As câmeras podem filmar 30 ou 60 FPS, mas no geral fazem em média 30 quadros por segundo. A diferença entre 30 e 60 está na fluidez do vídeo. Em 60 FPS os movimentos ficam mais realistas e isso faz com que a cena se pareça mais “rápida” em relação às gravadas em 30 FPS.
Em geral, o FPS mínimo necessário para evitar movimentos bruscos é de 30 fotogramas por segundo. O conteúdo de alta definição é de cerca de 60 fotogramas por segundo.
Os 30 fotogramas por segundo dão um aspecto visual ligeiramente mais suave à apresentação. No entanto, em geral, quando estiver a preparar o seu vídeo, ser-lhe-á perguntado se pretende utilizar 24 FPS ou 30 FPS. Se quiser mais desse aspecto clássico do filme, seleccionará 24 FPS.
60fps é melhor usado para cenas movimentadas com vários movimentos, como atletismo e sequências de ação, e é menos versátil que 30fps. Portanto, não é muito usado fora dessas configurações. De preferência, opte por 30 fps, a menos que esteja filmando essas cenas.
A maioria dos vídeos é gravada em pelo menos 1080, mas 720 (1280 x 720 pixels) pode ser uma resolução aceitável para conteúdo menor da Internet. No entanto, agora que a maioria dos monitores de computador são HD, a melhor prática é usar uma resolução maior que 720 para uso na Internet e streaming.
O FPS é a sigla que determina a quantidade quadros por segundo em um filme, uma animação ou uma cena de um jogo. Quanto mais quadros, mais fluída será a animação e mais detalhado será o movimento — graças à capacidade do cérebro humano de transformar imagens em sequência em um “filme” dentro de nossas cabeças.
Sendo assim, para a maioria das aplicações em segurança, não é necessário gravar à uma resolução maior que 7,5 fps. Isso já é sabido desde a época dos time-lapses, onde os grandes fabricantes recomendavam 5 fps como a taxa de gravação ideal para a maioria das aplicações .
As câmeras podem filmar 30 ou 60 FPS, mas no geral fazem em média 30 quadros por segundo. A diferença entre 30 e 60 está na fluidez do vídeo. Em 60 FPS os movimentos ficam mais realistas e isso faz com que a cena se pareça mais “rápida” em relação às gravadas em 30 FPS.
Além de afetar a capacidade de resposta, uma baixa taxa de quadros também pode afetar a experiência visual, especialmente se o jogo for baseado em animação e tiver recursos gráficos avançados. Portanto, os jogos rodam melhor com uma taxa de quadros mais alta, sendo 60 considerado ótimo e 30, o valor mínimo aceitável.
Dentre as principais razões para essa escolha, 24 fps foi considerada uma taxa de quadros suficientemente alta para criar a ilusão de movimento suave na tela, ao mesmo tempo em que era economicamente viável para a produção e distribuição de filmes na época.
Verifique o FPS: O FPS, (Fator de Proteção Solar) indica o nível de proteção contra os raios UVB. Geralmente, um FPS 30 é adequado para uso diário, mas se você estiver sob forte exposição ao sol, pode optar por um FPS mais alto, como FPS 50 ou FPS 60.
Basicamente a escolha entre os 30 e os 60 fps são uma escolha do programador. Os 30 fps são utilizados para fidelidade visual, e os 60 para maior fluidez/performance. Quando se misturam os dois modos, basicamente os programadores escolhem o que cortar e onde cortar, de forma a obter a performance.
Um FPS 30 permite que cerca de 3% dos raios UVB atinjam sua pele. Um FPS de 50 permite que cerca de 2% desses raios passem. Isso pode parecer uma pequena diferença até você perceber que o FPS 30 está permitindo 50% mais radiação UV em sua pele.
Jogos com altos FPS proporcionam movimentos suaves, precisos e envolventes, enquanto jogos com baixos FPS podem resultar em atrasos, engasgos e uma experiência menos satisfatória. Ao escolher um monitor para jogos, é importante considerar a relação entre o FPS do jogo e a taxa de atualização do monitor (HZ).
Qual é o FPS ideal para jogos? O consenso é que 60FPS seja o nível desejável para a maioria dos jogos. Muitos games rodam a 30FPS para poderem exibir gráficos melhores, sacrificando um pouco de fluidez. Existem níveis superiores como 120FPS, recomendado para games competitivos.
Na prática, a diferença entre FPS maior e menor é pequena. Um fator de proteção solar comum de 30, absorve 96,6% da radiação UV, enquanto o FPS 70, o dobro absorve 98,6%. Isso para protetores químicos. Ou seja, o FPS 30 já é o suficiente para a pele, e é recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Câmeras que captam em 60fps podem ser usadas para obter o efeito de slow motion durante a edição mais facilmente em relação às outras taxas (24 ou 30fps), sendo taxas de 120fps ou acima as mais indicadas para este tipo de efeito.
Se você está preocupado com a velocidade, os vídeos em 1080p e 60fps são melhores que aqueles feitos em 4K e 30fps. 1080p a 60fps é inferior a 1080p a 40fps, mas a imagem não parece tão instável quanto em 4K a 30fps. Qual é a melhor taxa de quadros para vídeos do YouTube: 60 fps ou 30 fps?
Num FPS 30, por exemplo, a dose eritematosa mínima acontece num espaço de tempo 30 vezes maior do que em uma pele sem proteção. Então você tem uma proteção 30 vezes maior da radiação solar. Com o FPS 60, essa proteção é 60 vezes maior, e daí por diante".
A resolução 4K em 30fps com profundidade de cor de 48 bits (em 4:4:4 RGB ou com amostragem de imagem 4:4:4 YCbCr) e aspecto de tela de 16:9, ocupa espaço de 1320 Megabit por segundo (Mbps) (165 Megabytes por segundo) em constant bitrate (CBR) usando compressão sem perda de dados.
Quando se trata de jogos, muitos jogadores preferem 1080p porque oferece uma melhor qualidade de imagem. No entanto, a resolução de 720p ainda é uma boa escolha para a maioria dos jogos e proporcionará uma experiência de jogo mais suave. Se você quer comprar um novo celular ou câmera, deve procurar um que suporte 720p.