Como se escreve: nada haver ou nada a ver? A forma correta de se escrever a expressão é nada a ver. Ela indica que algo não está relacionado, não corresponde ou não diz respeito a outra coisa. Geralmente, é precedida de uma expressão de negação, como “não ter” nada a ver.
Em relação a ter relação com algo ou alguém, a expressão correta é nada a ver. Haver é um verbo que significa existir. Entre outros significados, essa expressão é sinônima de: não corresponder, não dizer respeito a, não ter relação com, não ser do interesse de.
Essa é uma dúvida muito comum. Tem a ver ou tem haver? “Tem a ver” e “tem haver” são expressões que causam dúvida na hora da escrita. Apesar disso, o correto é utilizar a expressão “tem a ver”, que significa “está relacionado(a)” ou “diz respeito”, uma vez que não existe a expressão “tem haver” na língua portuguesa.
A expressão “nada a ver” indica a falta de relação entre as duas coisas. Portanto, ela é um sinônimo das expressões “não tem relação com” ou “não diz respeito a”. “Nada haver” é uma expressão menos usual, composta pelo advérbio “nada” e do verbo “haver”.
Como se escreve: nada haver ou nada a ver? A forma correta de se escrever a expressão é nada a ver. Ela indica que algo não está relacionado, não corresponde ou não diz respeito a outra coisa. Geralmente, é precedida de uma expressão de negação, como “não ter” nada a ver.
HAVER OU A VER? Qual é o Correto? Aprenda Agora Mesmo!
Quando se usa haver?
O correto é “haver” ou “a ver”? Haver remete a um verbo e o significado depende da aplicação. Como verbo transitivo direto tem o significado de "obter de volta"; "reaver". Já como verbo impessoal tem o sentido de "existir", enquanto no verbo pronominal tem o significado de "entrar em acordo".
Já a expressão “a ver” é usado para dizer se uma coisa tem relação com a outra – ou mesmo afinidade. Por exemplo: o salário era bom, mas a vaga não tinha nada a ver comigo”.
“Haver” e “a ver” são expressões que têm a mesma pronúncia, mas escritas de maneiras diferentes e usadas em contextos distintos. “Haver”, escrito com H e junto, é um verbo irregular. Pode significar “existir”, “acontecer” ou “fazer”, indicando tempo passado. “A ver”, escrito sem H e separado, é uma locução verbal.
Como escrever uma coisa não tem nada a ver com a outra?
Afinal, o certo é “nada a ver” ou “nada haver”? Essas duas expressões são aceitas na língua portuguesa. No entanto, apenas uma delas dá a ideia de uma coisa que não possui nenhuma relação com a outra: a expressão “nada a ver”.
Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.
Por outro lado, ter haver é utilizado no sentido de ter que receber algo, ter um crédito. É também comum a expressão ficar em haver, com o mesmo sentido. A fim de ilustrar melhor: Aquelas maçãs ficaram em haver, ele passará amanhã para pagar.
Sabe quando usar Oque, O que ou O quê? - Oque: não existe - O que: Pronome interrogativo Ex.: O que estava fazendo lá na escola? - O quê: Pronome interrogativo, porém, é usado em finais de frases. Ex.: Estava lá fazendo o quê? "oque" ñ existe!
A expressão «nada pessoal» pode ser substituída pela palavra impessoal que, segundo o dicionário em linha Infopédia significa genericamente «que não é pessoal, que não se refere ou não pertence a uma pessoa particular» e, entre aceções mais específicas, «que revela distanciamento ou frieza, distante, indiferente»1.
Como se escreve: nada a ver ou nada haver? Com o sentido de “não estar relacionado com” a forma correta é não tem nada a ver. O filme não tem nada a ver com o livro. Isso não tem nada a ver comigo.
Ter a ver é uma expressão que significa “estar relacionado com; dizer respeito a”. Ter a haver quer dizer “ter a receber”. – Uma coisa não tem nada a ver com a outra. – A alimentação que fazemos tem tudo a ver com a saúde que temos.
Vale antecipar que tanto "nada a ver" como "nada haver" existem, mas ambos possuem significados diferentes. A primeira é utilizada para indicar algo que não está relacionado, enquanto a segunda é indicada para tratar, por exemplo, de bens, dinheiro e riquezas.
Como sabemos, o verbo “haver”, quando tem o sentido de “existir”, “acontecer”, “realizar-se”, “fazer” (em orações temporais), é impessoal. Por isso, sempre deve ficar na 3. pessoa do singular. Nessa frase, observamos o sentido temporal, pois há a ideia de tempo transcorrido, passado.
2) No sentido de uma coisa ter ou não relação com outra coisa, as expressões tudo a ver e nada a ver são os modos corretos, e não tudo haver ou nada haver.
A forma correta é vai haver. O verbo haver, no sentido de «acontecer, existir», é impessoal, pelo que tem de se conjugar sempre na terceira pessoa do singular.