O ideal é que a contenção seja utilizada para sempre, durante toda a vida do paciente. Porém, no caso dos aparelhos móveis, os especialistas costumam recomendar o uso por, no mínimo, o mesmo período do tratamento com o aparelho fixo. Na maioria dos casos, esse período costuma variar entre 1 e 5 anos.
Você não precisa usar a sua contenção para sempre se não se importar dos seus dentes, como qualquer outro órgão humano, com o passar dos anos, sofrerem mudanças inerentes a qualquer pessoa, pela ação do envelhecimento.
Sendo assim, se com o aparelho ortodôntico o tratamento durou 24 ou 36 meses, deve-se então utilizar os de contenção por 4 a 6 anos. Porém, na prática, o ideal seria não remover, nem deixar de usar nenhum deles, por tempo indefinido.
Em média, as contenções móveis costumam ser usadas por um ano. Já os modelos fixos têm um período de uso indeterminado. Atualmente, é comum que os dentistas recomendem a contenção fixa pelo maior tempo possível, realizando apenas trocas, e não a remoção completa.
A contenção fixa inferior deve ser mantida sempre que o paciente não quer que seus dentes se movam mais, após o tratamento ortodôntico. Com o processo natural de envelhecimento, nossos dentes estão em constante movimentação. Se você não se importar de seus dentes inclinar, mudar de posição, pode remover sim.
QUANTO TEMPO USAR A CONTENÇÃO ORTODÔNTICA | É VERDADE QUE A DE BAIXO É PRA SEMPRE?
Quando pode tirar a contenção dos dentes?
Após o tratamento ortodôntico, com movimentação macro, colocamos as contenções e o paciente passa pelo protesista, que fará ajustes como trocar restaurações, colocar dentes que estão faltando, fazendo a reabilitação da mordida. Somente após esse tratamento é que indicamos a remoção da contenção.
Como já dissemos, a falta do uso do aparelho móvel ou fixo de contenção acarretará o desalinhamento dos dentes, levando assim ao insucesso do tratamento.
Fique tranquilo, 1 semana não trás problemas. Se o seu dentista fez tudo direitinho e você também cumpriu com a sua parte, fique tranquila. Em uma semana não ocorre tantas movimentações.
O aparelho de contenção tem um preço médio de R$ 750 (setecentos e cinquenta reais). Lembrando que se trata de um preço médio, podendo varia de acordo com o profissional, a clínica, os valores podem mudar também de região para região.
A móvel se parece com um aparelho móvel. Contudo, também pode ser como uma placa transparente, conhecida como Aligner. O uso desse tipo de contenção geralmente é na arcada superior, e recomendado por aproximadamente dois anos após retirar o aparelho, sempre seguindo a recomendação do ortodontista.
A contenção ondulada proporciona maior conforto e permite uma higiene mais eficaz ao paciente, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes.
É normal haver uma irritação na boca nas primeiras semanas pós-contenção. Isso ocorre pois quando há um corpo estranho na boca, ficamos involuntariamente passando a língua sobre o mesmo.
Se você estiver se referindo a contenção ortodôntica após o tratamento com aparelho, é normal que a contenção fique um pouco mais apertada de um lado do que do outro. Isso pode ocorrer devido a vários fatores, como a posição dos dentes, a mordida e a forma como a contenção é ajustada.
Tem que fazer manutenção no aparelho de contenção?
😁 Para garantir a manutenção de um belo sorriso e preservar o seu tratamento ortodôntico corretivo, é importante que o paciente siga as recomendações do dentista e vá regularmente para fazer a manutenção. ❗ Em caso de perda ou quebra da contenção, é necessário fazer uma nova o quanto antes.
Você não pode ficar sem usar a contenção móvel, pois pode perder todo o tratamento que foi feito na sua boca, quando se retira o aparelho fixo , os seu dentes ficam moles , e precisam desta contenção para manter os dentes no lugar até que o osso firme seus dentes novamente, se não usar eles irão se movimentar e voltar ...
De acordo com a Dra. Reis, o mais indicado é não mexer na pecinha por conta própria e procurar um profissional especializado o quanto antes. “É muito incomum que haja algum incômodo ao soltar a contenção. Porém, o indicado é informar ao dentista, só ele poderá removê-la ou fazer o reparo necessário.
Geralmente, a contenção fixa é indicada para os dentes inferiores, porque eles têm uma suscetibilidade maior para a recidiva. A contenção móvel, por sua vez, é mais utilizada nos dentes superiores. Vale ressaltar que todo paciente que faz o Tratamento Ortodôntico precisa utilizar algum tipo de contenção.
Esse tempo de seis anos é muito tempo para se usar um aparelho ortodôntico, precisa avaliar o motivo desse tempo, pois não é normal isso. Eventualmente o uso prolongado e o excesso de forças de movimentação sobre os dentes pode provocar sequelas sim, dentre elas a reabsorção das raizes.
Como saber se já está na hora de tirar o aparelho?
O ideal é que o paciente faça uma consulta com o dentista para examinar a sua saúde bucal e, a partir disso, receba a indicação do método adequado para a harmonização do seu sorriso. O tratamento dura no mínimo 8 meses, e a pessoa pode ficar com o dispositivo na boca por um período de até 30 meses.
Essa contenção é fixa justamente para evitar que o paciente acabe esquecendo de usar o aparelho. Os dentes da arcada inferior têm mais propensão para a perda do tratamento realizado. O que o aparelho de contenção fixa faz é manter os dentes alinhados da maneira como o aparelho ortodôntico deixou.
Na grande maioria dos casos recomendamos o uso da contenção por período indeterminado ! Exceção aos casos em que há algum comprometimento gengival ou nos dentes onde está apoiada.
Entretanto, no caso dos aparelhos móveis de contenção, é normal que os profissionais instruam os pacientes à utilizá-lo 24 horas por dia durante algum tempo e, ao se certificar da estabilidade do tratamento, diminuem o uso para ser feito apenas durante a noite.