Segundo a recomendação geral dos fabricantes de veículos, o motorista deve alinhar e balancear o carro sempre quando se aproximar da marca dos 10mil km rodados.
Um desequilíbrio pode causar trepidações no volante, especialmente em velocidades superiores a 50 km/h. Se você sentir essa trepidação, é necessário levar o veículo à oficina, onde contrapesos de chumbo serão adicionados para restaurar o equilíbrio.
Não é obrigatório fazer o alinhamento e o balanceamento juntos. O que é recomendado é que sempre que for fazer um serviço você verifique a necessidade de realizar o outro.
Como saber se precisa fazer alinhamento e balanceamento?
Sinais de que é hora de alinhar e balancear
Vibração no volante: Se o volante vibrar enquanto você dirige, mesmo em estradas lisas, isso pode ser um sinal de desequilíbrio das rodas. Puxando para um lado: Se o seu carro puxar para um lado quando você soltar o volante, isso pode indicar um problema de alinhamento.
O desgaste do veículo por falta de manutenção é uma realidade. Não realizar alinhamento e balanceamento pode gerar danos. Saiba mais! Um dos principais problemas no carro desalinhado e desbalanceado é o desgaste irregular dos pneus.
Se você tiver um veículo com tração nas quatro rodas, precisará obter um alinhamento nas quatro rodas. Por outro lado, se o seu veículo usa um sistema de tração dianteira ou traseira, ele precisa de um alinhamento frontal ou alinhamento do ângulo de empuxo.
Se perceber que o volante está inclinado para um lado, é um sinal de desalinhamento. 2. Carro "puxando" para um lado ou para o outro: Se o veículo não mantém uma trajetória reta e exige esforço do motorista para corrigir a direção, é um indicativo de que o alinhamento está desregulado.
Alinhamento e balanceamento preço: quanto custa? Os preços variam muito entre oficinas e regiões. A média geralmente fica entre R$100 e R$250 nas principais capitais do país. O modelo do carro também pode interferir no valor, então, vale pesquisar entre as oficinas de confiança antes de fechar o negócio.
A falta de alinhamento pode desgastar os pneus de forma inadequada, comprometendo a sua vida útil e problemas no freio podem levar a situações complicadas como a perda de eficiência de seus componentes. Fazer manutenção preventiva é a forma mais prática de deixar o veículo em boas condições de uso.
O que é mais importante, alinhamento ou balanceamento?
O balanceamento do automóvel faz parte do processo de manutenção preventiva, garantindo que as rodas girem sem vibrações. Já o alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, evitar acidentes e garantir uma direção mais tranquila ao motorista, além de economizar combustível.
Embora a cambagem não seja uma prática recomendada pelos fabricantes de veículos, ela pode ser indicada em situações específicas. Por exemplo, se o automóvel sofreu algum tipo de dano no conjunto de suspensão e está fora do ângulo ideal – esta situação pode causar desgaste irregular dos pneus.
O uso do carro provoca desgaste normal e gera a perda de parâmetros de balanceamento e alinhamento, principalmente para quem trafega muito com o veículo e em ruas esburacadas.
Se você já fez essa pergunta a alguém, saiba que o procedimento é rápido: o alinhamento, procedimento que normalmente dá um pouquinho mais de trabalho para o profissional que está fazendo a revisão do veículo, demora em média 45 minutos. Já o balanceamento dura, em média, 15 minutos.
Veículos desalinhados também consomem mais combustível, puxam para um lado e podem fazer com que o motorista perca o controle nas curvas. Assim como o balanceamento, o alinhamento das rodas deve ser realizado de forma preventiva a cada 10.000 km rodados.
Alinhamento e balanceamento são essenciais para a preservar os pneus. Além da frequência recomendada, a cada 10 mil km, deve-se fazer novamente o balanceamento toda vez que for necessário desmontar ou montar um pneu em uma roda. Quando ele não é bem feito, o volante do carro trepida em altas velocidades.
Não é preciso balancear todas as vezes em que o carro é alinhando. O balanceamento das rodas não está ligado ao alinhamento. A prática deve ser realizada quando o volante estiver vibrando, duro demais, quando o motorista fizer a troca dos pneus ou quando a quilometragem estipulada para ela for alcançada.
Como saber se o carro precisa de alinhamento e balanceamento?
Existem alguns fatores de como saber se o carro precisa de alinhamento. O tremor é um indicativo claro de que o carro precisa desse tipo de manutenção. A dificuldade de controle da direção também é um sinal, principalmente em situações em que ele realiza movimentos imprevistos, como se estivesse “puxando para o lado”.
A geometria, também é conhecida como alinhamento, é um processo cuja finalidade é ajustar os ângulos das rodas do veículo, fazendo com que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si.
— Além disso, um carro desalinhado e desbalanceado por se tornar extremamente perigoso. O seu comportamento fica completamente descalibrado e pode pegar o motorista de surpresa em curvas, ou até mesmo em linha reta. O volante desalinhado pode passar uma falsa impressão e causar acidentes — completou.
De forma geral, para identificar se seu veículo está alinhado é simples: quando você deixa a direção livre por alguns segundos, seu veículo continua circulando em linha reta? Se a sua reposta for sim, está tudo certo. Caso o veículo tenda para a direita ou para a esquerda, pode ser um sinal de que está desalinhado.
“Uma cambagem adequada, dentro das medidas estipuladas pelo fabricante, é fundamental para garantir a segurança, a estabilidade, o desgaste uniforme dos pneus, a aderência em curvas e a eficiência no consumo do combustível”, disse Rodrigo Emiliano Castilho, coordenador de serviços de linha pesada da DPaschoal.
Os automóveis costumam ser alinhados apenas nas rodas dianteiras, mas há veículos com suspensão traseira independente, e estes precisam alinhar as rodas traseiras.
Verifique se há desgaste nas juntas, barras, coifas e, não esqueça de verificar se há indícios de vazamento de graxa ou óleo lubrificante. Inspecione amortecedores, molas, coifas, batentes e todos os itens da torre de suspensão quanto a danos mecânicos. Sempre verifique se há vazamentos.