Na faixa etária de 12 anos muitos dos meninos já estão entrando na puberdade iniciando a sua produção de testosterona. Muitas vezes a própria testosterona estimula a glândula mamária causando uma maior sensibilidade nessa fase. É importante o acompanhamento caso essas alterações progridam.
Como as mamas em mulheres, os homens também sentem um desconforto. No entanto, o que na maioria das vezes é causado por pancadas durante uma atividade física ou até mesmo devido à irritação do mamilo.
O que pode ser um caroço no mamilo de um menino de 12 anos?
A ginecomastia puberal é um aumento do broto mamário que começa a afetar os garotos entre 10 e 12 anos de idade, atingindo força máxima entre 13 e 15 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 30% a 60% dos adolescentes passam por essa mudança. Vamos entender como ela acontece.
A dor na mama nos homens acontece principalmente devido a pancadas na região, como consequência da prática de uma atividade física ou devido à fricção do mamilo com a camisa, por exemplo. Alguns medicamentos, como hormônios, antidepressivos, ansiolíticos e anti-hipertensivos, também podem causar dor mamária.
O ciclo menstrual é caracterizado por grandes variações hormonais, que podem causar dor nas mamas. Na adolescência e no climatério (período que antecede a menopausa) essas variações podem ser mais intensas e frequentes, sendo causa frequente de mastalgia.
Sim, em alguns adolescentes na época de puberdade pode ocorrer o crescimento de mamas (Ginecomastia) e em alguns casos pode sair este tipo de líquido. Isto é passageiro. Após pandemia agende consulta com seu pediatra.
A ginecomastia é o inchaço do tecido mamário masculino causado por um desequilíbrio hormonal. Os sintomas incluem inchaço e sensibilidade nas mamas do homem. Na grande maioria das vezes, a ginecomastia é bilateral, ou seja, afeta ambas as mamas simultaneamente.
Quais são os sintomas do câncer de mama masculino?
Os sintomas do câncer de mama em homens são similares nódulo na mama, alterações cutâneas, retração de mamilo, úlcera na pele e/ou linfonodos aumentados na axila. Devido à raridade da doença nos homens, não existe indicação para realização de mamografia como rastreio populacional.
No caso do homem, esse mamilo não tem função alguma. Porque é um mamífero e todo o mamífero, macho ou fêmea, possui tecidos que se especializam para escoar o leite. “No caso dos machos, esses tecidos não tem função porque não há o que escoar”, diz o fisiologista Aldo Junqueira Rodrigues, da Universidade de São Paulo.
Na grande maioria das vezes, a ginecomastia surge nas duas mamas. O desenvolvimento de apenas uma das mamas requer investigação para outras causas como, por exemplo, trauma e infecção. Na maioria dos casos, trata-se de um fenômeno normal devido às alterações hormonais da puberdade.
A Ginecomastia é o aumento da mama em meninos . Esse aumento da mama ocorre geralmente por um desequilíbrio entre os hormônios testosterona e estradiol no tecido mamário. Pode ser normal , chamada de Ginecomastia Fisiológica , se ocorres em uma das três fases da vida do menino: na fase neonatal , puberal e na velhice.
Em meninas, a puberdade ocorre entre 8 e 13 anos e o primeiro sinal é o surgimento de mamas (broto mamário). Em meninos, ocorre entre 9 e 14 anos e o primeiro sinal é o aumento do tamanho dos testículos.
É normal o aparecimento de apenas um dos brotos mamários, acompanhado de dor, que pode erroneamente ser confundido com mastite ou tumor. A assimetria mamária na fase do desenvolvimento também pode ocorrer, até o desenvolvimento completo da mama, que ocorre entre os 16 e 18 anos de idade.
O aumento da mama em homens é chamado de ginecomastia ou pseudoginecomastia. A ginecomastia é o aumento do tecido da mama em si, que é formado por glândulas. A pseudoginecomastia é quando as mamas parecem estar aumentadas em homens com sobrepeso.
Lesões. Como qualquer outra parte do corpo, as mamas masculinas também estão expostas a lesões em geral, como pancadas que ocorrem durante o exercício físico ou em determinadas atividades laborais. Um caso específico de lesões do tipo é o chamado “mamilo de corredor”.
O surgimento de nódulos nas mamas é um evento bastante comum na adolescência, sobretudo após a primeira menstruação. Vale ressaltar que mulheres de qualquer idade podem apresentar nódulos mamários, mas a faixa etária mais comum para o aparecimento de nódulos benignos é entre os 15 e 35 anos de idade.
Assim, uma forma fácil de saber a qual dos dois casos se refere, é apalpar a área das mamas, perto da aréola. Se a região estiver dura, densa ou dolorida, pode se tratar de ginecomastia . Por outro lado, se estiver mole, é porque há gordura, provavelmente se tratando de uma pseudoginecomastia.
Ao primeiro sinal de um caroço na mama e alterações no mamilo, é bom agendar uma consulta com um mastologista. O aumento da mama no homem, ou mesmo o caroço, pode ser só uma ginecomastia – o que é mais comum –, que significa um aumento totalmente benigno da glândula mamária do homem, sem risco para câncer de mama.
A mastite, uma inflamação benigna da mama, é extremamente rara em homens, com apenas alguns casos na literatura médica até o momento (AL MANASRA et al., 2016; KAWASHIMA et al., 2023). Em relação aos exames de imagem, a ultrassonografia é o exame mais importante no diagnóstico da ginecomastia verdadeira.
A dor no mamilo (bico da mama) pode ser causada pela fricção com a roupa, alergia ou alterações hormonais, mas também pode indicar situações mais sérias, como infecções, doença de Paget, eczema, traumatismo ou ser consequência da amamentação.
A mastite é uma inflamação das mamas, que pode ser causada por infecção. Quando existe a infecção, a mastite pode ser do tipo lactacional (puerperal) ou não lactacional. A mastite não infecciosa pode ser de causas variadas.
Durante a puberdade, o crescimento da mama feminina é um dos acontecimentos mais importantes e também mais esperados. No entanto, o desenvolvimento mamário, cuja duração é normalmente de cinco a nove anos, pode ver-se afetado por diversas alterações, que podem estar localizadas num só seio ou em ambos.
A Ginecomastia é um distúrbio masculino mais frequente na puberdade, caracterizado pelo aumento das mamas, podendo ocorrer devido ao excesso de peso, de tecido glandular mamário, ou, até mesmo, de doenças.