É impossível ser rebatizado O fato de haver apenas um batismo, significa que há apenas uma resposta para a pergunta “Devo ser batizado novamente?” A resposta é: não, um batismo é suficiente, uma segunda vez nunca é necessária.
Uma pessoa que foi batizada dentro do rito católico, mas que por algum motivo deixou a comunidade e foi para outra religião, e que depois quer retornar para a comunidade não precisa receber novamente o batismo, pois o primeiro foi válido.
FUI BATIZADA (O) NOUTRA IGREJA (RELIGIÃO), POSSO SER BATIZADA DE NOVO? O Batismo ocorre apenas uma vez na vida. Se uma pessoa foi batizada numa religião e o batismo foi válido (aconteceu) não pode haver um novo batismo.
A Quaresma é uma ocasião para “nos tornarmos de novo” cristãos, mediante um constante processo de mudança interior. Morto em Cristo para o pecado, também o batizado renasce para a vida nova, restabelecido gratuitamente na dignidade de filho de Deus.
EM POUCAS PALAVRAS: Batizei sem arrepender, devo batizar novamente?
Por que o batismo só pode ser recebido uma única vez?
O Papa Francisco lembra que, através do Batismo, Cristo vive em nós e que nós passamos a viver unidos a Ele. Assim, podemos todos colaborar com a Igreja. Pelo Batismo, a pessoa recebe uma marca espiritual indelével, ou seja, uma marca permanente de Deus em sua alma. Por isso, só se pode ser batizado uma única vez.
Os batismos em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são realizados por imersão, ou seja, a pessoa é mergulhada completamente na água e, em seguida, é retirada da água. A Bíblia nos diz que “sendo Jesus batizado, [Ele] saiu logo da água” (Mateus 3:16).
Com o batismo, começamos uma vida nova. Essa é a razão por que ele é um novo nascimento. Jesus disse que, a menos que nasçamos da água e do Espírito, não poderemos entrar no reino de Deus (ver João 3:3–5).
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
Há situações em que ainda é necessário um batismo bíblico: por exemplo, se você foi batizado em uma seita; se você não foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; se você foi batizado sem usar água ou se foi batizado por alguém que não foi autorizado a fazê-lo em sua igreja.
A fé católica sempre se firmou neste ponto, atestado pela unânime tradição dos Padres da Igreja. Há um só batismo porque ele é ação de Cristo-Deus e a Palavra de Deus não volta atrás.
Se você descobrir que ainda não fez o batismo válido, precisa examinar o que Deus diz e ser imerso(a) nas águas para remissão dos seus pecados. Precisa receber, uma vez, o batismo que Jesus ordenou.
Somos informados em Atos 19:1-7 que, em Éfeso, o apóstolo Paulo encontrou “uns doze” discípulos já batizados por João Batista no “batismo de arrependimento” que nem ao menos haviam ouvido falar “que existe o Espírito Santo”. Após compreenderem essa verdade, eles foram rebatizados “em o nome do Senhor Jesus”.
Sou batizado na Igreja Católica Posso me batizar na Igreja evangélica?
Normalmente, a Igreja Católica não batiza de novo protestantes que para ela voltam, (o batismo é dado uma vez, porque nos torna filhos de Deus, herdeiros com Jesus), a não ser que a denominação protestante faça do batismo rito de entrada na denominação, aceitando, portanto, o rebatismo.
“Entendemos que a pessoa que recebeu o Espírito Santo não tem garantia de que O terá para sempre. Pessoas cheias da presença de Deus podem cair em pecado, se desviar da fé. Afinal, Ele dá liberdade para cada um escolher o que fazer, decidir ser dEle ou não”, explicou o Bispo Renato Cardoso.
Não. O Sacramento do Batismo não pode ser anulado, uma vez que ele tem um caráter indelével, ou seja, ele imprime uma marca em cada pessoa batizada que não pode ser apagada.
Não são todas as igrejas que o batismo é validado, e sim essas: igrejas orientais ortodoxas, igreja vetero católica, igreja episcopal do Brasil, igreja evangélica de confissão luterana no Brasil e igreja evangélica luterana do Brasil.
No Brasil, não é preciso rebatizar. A Bíblia fala que há um só batismo. Tá bom, a Bíblia. ela estabelece o batismo. com uma forma de você se integrar na igreja, mas em nenhuma parte, nem do novo testamento.
Pelo Batismo, eles entraram na comunidade cristã e agora vêm pessoalmente reafirmar o desejo de seguir a Jesus, ser cristãos de verdade e viver na família de Deus. A celebração renova as promessas que os pais e padrinhos fizeram em nome dos catequizandos no dia do Batismo.
Muitos afirmam que o verdadeiro batismo foi aquele em que Jesus Cristo disse no livro de Mateus, capítulo 28; enquanto outros creem que na verdade o batismo correto é aquele proferido por Pedro no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2.
O Batismo é um elemento de vital importância para a Igreja Cristã. Através dele, declaramos que estamos arrependidos diante de Deus; que aceitamos Seu projeto de vida e estamos desejosos de fazer parte do Seu Corpo, a Igreja.