É fato que grande parte das pessoas acaba fazendo o que são chamadas “emendas de prolongamento” nos cabos do chuveiro, não apertando direito (deixando com folga). Como resultado, temos o fio do chuveiro derretendo porque, devido a essa emenda mal feita, o cabo não aguenta a quantidade de corrente elétrica.
Isso pode acontecer por três motivos principais: Cabos elétricos de baixa qualidade; Erro no dimensionamento do circuito; Conexão mal feita entre o chuveiro e a rede.
Porque, simplesmente, existe um agrupamento de circuitos em uma rede de alimentação sem a proteção adequada. Afinal, cada sessão de cabo suporta uma certa quantidade de corrente.
FIO do CHUVEIRO ESQUENTANDO e DERRETENDO: o que FAZER? Existem basicamente três causas mais comuns para um cabo de chuveiro pegar fogo: Uma conexão elétrica mal feita, condutor dimensionado da forma errada ou utilização de cabos elétricos de baixa qualidade.
Porque o fio do chuveiro elétrico está esquentando?
Isso acontece quando a ligação hidráulica que manda água para a privada é a mesma que abastece o chuveiro. Aí, quando dá descarga, o chuveiro recebe menos água e acaba esquentando mais. #Hidráulica #ConstruçãoCivil #DúvidaCruel.
FIO do CHUVEIRO ESQUENTANDO e DERRETENDO: o que FAZER? 😥
O que fazer quando o fio esquenta muito?
Se perceber um aquecimento nos fios ou mesmo uma conta de luz muito alta, o primeiro passo é contratar um eletricista para que ele possa analisar e avaliar os cabos elétricos danificados nos circuitos.
As causas subjacentes dos fios esquentando são diversas, mas frequentemente incluem sobrecarga elétrica, má conexão dos fios, utilização de fios inadequados para a carga elétrica em questão e problemas no isolamento dos fios.
Não é só esta a causa do superaquecimento: um disjuntor pode ser o vilão, quando sua conexão é alta ou simplesmente porque o fio a ele ligado também se superaquece. O fenômeno também pode ocorrer entre pontos de contatos dos cabos e conexões, ou entre disjuntores fusíveis e barradores, emendas e equipamentos.
Se a gente olhar bem, a instalação elétrica o chuveiro consiste, basicamente, em juntar os fio do chuveiro com os fios que saem da parede (da rede elétrica da sua casa). E pra isso você pode fazer uma emenda direta nos fios e isolá-los com fita isolante, ou pode usar conectores elétricos.
Por que o fio que conduz corrente elétrica esquenta?
O efeito Joule é o fenômeno físico em que a passagem de corrente elétrica por um corpo ocasiona uma elevação de sua temperatura, devido às colisões entre cargas. Efeito Joule é o fenômeno que causa o aquecimento e derretimento da camada protetora dos fios.
A emenda nesse caso não é proibida. Mas também não é indicada. Emendas quase sempre se tornam em pontos de problemas futuros. Nesse caso o ideal seria passar os condutores do quadro até o chuveiro sem emendas e usar conector de louça ou mesmo uma emenda bem feita já nos fios que acompanham o chuveiro.
O que acontece se inverter fase e neutro no chuveiro?
O que acontece se eu ligar os fios do chuveiro errado? Se você trocar a ligação dos fios do chuveiro, corre o risco de levar choque. O fio terra colocado no neutro fica energizado e pode causar choque elétrico.
Existem diferentes problemas que podem causar um curto circuito. Um simples parafuso mal apertado é o suficiente para fazer um disjuntor superaquecer ou então até fazer um chuveiro parar. Em situações mais graves, o problema pode estar em fios soltos e desencapados que estão encostando um no outro.
Portanto, recomendamos o uso do conector sindal de louça, pois ele é capaz de suportar a corrente necessária do chuveiro e o calor gerado durante seu funcionamento. É importante enfatizar que qualquer tipo de instalação ou manutenção elétrica deve ser realizada por um profissional especializado.
É comum o aquecimento em cabos e nas conexões entre dois pontos de contato, como conexões com disjuntores, barramentos, fusíveis, equipamentos, emendas, etc. Quando se tem uma conexão haverá uma certa resistência para a passagem da energia nestes pontos, gerando aquecimento.
Como saber se a instalação elétrica da casa está ruim?
Lâmpadas piscando constantemente ou queimando mais rápido do que o normal podem ser sinais de problemas elétricos. Cheiro de queimado ou sons estranhos vindos das tomadas, interruptores ou caixa de disjuntores são sinais suspeitos de defeitos na rede elétrica.
O fio quente é uma resistência de Kanthal DS com diâmetro de 0,51 mm, e resistência de 6,49 W/m, e o termopar é do tipo K, cromel-alumel tendo também 0,51 mm de diâmetro. No caso da técnica em paralelo, a distância entre o fio quente e o termopar foi de 16 mm.
Quais são os principais riscos relacionados ao superaquecimento de fios e tomadas em instalações elétricas?
Quando os fios e cabos não estão devidamente dimensionados, o superaquecimento se torna uma ameaça iminente. Esse sobreaquecimento, muitas vezes desencadeado pelo uso de disjuntores acima da capacidade dos condutores, é um risco latente que pode resultar em sérios danos, incluindo incêndios residenciais.
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
A causa mais comum em chuveiros que funcionam com resistência é que tendem a esquentar muito quando a pressão da água está baixa. Acontece que com menos água passando por dentro do chuveiro, mas quente ele irá ficar e a temperatura da água na hora do banho mesmo estando na menor temperatura ou na opção verão.