É normal a viga trincar?
Essas trincas podem ocorrer devido à vários fatores, dentre eles: mal dimensionamento da viga (erro na bitola ou no número de barras de aço), aplicação de sobrecarga no decorrer da obra que não foi prevista em projeto, carregamento precoce da estrutura e finalmente por erros de concepção estrutural.Como tratar fissuras em vigas?
Para tratar as fissuras há diversas soluções disponíveis, como injeção de resinas estruturais de base epóxi e poliuretano, resinas flexíveis, sistemas cimentícios e selantes à base de poliuretano e à base de polímero.O que fazer quando uma viga rachada?
Deve ter ocorrido algum problema na fundação ou em alguma viga. Nesse caso você precisara sair da casa e chamar um engenheiro ou acionar a defesa civil do município com urgência. Se a trinca estiver na vertical ou na horizontal, geralmente, são superficiais e menos preocupantes.É normal o concreto trincar?
Um concreto mal dosado ou com baixa resistência pode ser mais suscetível ao surgimento de trincas quando exposto a variações térmicas. Para prevenir o surgimento de trincas devido às mudanças de temperatura, é importante adotar algumas medidas preventivas durante o processo de construção.Por que estas VIGAS DE CONCRETO ESTÃO MARCADAS? O QUE PODE ACONTECER?
Porque as vigas da laje racham?
As lajes são elementos estruturais que transmitem as ações que chegam nelas para as vigas que as sustentam. Nelas as rachaduras podem aparecer por excesso de carga, variação de temperatura, que ocasiona a dilatação da laje, ou pela falta de resistência vinda dos materiais utilizados.Em que momento a viga de concreto armado começa a fissurar?
Fissura devido a flexão Situação que pode surgir quando o engenheiro calculista não faz uma avaliação correta da carga que será aplicada no elemento estrutural, devido à deficiência dos materiais empregados ou em condições de uso quando se aplica uma carga maior que a prevista em projeto (MARCELLI, 2007).Quando a fissura é perigosa?
Uma rachadura na parede se torna perigosa quando começa a comprometer a integridade do imóvel e a segurança dos moradores. Quando elas são superficiais, o principal problema é de ordem estética, já que uma rachadura na parede interna prejudica a pintura e traz um aspecto desagradável para o imóvel.Quando a fissura é preocupante?
Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.É normal casa nova rachar?
É certo que em praticamente todas as construções que são feitas com alvenaria e concreto vão aparecer fissuras. Isso se deve muito à baixa elasticidade destes materiais e que, por isso, são mais suscetíveis às movimentações da estrutura.Por que o concreto armado fissura?
A corrosão das armaduras é um processo que geralmente acontece quando há presença de oxigênio e umidade na estrutura, pois ocorre uma reação eletroquímica, gerando a expansão do aço e consequentemente do concreto, ocasionando tensões internas e fissuras na estrutura.O que causa trinca no concreto?
Eles são causados pela rápida perda de água da superfície do concreto antes que endureça. Essas fissuras são geralmente paralelas, rasas e não atingem a borda da laje. A adição de água ao concreto, altas temperaturas, baixa umidade e velocidade do vento são as principais causas de rachaduras plásticas.Qual a diferença entre trincas e fissuras?
Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.Quais rachaduras são perigosas?
Rachaduras: maiores e mais profundas. São perigosas porque indicam problemas estruturais na edificação, podendo comprometer a segurança . Elas são aberturas que se estendem pela parede do imóvel, podendo atingir diferentes dimensões e profundidades.Quanto tempo dura uma viga?
Vigas: Durabilidade – 50 a 100 anos. Quando o cimento ácido corrói a viga, o aço fica hidratado e ganha volume, fica quebradiço e “incha”.Como saber se a estrutura da casa está comprometida?
Fissuras, trincas ou rachadurasSe você já reparou qualquer tipo de pequena abertura, seja nas paredes, no teto, no piso, entre outros locais de sua edificação, é preciso ficar atento. Tais aberturas podem ser fissuras, trincas ou rachaduras, de acordo com seus tamanhos.
Como corrigir fissuras em vigas de concreto?
O método mais utilizado para o selamento e tratamento de fissuras no concreto é o de injeção. Os sistemas de injeção de resinas permitem preencher as fissuras de uma maneira rápida, efetiva e duradoura e, por isso, é o método mais indicado para esses casos.Como saber se um prédio pode cair?
Quais os principais indícios de que o prédio corre risco?
- Fissuras e Rachaduras. Ocorrência de fissuras e/ou rachaduras nas paredes podem ter várias causas. ...
- Portas, Janelas e outras Esquadrias. ...
- Piso Estufando ou Rachando. ...
- Infiltrações.
Como saber se a laje pode cair?
Rachaduras e fissuras: O aparecimento de rachaduras e fissuras na superfície da laje pode indicar que a infiltração está causando danos estruturais. Desníveis e deformações: Alterações na superfície da laje, como desníveis ou deformações, podem ser sinais de que a infiltração está afetando a integridade da estrutura.Como saber se a casa tem risco de cair?
Veja abaixo os sinais que devem ser observados:
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
- Muros e paredes estufados.
- Estalos.