Listerine contém ingredientes que têm um impacto refrescante nos tecidos da língua, como mentol, timol e eucaliptol, que produzem a sensação de queimação. Esses componentes também podem irritar tecidos delicados, como as gengivas, resultando em sensação de queimação.
É um bom produto e cumpre bem seu papel, mas esse tem alcool em sua composição e, por isso, durante o uso pode causar certa ardência, ainda mais para pessoas que possuem a boca mais sensivel.
Por que o enxaguante arde tanto? Alguns enxaguantes bucais possuem uma composição com antissépticos mais fortes, como a clorexidina. Esse tipo de agente tem o poder de eliminar as bactérias, mas pode causar uma sensação de queimação ou ardor, especialmente quando apresenta álcool em sua composição.
No entanto, seu uso prolongado pode manchar os dentes, a língua, as restaurações, as próteses dentárias e a boca. E, em alguns casos, pode até alterar o paladar e provocar feridas.
Pode ser uma reação causada pelo álcool que está na composição. Recomendo parar de usa-lo, manter a escovação e uso de fio dental normalmente. Esse desconforto tende a diminuir. Evite comprar soluções de bochechos sem a recomendação do seu cirurgião dentista.
NÃO USE ENXAGUANTE BUCAL!!! DENTISTA EXPLICA O MOTIVO
Porque o enxaguante bucal queima a boca?
"Com o uso indiscriminado, o produto vai competir com a placa bacteriana e com isso destruir a flora natural da sua boca", diz a cirurgiã-dentista, Debora Ayala Walverde, da Clínica Ayala. Os produtos que contém álcool na fórmula podem causar uma descamação das mucosas da boca, além de afetarem as papilas gustativas.
É necessário enxaguar a boca depois de usar Listerine?
O enxaguante bucal tem como função a limpeza química da boca, portanto, deve ser utilizado após a limpeza física com fio dental e escovação, de preferência diariamente. Os dois primeiros procedimentos não devem ser substituídos pelo enxágue da boca.
Os enxaguantes bucais Listerine são seguros para a maioria das pessoas quando usados conforme as instruções. No entanto, algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais leves, como irritação da boca ou garganta. Se você tiver algum efeito colateral, pare de usar o enxaguante bucal e consulte seu dentista.
Os componentes do produto são agressivos para o aparelho digestivo, por isso quando ingeridos podem resultar em enjoo ou diarreia. Em casos de permanência dos sintomas o paciente deve imediatamente procurar um profissional..
Use o enxaguatório LISTERINE® duas vezes ao dia pela manhã e pela noite, para se proteger das bactérias causadoras de problemas de gengiva, 24 horas por dia.
Antes de dormir, não abra mão da sua escovação e use o antisséptico como complemento para eliminar bactérias, combater a placa pela noite e também o mau hálito. Seu efeito dura por 12 horas, reduzindo as bactérias que causam a gengivite e garantindo uma boca muito mais limpa pela manhã.
Quanto à questão do uso de enxaguatórios com ou sem álcool, os estudos apontam que, preferencialmente, devemos optar pelo produto sem álcool. Quando os utilizados frequente e prolongadamente, eles podem desencadear lesões irritantes, geradas por reações de hipersensibilidade.
Use a tampa medidora do enxaguante bucal para usar a quantidade correta do produto. Coloque o enxaguante na boca e bocheche por alguns segundos, garantindo que o produto atinja toda a região da boca. Após o bochecho, cuspa o produto e não lave sua boca com água.
O Listerine Cool Mint promete matar 99% dos germes que provocam a gengivite, a placa e o mau hálito. Como os outros enxaguantes da lista, ele chega a lugares de difícil acesso para a escova de dentes e o fio dental. Mas com um diferencial: a proteção de até 12 horas.
O enxaguante pode ser usado todos os dias? No caso do enxaguante bucal terapêutico, só deve ser utilizado quando houver algum problema que exija esse tratamento. Por isso, não é recomendado para uso diário em pessoas com saúde bucal equilibrada.
LISTERINE® Whitening Extreme elimina os germes que causam mau hálito, placa e gengivite. LISTERINE® tem sido estudado clinicamente por mais de 75 anos e é o enxaguatório bucal mais utilizado no mundo.
Monitore seus sintomas: Se você não apresentar sintomas preocupantes nas próximas horas, é provável que o fio dental passe pelo sistema digestivo sem problemas.
Sendo assim, qual o melhor enxaguante para gengivite? A recomendação é que você use o enxaguante para gengivite Colgate Periogard, que, além de remover a placa bacteriana, ajuda a prevenir o sangramento gengiva. Outra dica é o enxaguante bucal Colgate Total 12 Gengiva Reforçada.
Pode engolir saliva depois de usar enxaguante bucal?
Muito cuidado e atenção para não engolir, porém, caso isso ocorra e a quantidade for pequena para um adulto apenas um enjoo deve ocorrer. No entanto, grandes quantidades podem causar até intoxicação. Fique de olho e, caso tenha dúvidas, procure um hospital.
– Não engula: Nunca engula o enxaguante bucal. Mesmo os produtos sem álcool podem ser prejudiciais se ingeridos em grande quantidade. Cuspa-o após o enxágue. – Evite comer ou beber imediatamente: Após enxaguar, evite comer ou beber por 30 minutos para dar ao enxaguante bucal tempo para agir.
4 - O enxaguante bucal é a terceira e última etapa da limpeza bucal, ou seja, deve ser usado após a escovação e fio dental, quando a boca estiver totalmente limpa.
O catarro branco geralmente surge devido a infecções ou inflamações respiratórias como bronquite, sinusite, ou doenças mais complicadas como a doença pulmonar obstrutiva crônica. Mas também pode estar relacionado a alterações no sistema digestivo, como refluxo ou alergia alimentar, por exemplo.
Como os métodos de limpeza mecânicos atingem somente 25% da boca, o uso de LISTERINE® ajuda para uma higienização completa, com bom efeito antibacteriano, protegendo as gengivas e combatendo as bactérias que causam biofilme, mau hálito e gengivite.
O que acontece se engolir enxaguante bucal sem álcool?
Engolir pequenas quantidades de antisséptico bucal pode causar sensação de enjôo ou provocar um pouco de diarréia, mas esses sintomas devem passar logo. No caso porém de alguém beber ou engolir uma quantidade maior de antisséptico bucal, faça o seguinte: Não tente fazer a pessoa vomitar.