O fluido do sistema de arrefecimento (água e aditivo) costuma baixar mesmo, mas é preciso avaliar a quantidade a ser reposta. É importante diferenciar a perda normal de vazamento.
É normal que o fluido do sistema de arrefecimento fique baixo. No entanto, é importante diferenciar a perda normal de vazamento, já que na maior parte dos carros é tolerada uma pequena baixa do nível, pois existem alguns sistemas que possuem perda por evaporação.
O que pode ser quando a água do reservatório está baixando?
As causas da água do radiador baixar: Vazamentos: Vazamentos podem ocorrer em mangueiras rachadas ou frouxas, vedações e juntas desgastadas, rachaduras no radiador ou reservatório, caixa d'água do radiador danificada ou até mesmo a bomba d'água com defeito.
1. Posso completar o líquido de arrefecimento do motor? Grande parte dos condutores já se questionou se deve ou não completar o líquido de arrefecimento até chegar ao nível correto. A resposta para essa pergunta é não.
O que acontece se botar água demais no reservatório de água do carro?
No entanto, se você faz isso com frequência, pode ir preparando o bolso. Nesse caso, há um escorregamento severo no contato do platô com o disco e isso provoca um desgaste bastante prematuro, reduzindo sensivelmente a vida útil desses componentes.
Após entender ser preciso usar água mais o fluido, o motorista deve considerar a quilometragem rodada ou os meses e se atentar a troca. Recomendamos a substituição do fluído a cada 30 mil km para sistemas comprometidos ou sempre a cada 6 meses, conforme as condições que se encontra o sistema.
Se o nível de água no radiador está constantemente baixo, isso pode indicar um vazamento no sistema de arrefecimento. Nesse caso, é importante levar o veículo a um mecânico para identificar e corrigir o problema antes que danos maiores ocorram ao motor.
Lembre-se : Se o nível da água estiver baixando com frequência, é sinal de vazamento no sistema. Recomendamos que seja feita uma revisão por um especialista.
Como saber se o líquido de arrefecimento está vazando?
Os vazamentos podem ocorrer em várias áreas, como a mangueira do radiador, o radiador em si, a bomba d'água ou o reservatório de líquido de arrefecimento. Se você notar manchas ou poças de líquido de arrefecimento sob o veículo estacionado, é um sinal claro de vazamento.
Isso ocorre porque o motor fica operando em altas temperaturas por períodos prolongados, levando à evaporação mais rápida do líquido de arrefecimento. Algo que pode ser mais perceptível em sistemas de refrigeração com menor capacidade de reservatório, exigindo que você reabasteça o mesmo com uma frequência maior.
Ter que completar o aditivo do radiador é comum, mas isso não pode acontecer de forma recorrente, porque já é um indício de problema e que algo não vai bem com o sistema. Sendo assim, não fique sempre de olho para não ter problemas e gastos ainda maiores.
As próprias montadoras indicam realizar a troca nos intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada um ano. Isso porque, assim como a maioria dos produtos químicos, o aditivo também possui validade limitada. Então, ainda que seu carro rode menos de 30 mil quilômetros, a troca deve ser feita.
Porque a água do reservatório do radiador está baixando?
Um dos motivos mais óbvios para a água do radiador baixando rapidamente é um vazamento. Por mais que esse escoamento não seja visível à primeira análise, ele pode significar problemas em componentes mais internos (e escondidos) do veículo.
O recomendado é que toda a água e o aditivo do sistema de arrefecimento sejam trocados a cada 2 anos. Lembre-se: usar apenas água desmineralizada e o aditivo na proporção indicada pela montadora do veículo, não fazer a troca do líquido preventivamente trará danos significativos ao longo do tempo.
Válvula termostática ou bomba d'água: Às vezes, a perda de água se dá por problemas de vedação. Verifique se existe umidade no exterior dessas peças; Água pingando no chão: quando o vazamento é grande, pode haver muita perda de água. Nesse caso, é mais eficaz procurar o lugar de onde ela sai.
Geralmente, é um recipiente de plástico transparente instalado perto do radiador. O nível do líquido de arrefecimento deve estar entre as marcas de “mínimo” e “máximo” no reservatório.
O nível do líquido no reservatório sobe quando o motor está quente e abaixa quando o motor está frio. Deve ter algum pequeno vazamento de ar que impede que todo o líquido que vai para o reservatório (vaso de expansão) quando quente e retorne ao radiador por vácuo quando esfria (só retorna parte).
É comum pararmos em postos e os frentistas, ao verificarem o nível da água do radiador, perguntarem se pode completar o nível com água. E a resposta é não! Como o sistema é fechado e não tem para onde o líquido evaporar, completá-lo seria apenas camuflar um problema que precisa ser encontrado.
Muitas pessoas também ficam em dúvida quanto a cor do aditivo. No mercado, é comum encontrar aditivos rosa e verde, normalmente em cores bem fortes. A cor não muda a composição, sua principal função é facilitar a identificação de vazamentos e definir a base do aditivo, que pode ser orgânico ou sintético, por exemplo.
Qual a forma correta de completar a água do radiador?
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil. Para isso, desenrosque a tampa e coloque a água aditivada.
Qual a forma correta de colocar aditivo no radiador?
O radiador deve ter pelo menos 1 litro de aditivo e o restante deve ser completada com água pura, dessa forma o aditivo deve ser misturada a água do radiador, os fabricantes devem indicar o melhor para o seu veículo. Evite marcas desconhecidas, já que as porcentagens das substâncias podem ser diferentes.