Um concreto mal dosado ou com baixa resistência pode ser mais suscetível ao surgimento de trincas quando exposto a variações térmicas. Para prevenir o surgimento de trincas devido às mudanças de temperatura, é importante adotar algumas medidas preventivas durante o processo de construção.
O que acontece: O concreto se expande com o calor e se contrai com o frio. Mudanças bruscas de temperatura podem causar tensões no material, levando ao surgimento de trincas.
Existem vários motivos sobre a ocorrência de fissuras no concreto, mas a principal é a retração comum. A retração ocorre na secagem do concreto, e isso ocorre de maneira NÃO natural, seja causado pelo vento, temperatura, e umidade relativa.
É certo que em praticamente todas as construções que são feitas com alvenaria e concreto vão aparecer fissuras. Isso se deve muito à baixa elasticidade destes materiais e que, por isso, são mais suscetíveis às movimentações da estrutura.
Umedeça as fôrmas. A reação no concreto, logo após a pega, causa muito calor. Portanto, é necessário utilizar métodos para diminuir a temperatura. Essa prática melhora a aderência na superfície de contato entre a forma e o concreto.
O método mais utilizado para o selamento e tratamento de fissuras no concreto é o de injeção. Os sistemas de injeção de resinas permitem preencher as fissuras de uma maneira rápida, efetiva e duradoura e, por isso, é o método mais indicado para esses casos.
Um dos principais motivos para o concreto trincar é a má qualidade do material utilizado na sua composição. Quando o concreto é produzido com agregados de baixa qualidade, como areia e pedra de má procedência, a resistência e a durabilidade do material são comprometidas.
Molhar os elementos de concreto pelo menos duas vezes ao dia ajuda a controlar a temperatura e minimizar as variações de volume, evitando trincas e rachaduras.
Para evitar que o cimento rache, é importante utilizar uma mistura adequada de cimento, areia e água, além de aditivos que possam reduzir a retração hidráulica. Também é importante garantir uma cura adequada do material, evitando exposição a variações bruscas de temperatura e sobrecargas estruturais.
Mudanças bruscas de temperatura podem causar tensões no material, levando ao surgimento de trincas. Portanto, é recomendável proteger o piso de cimento queimado de fontes de calor excessivo ou frio intenso durante a cura.
Uma das formas mais comuns de fissuras são as chamadas fissuras por retração plástica, aparecem na superfície do concreto fresco logo após sua colocação e antes de endurecer. Eles são causados pela rápida perda de água da superfície do concreto antes que endureça.
Durante a fase de concretagem podem ocorrer fissuras por retração, fenômeno que se caracteriza por aberturas lineares com direções variadas e que ocorre por conta da redução de volume causada pela diminuição de umidade do concreto.
Alguns cuidados são essenciais para evitar o surgimento de rachaduras ou trincas na parede. No caso de imóveis ainda na fase de construção, a recomendação é molhar bem a superfície onde será aplicada a massa do revestimento. Além disso, é imprescindível a utilização de materiais de qualidade.
A umidade pode ser um vilão para a durabilidade do concreto. Se ele ficar muito úmido, as armaduras de aço podem corroer. Isso afeta a força do concreto. Outro problema da umidade é o surgimento de fungos, musgo e algas, que também prejudicam o material.
A fissuração no concreto é o primeiro estágio de uma falha estrutural. As aberturas geralmente são mais finas, de até 1 milímetro, e alongadas. Já as trincas são uma sequência das fissuras e ocorrem quando essa abertura aumenta de 1 para 3 milímetros. Esse tipo de abertura chega a dividir a estrutura.
As trincas são aberturas mais acentuadas e profundas, de 0,5 a 1,5 mm. Podem ser visualizadas a olho nu e são bem mais perigosas que as fissuras pois já ocorreu a ruptura do elemento estrutural e podem afetar a segurança da peça. As rachaduras são fendas com abertura superior a 1,5 mm, profundas e bem destacadas.
a técnica de reparo de fissuras no piso de concreto é simples e rápido, basta utilizar um disco diamantado para escarificar e abrir a fenda e aplicar a resina epóxi e saturar com areai de quartizo, lixar e pronto...
Descrição. - A Fibra Para Concreto é um material ideal para evitar trincas e rachaduras em construções, lajes, paredes, calçadas, pisos industriais entre outros. - A fibra de vidro para concreto foi desenvolvida para que sua função seja deter os esforços causados durante a secagem do concreto.
Ainda relacionada com o calor liberado, outra causa de trincas e fissuras é a rápida perda de água do material. Neste processo, a hidratação da massa é consumida pelo meio em razão do aumento de temperatura, causando uma rápida redução de volume e ocasionando esforços de tração ao longo do elemento de concreto.
Abra a fissura trinca ou fissura usando uma espátula. Ideal abrir até obter uma largura mínima 3 mm por 10mm de profundidade. Se a trinca de sua laje possuir mais que 3mm, basta limpar a trinca removendo os resíduos e poeira lá de dentro.
Existem diversos fatores que podem ocasionar rachaduras no piso, sendo que muitas deles se devem a fatores anteriores à concretagem e ao assentamento do piso. Além disso, é possível destacar que questões externas, como umidade, calor e peso, também podem causar desgaste no piso e provocar rachaduras.
“Geralmente, esses fenômenos ocorrem durante variações térmicas que propiciam dilatações e contrações, tanto do piso, quanto do revestimento de paredes e fachadas. Quando não assentados de modo adequado, durante o resfriamento e aquecimento deste material, anomalias podem aparecer.
As juntas de dilatação para piso possuem a função de evitar que as estruturas sofram danos, como rachaduras e fissuras. Esse produto é um aliado para manter o piso com um aspecto bonito e agradável e trazer mais sofisticação ao ambiente.
O excesso de umidade no contrapiso também pode causar pouca aderência das peças. Isso é muito comum em pisos de madeira, onde a umidade leva ao inchaço das réguas, que expandem e curvam-se nas extremidades, resultando no que chamamos de encurvamento. Toda esta tensão pode ser o suficiente para rachar o piso.
Quais são os principais sinais de deterioração do concreto armado?
Além das fissuras Mitzsuzaki et al, (2019) classifica deterioração do concreto, corrosão da estrutura de aço, manchas e eflorescência como patologias recorrentes nas construções, constatando que 45% devido falha de projeto, 22% devido falha na execução, 15% devido má qualidade dos materiais, 11% devido uso e 7% outros.