GPUs NVIDIA: A maioria das GPUs NVIDIA tem um limite térmico de cerca de 105°C, mas é aconselhável mantê-las abaixo de 85°C para garantir um desempenho estável e evitar danos ao longo do tempo. GPUs AMD: As GPUs AMD geralmente têm um limite térmico em torno de 95°C.
GPU: Para placas gráficas, temperaturas abaixo de 80-85°C sob carga máxima são consideradas ideais para garantir uma vida útil prolongada e evitar throttling (redução de desempenho para reduzir a temperatura).
Para começar, existe uma faixa de temperatura geral a ser cumprida, mas isso não significa necessariamente que sua GPU está funcionando muito quente. A maioria das GPUs pode lidar com temperaturas de 65-85 ° Celcius (149-185 ° Fahrenheit).
A temperatura ideal varia de acordo com o fabricante e o modelo da GPU, mas, em geral, não deve ser superior a 100ºC. Quanto mais baixo estiver esse parâmetro, melhor.
A temperatura máxima de operação da 3060 é 93°C. Então, tecnicamente, qualquer coisa abaixo de 90°C está tudo bem, mas para ter um pouco de folga, você quer dizer 80°C no máximo.
Não há softwares para reduzir essa temperatura, porém você pode testar mudando o seu cenário onde o notebook fica. Você também pode usar uma dockstation de resfriamento. Caso o notebook ainda esteja na garantia, recomendo acionar a Dell para verificação fisica das "fans" e da pasta térmica no processador.
Como saber se a placa de vídeo está esquentando muito?
Inicie o HWMonitor. Execute HWMonitor enquanto joga até que o problema ocorra. Verifique as temperaturas máximas indicadas pelo HWMonitor. Você pode ter problemas de superaquecimento se seu processador passar de 60°C ou sua placa de vídeo passar de 80°C.
Qual a temperatura ideal da CPU? A faixa de temperatura segura para a maioria das CPUs está entre 40-65° C. Quando a CPU está trabalhando em tarefas mais exigentes, sua temperatura pode alcançar até 80-85° C, o que seria o limite absoluto. Temperaturas constantes acima de 80° C podem danificar a CPU e o seu silício.
A temperatura da sua placa de vídeo GTX 1650 em seu notebook Nitro 5 está dentro do intervalo esperado para o uso em jogos. 50 a 62 graus é considerado uma temperatura normal para essa placa de vídeo em uso intenso.
Um processador com temperatura dentro da normalidade fica entre 40 e 80 graus no máximo quando em uso rotineiro. Ou seja, navegando na internet ou executando aplicações mais simples. Acima de 80 graus é necessário ficar atento dependendo do modelo do processador.
É muito normal que qualquer GPU atinja 60 graus sob carga. Você não deve se preocupar mesmo que ela chegue a 80. Você precisa se preocupar se a temperatura atingir 80 graus em repouso. Aí você pode dizer que algo não está certo.
Mantenha a GPU refrigerada fazendo uma limpeza geral no dispositivo e tendo ventoinhas funcionando de forma adequada. Você pode instalar ventoinhas extras ou um outro sistema de refrigeração, caso sua GPU superaqueça com frequência. Você também pode monitorar a temperatura da sua GPU.
As CPUs são projetadas para funcionar com segurança com 100% de sua utilização. No entanto, essas situações também podem afetar o desempenho de jogos e aplicativos de alta intensidade. É possível resolver alguns dos problemas mais comuns aprendendo a corrigir o uso elevado da CPU.
A GPU base é a Blackwell B200, com 208 bilhões de transístores, uma enormidade. São 20 petaflops de poder de processamento. Ela sucede a H100, famosa por ter Mark Zuckerberg entre seus compradores (com centenas de milhares de unidades a caminho da Meta).
É normal que a GPU da placa de vídeo fique em 0% quando não há atividades ou aplicativos que estejam utilizando intensivamente a placa de vídeo. Se você está apenas verificando no Gerenciador de Tarefas, é possível que o uso da GPU não esteja sendo detectado corretamente.
Para isso, acesse a aba Tray Icons. Na segunda barra de seleção em que está escrito Add tray icon temperature, você deve clicar e selecionar as temperaturas dos componentes que quer que sejam exibidos na barra de tarefas.