É normal o aparecimento de apenas um dos brotos mamários, acompanhado de dor, que pode erroneamente ser confundido com mastite ou tumor. A assimetria mamária na fase do desenvolvimento também pode ocorrer, até o desenvolvimento completo da mama, que ocorre entre os 16 e 18 anos de idade.
Em meninas, a puberdade ocorre entre os 8 e 13 anos de idade, tendo como principal sinal o surgimento do broto mamário (um pequeno nódulo na região dos mamilos, que indica o crescimento das mamas). E, em meninos, dos 9 aos 14 anos, com o aumento do tamanho dos testículos.
A dor no mamilo (bico da mama) pode ser causada pela fricção com a roupa, alergia ou alterações hormonais, mas também pode indicar situações mais sérias, como infecções, doença de Paget, eczema, traumatismo ou ser consequência da amamentação.
A mastalgia, mais conhecida como dor na mama, é causada por fortes alterações hormonais, como as que acontecem na menopausa ou menstruação. A dor na mama também pode estar relacionada com situações mais graves como mastite da amamentação, presença de cistos no seio, ou até mesmo, câncer de mama.
A sensibilidade no bico do peito pode ser causada, por exemplo, pelo atrito com a roupa ou alterações hormonais típicas do ciclo menstrual e menopausa. No entanto, há casos em que a mastalgia persiste e é preciso consultar um médico para que ele investigue as causas desta dor.
Se a pele dos mamilos ou ao redor deles ficar rachada, as bactérias da pele podem penetrar nos canais de leite e causar infecção. A mama infectada costuma ter aspecto inchado e avermelhado e fica quente e sensível ao toque.
Nas meninas: aparecimento do broto mamário, ou seja, o crescimento do seio, e de pelos pubianos. Nos meninos: aumento dos testículos, pelos pubianos e mudança na voz.
Dependendo do caso, ela pode estar relacionada a situações mais sérias, como cistos nos seios ou até mesmo o câncer de mama. A dor na mama pode ocorrer em apenas uma mama ou nas duas ao mesmo tempo, sendo leve ou moderada. É importante ficar alerta aos sintomas!
A mulher com dor intensa, vermelhidão ou inchaço pode estar tendo uma infecção de mama e deve consultar um médico no prazo de um a dois dias. Dor na mama que persiste (por exemplo, dura mais de um mês) deve ser avaliada por um médico.
A telarca começa por volta dos 10 anos, com o aparecimento do broto mamário, que é uma discreta elevação da mama e da papila, geralmente dolorosa e a princípio unilateral e prossegue até o seu desenvolvimento total que ocorre geralmente em 4 anos.
Quais são os primeiros sinais da puberdade feminina?
A primeira mudança da puberdade geralmente inicia-se com crescimento de seios (desenvolvimento das mamas). Nas meninas que moram nos Estados Unidos, essa mudança ocorre geralmente em torno de oito a 13 anos. Pouco depois, os pelos pubianos e os pelos das axilas começam a crescer.
Meninas com telarca precoce geralmente exibem desenvolvimento das mamas durante os primeiros 2 anos de vida, mas essa mudança não é acompanhada por níveis hormonais puberais, menarca, idade óssea avançada nas radiografias, efeitos androgênicos nem aceleração do crescimento.
Em meninas, a puberdade ocorre entre 8 e 13 anos e o primeiro sinal é o surgimento de mamas (broto mamário). Em meninos, ocorre entre 9 e 14 anos e o primeiro sinal é o aumento do tamanho dos testículos.
- Na maioria dos casos, as mamas regridem espontaneamente, principalmente nas crianças que iniciaram a telarca antes dos 3 anos. Quanto mais tarde surgir a telarca precoce, maior a possibilidade de ela persistir.
Nas meninas: aparecimento do broto mamário, ou seja, o crescimento do seio, e de pelos pubianos. Nos meninos: aumento dos testículos, pelos pubianos e mudança na voz.
É normal menina de 7 anos ter pêlos nas partes íntimas?
É considerado normal que os primeiros sinais da puberdade apareçam a partir dos oito anos, para as meninas, e a partir dos nove anos, no caso dos meninos. Para elas, esses primeiros sinais são o aparecimento do broto mamário, o "peitinho", e o surgimento de pelos pubianos e/ou axilares.
Qual a primeira manifestação do início da puberdade feminina?
Puberdade feminina. O surgimento do broto mamário é a primeira manifestação da puberdade feminina. A telarca, como é chamado esse fenômeno, ocorre em média entre 7 e 9 anos de idade.
A maioria das meninas tem a sua menarca entre os 11 e os 13 anos, mas a primeira menstruação pode chegar logo aos 8 anos ou apenas surgir mais tarde (até aos 16).
As meninas costumam iniciar a puberdade entre os 8 e 13 anos de idade. Ao final desse período, por volta dos 18 anos, a maturação sexual está completa. É nesse momento que podemos observar, além do desenvolvimento físico, o amadurecimento mental e social dos indivíduos.
O estirão de crescimento em meninas geralmente ocorre por volta de 9½ e 13½ anos de idade, com o pico tipicamente entre 11 e 12½ anos de idade; pode-se esperar um ganho de 9 cm no ano do pico de crescimento (1).
É um processo inflamatório da pele que causa descamação e exsudação da aréola e mamilo, além de prurido (coceira) intenso. Existem várias causas como dermatite seborréica, psoríase e dermatite de contato. O tratamento consiste em uso tópico de corticóide.
Como saber se você vai menstruar pela primeira vez?
O corpo pode apresentar alguns sintomas que antecedem a menarca, como aumento dos seios, ganho de peso, alterações de humor em razão do efeito dos hormônios e as famosas cólicas menstruais. Na faixa etária esperada para a primeira menstruação — entre 10 e 15 anos —, já é possível se atentar ao surgimento desses sinais.
Essa fase é marcada, principalmente, pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e o início da fase reprodutiva, tanto do homem quanto da mulher. Nas meninas, o primeiro sinal da puberdade é o surgimento do chamado broto mamário, enquanto que nos meninos é o aumento dos testículos.