Realizar o desempeno das rodas é fundamental para garantir a segurança do motorista e dos passageiros, uma vez que rodas empenadas podem causar desgaste irregular dos pneus, vibrações no volante e até mesmo comprometer a frenagem.
Quando as rodas estão desequilibradas, podem surgir problemas como: Vibração: O volante pode tremer, especialmente em velocidades mais altas. Desgaste prematuro dos componentes: O desequilíbrio das rodas pode levar a um desgaste prematuro das peças da suspensão.
Não. Uma roda empenada ou amassada compromete o balanceamento, estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Ela deve ser reparada ou substituída antes do pneu ser montado.
Para identificar um aro empinado basta centralizar todas as rodas do seu veículo, se um demostrar estar torta, provavelmente vai estar empenada. Sendo assim, se o mesmo estiver empenhado, chegou a hora de trocar o aro, ou em alguns casos (quando possível), desamassar e restaurar o aro.
Como tira risco de roda de carro ( roda esportiva)
O que faz empenar a roda?
🙌 As causas para o empeno das rodas são várias, mas estão principalmente relacionadas às vias por onde seu veículo trafega. ✔Falta de conservação das ruas; ✔Buracos e falta de asfaltamento; ✔Passagem brusca em quebra-molas ou tartarugas; ✔Raspagem em meios fios.
“Por vezes, o dano à roda pode ser tão extenso que impede o correto assentamento dos talões, fazendo com que o pneu perca pressão lentamente. Esse quadro, além de comprometer a segurança, reduz a vida útil do pneu, podendo até danificá-lo de forma irreversível.
Quanto tempo demora para desempenar roda de carro?
Reformas simples, como pintura ou polimento, podem levar entre 2 e 4 horas. Já reformas mais complexas, como decapagem, desempeno e diamantação, podem levar entre 1 e 3 dias.
Há duas técnicas para desempenar rodas que são bastante conhecidas: desempeno por gabarito e desempeno por máquina hidráulica. O desempeno por gabarito é um processo rápido e simples. Ele é realizado com uma pressão para desamassar, sem ser necessário esquentar a roda.
A roda amassada prejudica o equilíbrio do conjunto roda-pneu, atrapalhando a condução e aumentando o desgaste dos pneus. Ao identificar essa condição nas rodas do veículo, é fundamental procurar um especialista, que irá analisar a situação e verificar o que pode ser feito para resolver o problema.
Impactos violentos: Batidas em buracos profundos, meio-fios ou acidentes podem causar o empenamento dos eixos das rodas. Desgaste ou envelhecimento: Com o tempo, os eixos podem enfraquecer devido à exposição a fatores como a corrosão e o desgaste natural.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
Se você tiver um veículo com tração nas quatro rodas, precisará obter um alinhamento nas quatro rodas. Por outro lado, se o seu veículo usa um sistema de tração dianteira ou traseira, ele precisa de um alinhamento frontal ou alinhamento do ângulo de empuxo.
Com o desgaste irregular dos pneus, por exemplo, há também a perda de segurança do carro ao rodar. Sem a manutenção e revisão periódicas, existe um risco muito maior ao dirigir. A falta de alinhamento causa instabilidade ao veículo, o que pode comprometer a segurança, proporcionando um risco maior de acidentes.
Os automóveis costumam ser alinhados apenas nas rodas dianteiras, mas há veículos com suspensão traseira independente, e estes precisam alinhar as rodas traseiras.
Para carros baixos com hatchs: R$300 a R$350; Para carros maiores, como as SUVs: R$150 para cada roda; Para reparar pequenos riscos ou arranhões: R$50 e R$70; Em carros de luxo: o preço pode ficar salgado, aproximando-se de R$ 1.500.
Em média, o custo para reparar os riscos por unidade vão dos R$ 80 aos R$ 120 para estruturas de aro 14, dos R$ 80 aos R$ 150 para as de 15” e dos R$ 80 aos R$ 170 para as de 16”, com pintura inclusa.
O desempeno é realizado por profissionais especializados, que utilizam equipamentos específicos para corrigir as deformações e desalinhamentos das rodas. Além de melhorar a segurança, o desempeno também traz benefícios como o conforto durante a condução e a economia a longo prazo.
As causas para o empeno das rodas são várias, mas estão principalmente relacionadas às vias por onde seu veículo trafega. A falta de conservação das ruas e rodovias no país é um fator de alto risco para as rodas. Entre os causadores mais comuns, estão os buracos e a falta de asfaltamento.
Os pneus costumam entortar por dois motivos: deformação por pancadas ou desgaste irregular, explica José Carlos Quadrelli, gerente geral Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil.