uma ou duas vezes à noite, segundo especialistas. Mas se você vai com mais frequência do que isso, pode ser um sinal de alerta. Noctúria é o nome dado a quando uma pessoa acorda várias vezes durante a noite para fazer xixi.
“A urina, um líquido formado pelos rins, transporta resíduos e toxinas que devem ser eliminados do organismo. Em uma pessoa saudável, deve ser amarelo claro, quase transparente, com pouca espuma e cheiro”, explica.
Causas de poliúria. A principal causa de poliúria é o consumo excessivo de água. Se você bebe 3 litros de água por dia, irá urinar algo em torno de 3 litros de por dia (um pouco menos em dias quentes). Às vezes, o consumo excessivo de água não é intencional, sendo este um sinal de doença psiquiátrica.
De maneira geral, um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes, em um período de 24 horas. Nesse sentido, é considerado normal acordar no máximo 1 vez durante o sono para ir ao banheiro urinar. Então, caso a frequência seja maior do que isso, é indicado procurar ajuda especializada para investigar o que está acontecendo.
Uma pesquisa da Universidade de Leiden, na Holanda, concluiu que urinar sentado pode ser benéfico por permitir um esvaziamento mais rápido e completo da bexiga. O urologista explica que, nessa posição, os músculos da pélvis e da coluna ficam totalmente relaxados, facilitando o processo de urinar.
Sim, um jato de urina dividido costuma ser normal e pode ocorrer ocasionalmente sem quaisquer problemas de saúde subjacentes. Pode ocorrer apenas devido à desidratação ou bexiga cheia.
O tempo que leva do primeiro gole até a vontade de ir ao banheiro pode ser de meia hora, mas muitos fatores podem alterar esse cronograma. O que você come e bebe, e não apenas o quanto você come e bebe, fazem a diferença.