A crise de choro que acontece sem um motivo é um sinal de que algo não está bem. Se você tem chorado mais do que o habitual e não consegue cessar as lágrimas, pode estar vivenciando uma depressão não diagnosticada, ou outro transtorno do humor.
No transtorno disfórico pré-menstrual, os sintomas pré‑menstruais são tão graves que acabam interferindo no trabalho, nas atividades sociais ou nos relacionamentos da mulher. O interesse nas atividades diárias diminui consideravelmente, e algumas mulheres podem até mesmo apresentar um comportamento suicida.
Fazer exercícios durante a menstruação pode ajudar a aliviar a dor menstrual, pois acredita-se que as endorfinas (um tipo de hormônio produzido durante o exercício) aliviam a dor, a ansiedade e a depressão, além de melhorar o humor (11, 12).
Quando a tristeza se torna constante, pode ser um sinal de que seu organismo está precisando de ajuda, ou seja, quando falamos “doença” é porque aquele nível de tristeza já não pode ser tratado com um bom momento, ou mesmo, com a companhia de quem se ama.
Pode ser sinal de que algo não tá bem, como depressão, ansiedade ou outras doenças. Nesses casos, o importante é procurar ajuda profissional para entender o que está acontecendo e receber o tratamento adequado. Quer entender melhor o que pode estar causando essa vontade de chorar do nada? Veja a seguir!
O choro, mesmo sem motivo, é a forma que o seu corpo usa para se comunicar. Entretanto, se você percebe que as crises de choro não tem um motivo claro e acha que chorar sem motivo atrapalha a sua rotina, é preciso ouvir com atenção o que o seu corpo está querendo dizer.
O transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) é uma forma mais grave e intensa da síndrome pré-menstrual (SPM), conhecida também como tensão pré-menstrual (TPM). Esse problema causa sintomas físicos, cognitivos e psicológicos relacionados às oscilações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual.
Existem estudos que mostram que o período pré-menstrual também contribui para um agravamento de algum transtorno psiquiátrico já existente, ou seja, se uma mulher sofre de depressão, é provável que os sintomas dessa depressão se tornem mais intensos durante o período pré-menstrual.
A diferença é que a TPM é algo que aparece cerca de uma semana, cinco, dez dias antes mulher menstruar e depois desaparece. Quando o fluxo começa, os sintomas da TPM começam a desaparecer”. Já a depressão é a perda do prazer em viver, muitas vezes sem relação com um fato triste.
O choro faz parte da nossa existência. Ele é uma manifestação de emoções negativas que sufocam, geralmente acumuladas. Mas quando passamos a chorar por qualquer coisa, precisamos de mais atenção no problema.
O choro excessivo pode ser um sintoma de depressão, ansiedade ou estresse emocional. Além disso, outras condições médicas ou hormonais podem afetar as emoções, como alterações da tireoide ou a menopausa.
Ouvir vozes ainda são considerados pela psiquiatria como uma alucinação auditiva e como um sintoma de condições, tais como transtornos esquizofrênicos, psicose maníaco-depressiva e psicoses.
Essas mudanças hormonais podem afetar a química do cérebro, em especial neurotransmissores como a serotonina, que tem uma função importante na regulação do humor. Em resumo, baixos níveis de serotonina podem causar essa tristeza repentina que provoca a vontade de chorar.
Os sintomas da crise de ansiedade incluem medos extremos, preocupações em excesso e crises de choro. As causas podem ser multifatoriais e incluem traumas e gatilhos específicos para cada paciente.
Ficar triste é normal, faz parte do cotidiano. Mas quando a tristeza se repete, se intensifica e se agrava, é preciso procurar ajuda, porque pode ser depressão ou algum outro transtorno psicológico.
Resposta emocional: O choro pode ser uma resposta a uma sobrecarga emocional. Quando estamos diante de brigas ou confrontos, as emoções podem acumular-se ao ponto de transbordarem em forma de lágrimas.
O Dr. Bruno Sander, médico endoscopista entrevistado pelo portal O TEMPO, explicou que embora raríssimo, é possível que um choro intenso e excessivo conduza a complicações sérias.
O ato de chorar serve como acalento porque ativa o sistema nervoso parassimpático, que ajuda o corpo a descansar. Neste caso, os benefícios de chorar aparecem depois de alguns minutos de lágrimas rolando.
O estrogênio está relacionado ao aumento de serotonina e ao bom humor. É muito comum quando a menstruação acaba ficarmos com mais energia e mais dispostas, isso ocorre porque os níveis deste hormônio estão mais elevados neste período.
Mas se você sofre do Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, há uma exacerbação das questões emocionais e até físicas. Pode haver uma sensação de depressão com choro ininterrupto que não melhora com nenhum tipo de atitude; ou uma compulsão alimentar intensa, além de irritação. Seria o extremo da TPM", diz Pupo.
Entre os sintomas mais comuns da TPM estão: irritabilidade, tristeza, cansaço, inchaço das mamas, dor nas pernas ou no corpo todo, cólicas, acne e alterações no apetite. Outros sinais podem aparecer, variando de pessoa para pessoa, e esse fenômeno pode ter início logo na primeira menstruação.