A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde.
Provavelmente você tem ansiedade, medo de julgamento, dificultando sua performance na hora de falar em público. Seria aconselhável procurar algum psicólogo da sua confiança para através do tratamento, melhorar o autoconhecimento e assim sentir-se mais segura na hora de falar em público.
Quando não falamos como nos sentimos, o corpo fala. Você pode não se dar conta, mas de repente sente uma dor de cabeça. Há um aperto no peito, como se estivesse difícil respirar. “Do nada” o corpo dói, os músculos estão tensos, a mandíbula está contraída.
Por que eu não consigo demonstrar meus sentimentos? Existem algumas possíveis razões para você ter dificuldade de expressar sentimentos, e uma delas pode ser ter crescido em um ambiente que não incentivava tal ato. Talvez em casa você fosse reprimido quando falava o que sentia, ou simplesmente não era levado a sério.
O transtorno de despersonalização é uma alteração da percepção sobre o próprio corpo e/ou de si que pode causar sensação de que está vendo seu corpo do exterior, dificuldade para perceber o que está sentindo e sentimento de irrealidade.
Distúrbios da Fala. Entenda o que acontece com o Neurologista Saulo Nader
Quando a pessoa não sabe o que sente?
Desse modo, a alexitimia é associada a diversos distúrbios da saúde mental, como depressão, transtorno do estresse pós-traumático, esquizofrenia e distúrbio do espectro autista. Além disso, também está associada ao suicídio, problemas psicossomáticos e taxas de mortalidade elevadas.
Existem diversos fatores que podem causar dormência emocional. Dessa forma, as causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. Também, o transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, pode fazer com que você se sinta “vazio”.
Para quem convive com pessoas que sofrem de alexitimia, chega a ser espantoso: Eles não expressam emoções ao relatar eventos cotidianos, nem mesmo quando se deparam com feitos marcantes ou traumáticos, como pode ser o falecimento de um ente querido.
Quando o vazio emocional se torna prejudicial, pode ser observado por meio de sinais como apatia constante, desinteresse em atividades anteriormente prazerosas, dificuldade em se conectar emocionalmente com os outros e uma sensação geral de descontentamento e vazio.
Em suma, falar sobre o que sentimos é uma ferramenta poderosa para nossa saúde emocional e mental. Quando compartilhamos nossos sentimentos com alguém em quem confiamos, estamos nos dando a oportunidade de processar nossas emoções de maneira saudável e encontrar novas maneiras de lidar com elas.
A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde.
Se não falamos o que pensamos, ou o que sentimos, as outras pessoas não poderão adivinhar e nos sentiremos cada vez pior. Dizer o que você sente, comentar a sua opinião, dar ideias, dizer que não, fará você se sentir dono da sua vida. Ser assertivo é reafirmar a si mesmo.
O silêncio é um espaço necessário à vida. Sem ele, a existência experimenta o cansaço e o sentido de tudo se esvai. Quando a maturidade chega, a necessidade do silêncio também se apresenta. Sentir a profundidade da vida, distante dos ruídos, é quase uma imposição da interioridade.
O bloqueio emocional é um mecanismo de defesa onde a pessoa bloqueia as emoções para evitar o sofrimento e a dor em algumas situações, podendo causar falta de interesse em se envolver com outras pessoas, pensamentos negativos, ansiedade e irritabilidade, por exemplo.
Segundo o especialista, esquecer faz parte do processo normal do cérebro e tende a ser algo positivo e fundamental dentro do caminho fisiológico do envelhecimento. "O fenômeno da ponta da língua é benigno na grande maioria das vezes.
Não ter sentimentos e reações, não é normal. Seres humanos possuem emoções, e por mais que não saibamos lidar com elas muitas vezes, é algo que precisamos nos permitir sentir. Ter obsessões pode ser uma forma de sentir algo, mesmo que não seja saudável.
No entanto, se esse sentimento persistir por um longo período de tempo e começar a afetar a sua vida diária, pode ser um sinal de um problema de saúde mental. A falta de motivação pode ter várias causas, como estresse, ansiedade, depressão ou simplesmente cansaço físico e mental.
O sentimento de desconexão: não conseguir se conectar às pessoas amadas e perder interesse pelas atividades que antes eram prazerosas. Sensação de cansaço frequente: mesmo que o sono esteja regular, ele não é reparador.
Pessoas com alexitimia podem ter dificuldades em compreender e descrever suas próprias emoções, bem como em reconhecer e entender as emoções dos outros. Essa condição pode causar uma série de desafios na comunicação interpessoal e no relacionamento emocional, porém é bem difícil seu diagnostico com precisão.
O teste de Cegueira Emocional ou Alexitimia mede o nível de capacidade de uma pessoa para compreender, identificar ou expressar suas próprias emoções e se ela tem deficiência na compreensão das emoções. A Escala de Cegueira Emocional foi desenvolvida por Taylor e colegas em 1986.
O médico pode realizar testes psicológicos, como a Toronto Alexithymia Scale (TAS-20) e o Alexithymia Questionnaire for Children, para uma melhor avaliação e ajudar a confirmar que se trata de alexitimia.
Entenda o que é alexitimia, dificuldade de reconhecer e expressar emoções. A dificuldade de reconhecer e expressar emoções é caracterizada como uma condição mental chamada alexitimia.
A despersonalização é um transtorno que faz com que um indivíduo tenha sua percepção sobre si mesmo alterada. Caracteriza-se por sensações de irrealidade, apatia, amnésia, impressão de que está separado do corpo, perda do controle, ataque de pânico, depressão, ansiedade, sono, estresse, cansaço e outros.
Alexitimia é uma condição mental onde há uma dificuldade de reconhecer e expressar emoções, estando associada a um estilo de pensamento baseado no concreto. Ela pode levar a relações utilitárias, sem afeto, tendendo à dependência ou à solidão.