É normal o cabelo do bebê cair? Sim, é normal. Esse processo é chamado de “eflúvio neonatal” e pode ocorrer com pelos em outras partes do corpo também.
Isso é normal e esperado. A perda, que ocorre nos primeiros 6 meses de vida, não é um motivo de preocupação, mas uma simples troca da penugem do bebê por fios mais maduros. Normalmente, o bebê perde o cabelo quando ocorre o atrito contra o colchão e pelo hábito de bater a cabeça.
Quanto tempo leva para o cabelo do bebê parar de cair?
A queda dos cabelos do bebê podem continuar depois dos seis meses de vida, mas geralmente a intensidade da queda vai diminuindo a partir dessa idade. Logo, se a queda continuar intensa ou acabar piorando, também será preciso uma avaliação de um médico pediatra.
Papais e mamães, principalmente os de primeira viagem, se assustam com a queda de cabelo dos Bebês. A perda de fios é normal até os 6 meses de vida. E, neste período, podemos definir em três fases: o crescimento, o repouso e a queda. Essa queda brusca de cabelo tem a ver com fatores hormonais.
Faça movimentos leves na hora da lavagem e secagem o cabelo do bebê que é muito fininho. Outro aspecto super importante para prevenir a queda de cabelo do bebê é evitar que ele durma com o cabelo molhado, este processo pode acarretar a quebra dos fios e também sua queda.
Fica a Dica - É normal bebês terem queda de cabelo nos primeiros meses? - by Farmácias Pague Menos
O que ajuda o cabelo do bebê parar de cair?
A indicação é lavar os cabelos do bebê todos os dias, uma vez ao dia. Depois de um mês de vida, a frequência pode ser um pouco mais espaçada. Essa rotina evita infecções no couro cabeludo, que podem levar à queda além do natural.
De 0 a 3 anos. O cabelo dos bebês costuma mudar bastante nessa etapa. Eles podem perder muitos fios, que depois voltam a nascer, podem clarear ou escurecer, enrolar ou alisar, por exemplo.
Após um ano o cabelo começa se tornar definitivo. Entretanto, ele ainda mantém mais fino e mais claro por causa da produção de pigmentação. “Somente quando a criança atinge três anos de idade é possível ter uma ideia se o cabelo do seu filho será fino, cacheado e a cor dos fios”, frisa o especialista.
Durante o inverno, as lavagens podem ser feitas em dias alternados. Contudo, se o bebê tem aquelas casquinhas que descamam no couro cabeludo, a melhor opção é lavar todos os dias.
Na maioria das vezes isso acontece, aproximadamente, até os 9 meses de idade. Nessa época, em que ocorre uma grande circulação de melanina pelo corpo todo, já é possível saber com mais certeza como vai ficar o olho do bebê, ainda que algumas crianças possam ter alterações sutis até os 6 anos de idade.
Portanto, as mamães precisam segurar a ansiedade para saber como será exatamente o cabelo do bebê, já que mesmo após o parto os fios passam por transformações de cor e textura. A partir dos 6 meses eles começam a ficar como de fato serão: lisos, cacheados, crespos, finos ou grossos.
Lembre-se, porém, que adquirir essa habilidade é um processo. Entre os seis e oito meses ele senta com a ajuda das mãozinhas; entre os oito e os dez meses ele aprende a sentar sozinho. A partir dos quatro meses, você pode colocar o bebê sentado no colo, segurando-o pelas axilas, para estimular esse desenvolvimento.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cada fio de cabelo cresce por cerca de seis anos, e, ao parar de crescer, entra em fase de repouso, que leva algumas semanas. Depois desse processo, o fio cai em três meses, momento em que um novo fio deve substituí-lo.
Não existem regras, mas pode ser que seja necessário cortar o cabelo do bebê logo nos primeiros 5 meses de idade, se ele for cabeludinho. Para os bebês com poucas mechas, o corte pode demorar mais de 10 meses para acontecer.
A chegada de um bebê é sempre um momento de grande alegria para os pais, mas também traz consigo uma série de mudanças e adaptações. Uma delas, muitas vezes desconhecida para os pais de primeira viagem, é a queda de cabelo nos bebês, uma ocorrência natural que ocorre entre o 3° e o 6° mês de vida.
Tração: Agarrar com muita força, puxar, prender com muita força ou usar chapéu também pode fazer com que os cabelos caiam. Evite penteados e tranças puxado demais, tire um momento do dia para deixar os cabelos soltos. Transição alimentar: a amamentação é super completa, rica e apropriada.
Quando o cabelo do bebê começa a crescer depois que cai?
1O cabelo do bebê cai com até seis meses de idade e esse período pode se estender até os dois anos. 2O atrito da cabeça da criança com o travesseiro ou colchão pode ocasionar em falhas capilares localizadas. 3O nascimento dos fios geralmente ocorre a partir dos seis meses de idade e pode se estender até um ano e meio.
Tais fios, de acordo com o especialista, caem nos primeiros meses de vida e são substituídos pelos ditos terminais (uma prévia de como ficarão os fios definitivos) – o que ocorre até os 2 anos de idade, em média. Por isso, não se assuste: é comum o bebê “perder” os cachos e ficar com o cabelo liso após alguns cortes.
Existe uma crença popular de que cortar o cabelo do bebê antes de um ano possa prejudicar o crescimento e a saúde do fio. Essa crença não tem base científica e é apenas um mito. Não há uma regra que proíba cortar o cabelo do bebê no primeiro ano de vida.
Quais os benefícios do leite materno para o cabelo?
“O leite é um excelente hidratante para os cabelos por conter ácido láctico, que já faz parte da constituição da pele, cabelo e é altamente umectante. Além disso, ele também é rico em vitaminas, proteínas, aminoácidos e cálcio.
Ainda segundo a pediatra, o tom dos fios dos pequenos é determinado pelos genes herdados dos pais. "Existem múltiplos genes envolvidos na expressão da cor do cabelo, e a combinação específica dos genes dos pais influencia na cor [de cabelo] que o bebê terá", completa.
São chamadas recém-nascidas do nascimento até um mês de idade; bebê, entre o nascimento e os 2 anos, e criança quando têm entre 2 anos até doze anos de idade.