Tanto para homens quanto para mulheres com mais de 50 anos, ir ao banheiro uma vez por noite é normal. A partir dos 65 anos, duas vezes por noite também é comum. Nos homens, o aumento da próstata ou (mais raramente) o câncer de próstata pode ser uma causa de idas mais frequentes.
Quantas vezes é normal levantar para urinar à noite?
Não é incomum precisar ir ao banheiro até oito vezes durante o dia e uma ou duas vezes à noite, segundo especialistas. Mas se você vai com mais frequência do que isso, pode ser um sinal de alerta. Noctúria é o nome dado a quando uma pessoa acorda várias vezes durante a noite para fazer xixi.
Interromper o sono durante a noite para urinar não é agradável, mas quando acontece mais de uma vez, também pode ser preocupante. Chamado de noctúria, esse geralmente é um sintoma de algum outro problema do organismo, como alterações na bexiga ou próstata, além de diabetes e outras mudanças metabólicas.
Isso acontece porque o corpo está “nivelado”. O resultado disso é que os rins são obrigados a trabalhar “além do horário” para criar urina e eliminar o excesso de líquidos que tinha ficado preso. Como consequência, acontece o despertar para ir ao banheiro de madrugada.
A principal causa da noctúria é o envelhecimento e o enfraquecimento dos músculos da pelve, além das alterações no funcionamento dos rins que são característicos da idade. Entretanto, a noctúria também pode acontecer em pacientes que fazem o uso de medicamentos diuréticos ou mesmo para controlar a pressão arterial.
O que significa ir ao banheiro várias vezes à noite?
A noctúria não é uma doença, mas sim pode ser um sinal de alerta indicando que a pessoa deve procurar ajuda médica. Muitas doenças podem estar por trás do problema: desde a obstrução da uretra, infecções urinárias até diabetes, insuficiência cardíaca, ansiedade, além das questões de próstata.
Por que acordamos de madrugada para ir ao banheiro?
Existem alguns fatores que causam o quadro, como o aumento da produção de urina (poliúria), a apneia do sono, dieta rica em sódio, uso de medicamentos diuréticos, infecção, lesão ou irritação da bexiga, doenças renais e cardiovasculares. Pacientes acometidos pela poliúria noturna costumam urinar em alto volume à noite.
Quantas vezes é normal acordar para ir ao banheiro?
A resposta curta é: depende. Como já mencionei, acordar até uma vez à noite para urinar é aceitável para a maioria dos adultos. Este é um padrão que muitos de nós seguimos, principalmente porque nosso corpo tende a produzir menos urina, mas de maior concentração, à noite.
Em algumas pessoas os rins produzem urina em excesso. Se esta situação ocorre apenas durante a noite, designa-se poliúria noturna. Existem várias doenças que podem causar excesso de produção de urina, tais como diabetes tipo I ou II ou polidipsia primária, a sensação de boca seca que o leva a beber demais.
Se você acorda de madrugada para ir ao banheiro, a primeira dica para evitar que isso ocorra é reduzir a quantidade de água que consome nas horas anteriores a sua ida para cama. Isso evita que sua bexiga não fique cheia durante à noite, fazendo com que tenha que se levantar para realizar suas necessidades fisiológicas.
Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.
Pode ser normal acordar uma ou até duas vezes durante a noite para fazer xixi, especialmente à medida que envelhecemos. Um em cada três adultos com mais de 30 anos faz pelo menos duas viagens ao banheiro todas as noites. Acordar regularmente para urinar é chamado de diurese noturna ou noctúria.
Elas tornam o sangue ácido e resultam em diversos sintomas da diabetes. A urina em excesso, chamada de poliúria, principalmente no período noturno, é um desses sinais. Isso acontece porque o corpo tenta eliminar o excesso de açúcar que está no sangue, o que é feito por meio da urina.
Embora a vontade de urinar toda hora pareça uma situação normal (principalmente após a ingestão de líquidos), esse sintoma também pode indicar uma alteração no sistema urinário. Sobretudo, é um sinal característico de bexiga hiperativa.
O que leva a levantar várias vezes à noite para urinar?
Aumento na produção noturna de urina, condição associada a fatores ou doenças, como insuficiência cardíaca, diabetes, insuficiência venosa (inchaço das pernas) ou, ainda, desbalanço hormonal.
A noctúria pode ser causada por uma variedade de condições de saúde, como problemas cardíacos ou renais, diabetes mal controlada, infecções da bexiga, uma bexiga hiperativa ou problemas gastrointestinais. Outras causas incluem gravidez, medicamentos e consumo de álcool ou cafeína antes de dormir.
Cynthia explica que a condição considerada normal, ou seja, a grande vontade de urinar ao acordar, resulta do melhor retorno de sangue dos membros inferiores para o restante do corpo durante os períodos de repouso. “Isso faz com que aumente o fluxo de sangue nos rins, gerando uma quantidade maior de urina”.
A ingestão excessiva de líquidos é uma das causas comuns para a vontade de urinar à noite. Quando bebemos muita água, sucos ou até mesmo álcool no período do final da tarde, ou à noite, o nosso corpo trabalha a mais para eliminar o excesso, o que nos faz acordar para ir ao banheiro no período noturno.
Se ir ao banheiro de madrugada é algo comum para você e se isso acontece apenas uma vez, então pode ficar tranquilo, é um comportamento normal. Agora se você vai mais de uma vez ou não tinha esse hábito e passou a ter, aí pode ser um sinal de alguma alteração no organismo.
O que significa ir muito ao banheiro de madrugada?
A noctúria pode ser causada por dois fatores: diminuição da capacidade da bexiga e/ou poliúria, o aumento da produção de urina. O primeiro caso pode ocorrer por alterações anatômicas, como hipertrofia benigna da próstata para homens, e obesidade ou prolapso de órgãos pélvicos para as mulheres.
Mudanças no estilo de vida: reduza a ingestão de líquidos de 4-6 horas antes de dormir, evite álcool e cafeína à noite, pare de fumar e perca peso, caso esteja acima. Também é aconselhável urinar antes de dormir e fazer exercícios para o assoalho pélvico.
A primeira abordagem no tratamento da enurese noturna é implementar mudanças comportamentais, como reduzir a ingestão de líquidos à noite e evitar beber antes de dormir, urinar antes de deitar-se e evitar o consumo de cafeína (pois ela estimula a bexiga), além de outros hábitos de vida saudáveis.
A quantidade de vezes que uma pessoa vai ao banheiro durante o dia pode variar de acordo com a quantidade de líquido ingerido por dia, assim como o seu tipo. Mas, normalmente, pessoas que bebem dois litros de água por dia tendem a ir ao banheiro urinar entre seis e oito vezes em 24 horas.