As feridas na vagina ou na vulva podem surgir por diversas causas, podendo principalmente acontecer devido ao atrito durante a relação sexual, alergia a roupas ou absorventes íntimos ou ser consequência de uma depilação feita sem muitos cuidados.
Para o tratamento dessa lesão, o ideal é passar por uma consulta com o ginecologista para a análise minuciosa do seu caso. Muitas vezes, um tipo específico de pomada costuma ajudar. No entanto, o profissional irá determinar a melhor maneira de tratar o problema.
De modo geral, os pacientes com essa queixa podem receber a indicação de tentarem ter relações quando estão mais relaxados, investindo um tempo maior só no contato com o parceiro e no uso de lubrificantes apropriados para a região íntima. Se ainda assim a dor continuar, é recomendada a busca de ajuda médica.
Os tratamentos podem ser feitos com o uso de cremes e pomadas com ação corticoide, antifúngica ou antibiótica. Outra opção é o uso do laser vaginal, que acelera o processo de cicatrização da pele. O laser vaginal também pode ser usado para outros fins, principalmente em Ginecologia Regenerativa.
Porque toda vez que tenho relação Parece que tenho fissura?
Fissuras genitais são pequenos cortes na mucosa vaginal e vulvar causadas por fatores diversos. Entre eles, pode exemplo, disfunção hormonal, alimentação, falta de lubrificação, infecções vaginais de repetição, estresse, menopausa, climatério, alergias e puerpério.
Dor, desconforto e ardência na entrada da vagina, no momento de iniciar a penetração, mas que também pode ocorrer durante e após a relação sexual. Sangramento pelas fissuras durante a relação sexual. Dor e ardência ao urinar, principalmente quando o xixi encosta na área fissurada.
A candidíase nas pregas cutâneas ou no umbigo geralmente provocam uma erupção de cor vermelho-vivo, por vezes, com rachadura da pele. Podem surgir pequenas pústulas, principalmente nas extremidades da erupção cutânea, que podem ser acompanhadas de coceira ou de ardor intensos.
O que causa uma fissura? As causas comuns incluem evacuação de fezes duras ou grandes, constipação crônica, e, menos frequentemente, doenças inflamatórias intestinais ou infecções.
Rectogesic e outras pomadas com nitroglicerina: ajuda no relaxamento do esfíncter anal e melhora a circulação sanguínea na região, facilitando a cicatrização da fissura; Bepantol ou Hipoglós: são pomadas cicatrizantes que hidratam e estimulam a cicatrização da pele.
O que causa a ardência na hora da relação? “Pode haver muitos motivos para a ardência durante a relação”, explica a Dra. Jenna Beckham, ginecologista obstetra. “Algumas das possíveis causas são infecções, irritação, ressecamento vaginal ou condições como o vaginismo e a vestibulodínia”.
Após a primeira relação sexual com penetração vaginal costuma ocorrer sangramento devido ao rompimento do hímen, a pequena pele localizada na entrada da vagina das mulheres que nunca tiveram penetração vaginal. Esse sangramento pode ser vermelho vivo ou amarronzado e durar até quatro ou cinco dias.
Pode ser que a lubrificação durante o ato sexual esteja diminuída causando irritação, pode ter o freio peniano curto (uma alteração da anatomia) ou até mesmo uma infecção sexualmente transmissível. Precisa de uma avaliação presencial na consulta para fazer o diagnóstico correto. Atenciosamente.
Pode ter machucado, poderia estar mal lubrificação, poderia estar menos relaxada que na primeira vez... As relações sexuais ao contrário do que muitos pensam não dilatam a vagina da mulher. Podemos sentir dor , desconforto ou sangramento em qualquer momento da vida.
Ferver a água com o tomilho e o alecrim por 20 minutos. Coar a infusão, deixar esfriar e fazer banho de assento, colocando a mistura em uma bacia ou banheira. Outra opção é enxaguar a região íntima 2 vezes por dia, até melhorar os sintomas.
Como saber se estou com inflamação nas partes íntimas?
O corrimento anormal costuma vir acompanhado de coceira, vermelhidão e, às vezes, ardência ou desconforto na região genital e pode ter um odor fétido. O aspecto e a quantidade de corrimento podem variar dependendo da causa. A coceira pode interferir com o sono.
Tive relação sexual, posso usar a pomada vaginal em seguida? Pode sim . Mas se estiver no meio de um tratamento , não deve ter relação nesse periodo. Somente em situações liberadas pela orientação do seu médico.
Algumas pomadas para corte nas partes íntimas, como dexpantenol, clotrimazol, clostebol + neomicina ou colagenase, ajudam na cicatrização da pele e mucosas, e a tratar a condição que causou cortes ou feridas na vagina, vulva, virilha, pênis ou ânus.
Recomenda-se limpeza com sabonete íntimo e água corrente sempre após evacuar. Compressas de água fria podem aliviar a ardência e reduzir a dor, e também como banhos de assento com água morna. Após analisar o caso, o médico indicará pomadas de uso tópico ou tratamento cirúrgico de acordo com a necessidade.
Os principais sintomas da fissura anal incluem dor durante e após a evacuação, sangramento (às vezes visível no vaso sanitário), coceira e inchaço. Durante a fase aguda, a dor pode se tornar tão intensa a ponto de dificultar ou até mesmo impedir a evacuação.
O tratamento consiste em amolecer as fezes, evitar a constipação e praticar uma boa higiene. A maioria das fissuras anais se cura em 6 a 8 semanas. Fissuras contínuas ou crônicas também podem ser tratadas com medicação e pomadas. Raramente é necessária cirurgia para reparar a fissura.
O tratamento inicial pode ser caseiro, com banhos de assento com água morna três vezes por dia, aumento da ingestão de fibras e uso de laxantes para diminuir a rigidez das fezes. Algumas pomadas também podem ser utilizadas. Procure um médico proctologista para maiores informações e indicação do melhor tratamento.
A dor na vagina é comum de acontecer e geralmente não significa nada muito grave, podendo ser apenas consequência do uso de roupas muito apertadas ou de alergia ao preservativo ou sabonete, por exemplo.