A liberação do líquido pré-ejaculatório pode ocorrer em diferentes momentos do ciclo de excitação sexual, mas geralmente está associada a uma resposta de excitação mais intensa.
A ejaculação precoce é um problema de saúde de origem multifatorial, ou seja, muitas coisas podem estar relacionadas com a presença desta alteração. A história das relações sexuais anteriores, o uso de medicamentos, o comportamento ansioso e transtornos como depressão podem estar relacionados com a ejaculação precoce.
O líquido pré-ejaculatório é liberado antes do como lubrificação para o sexo e para ajudar a equilibrar a acidez na uretra, uma vez que a uretra do corpo biologicamente masculino é usada tanto para urinar quanto para liberar espermatozóides.
Quanto tempo o líquido pré-ejaculatório fica vivo?
Se o muco for ideal para a sobrevivência do espermatozóide, ele pode ficar vivo por até 5 dias, mas a média é de 36 horas. Para isso, o muco tem que ser adequado, na consistência certa e deve ter os nutrientes necessários para alimentá-los e mantê-los vivos1. Também é necessário que tenha o pH correto.
É uma situação comum e perfeitamente normal em homens saudáveis. Isto ocorre devido à quantidade de água no organismo, ou seja, o nível de hidratação do homem. Na ejaculação, o sémen encontra-se coagulado e, como tal, é heterogéneo.
O líquido pré-ejaculatório é liberado a todo momento da excitação ou apenas quando o pênis está bastante excitado? O líquido pré-ejaculatório, também conhecido como fluido pré-seminal ou lubrificação uretral, é liberado pela glândula de Cowper (glândula bulbouretral) durante a excitação sexual masculina.
Geralmente isso é normal, sim. Chamado de esmegma, esse líquido mais espesso de cor branca se forma por conta do acúmulo de descamação de células mortas da pele e gorduras secretadas por glândulas do prepúcio.
O sêmen saudável é geralmente de consistência viscosa, esbranquiçado e opalino, às vezes amarelado. Espesso na ejaculação, dilui após estar fora do organismo e possui um odor semelhante a alvejante, devido ao seu conteúdo de substâncias alcalinas, que protegem os espermatozoides do ambiente ácido da vagina.
Em algumas situações se estiver em um ambiente um pouco mais protegido da desidratação e com temperatura adequada, os espermatozoides podem durar entre 30 minutos a no máximo 2 horas. Isso ocorre, por exemplo quando há coleta de sêmen em frascos de exames ou quando o sêmen fica retido dentro do preservativo.
O homem sente algo quando ejacula?” O homem normalmente sente uma plenitude repentina nos órgãos genitais internos antes da ejaculação, indicando que o sêmen preencheu a parte interna da uretra. Essa sensação é acompanhada por contrações musculares que também podem ser identificadas.
Mulheres que engravidam na primeira relação são mais férteis. Segundo Luiz Fernando Dale, as chances de uma mulher engravidar em uma relação sexual giram em torno de 25% - quando ela e o parceiro não têm problemas de fertilidade.
Uma das dúvidas mais comuns sobre gravidez é: "Ouvi dizer que dá para engravidar se limpando com uma toalha suja de espermatozoides". A resposta para essa pergunta é não. Mas é possível engravidar sem o sexo mais tradicional (ou seja, sem a penetração do pênis na vagina), embora seja difícil.
Por esse motivo, o coito interrompido tem uma alta taxa de falha, ao redor de 30% (ou seja, em 1 ano, de cada 10 mulheres usando o método, aproximadamente 3 delas irão engravidar)! Essa falha acontece primeiramente pela dificuldade em garantir que todas as ejaculações sempre aconteçam fora da vagina.
Tratamentos locais, que tendem a diminuir as sensações, como a aplicação de um anestésico no pênis e uso de preservativos, podem ajudar os homens a retardar a ejaculação. Às vezes, pode ser necessária uma combinação de tratamento medicamentoso e terapia de modificação de comportamento.
Para que se caracterize a ejaculação precoce, é preciso que o paciente goze excessivamente rápido (ou mesmo mais rápido do que ele gostaria) por muitas vezes, em poucos minutos após a penetração ou mesmo antes de penetrar na relação sexual.
Sêmen ralo normalmente não é sinal de infertilidade. Para avaliar a fertilidade masculina geralmente é necessária a realização de um espermograma, um exame capaz identificar alterações no sêmen que podem afetar a capacidade do homem de ter filhos.
A consistência do sêmen pode variar de mais líquido para o mais viscoso, devido a alguns fatores como por exemplo o tempo entre a última ejaculação e a mais recente, leucócitos aumentados na amostra, entre outros.
No entanto, de acordo com um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine, essa queda de potência pode ser bastante drástica a partir dos 50 anos. Segundo um outro estudo norte-americano, 70% dos homens vão sofrer com disfunção erétil aos 70 anos.
De acordo com Jairo Bouer, psiquiatra e especialista em sexualidade, a polução noturna é uma ejaculação involuntária que acontece durante o sono. Normalmente ela ocorre à noite e acompanha as fases do sono REM, período em que a pessoa sonha e, em geral, pode ter relação com algum estímulo ou sonho erótico.
Faz mal retardar a ejaculação? Não, mas a excitação prolongada pode aumentar a sensibilidade dos testículos, sensação que tende a melhorar espontaneamente durante o próprio ato sexual. Se a relação for interrompida e o sêmen fabricado não for expelido, ele será reabsorvido pelo organismo.
Os músculos ejaculatórios se contraem, há a sensação de orgasmo, mas o sêmen não sai através da uretra. Dizemos que neste caso ocorre um orgasmo seco resultante da aspermia - não produção de sêmen - ou uma ejaculação retrógrada, quando o sêmen vai para a bexiga ao invés de ir para a uretra.
O líquido pré-ejaculatório pode, sim, conter espermatozoides. Sim. Embora a chance seja menor devido à quantidade reduzida, esse fluido pode conter espermatozoides; logo, há possibilidade de gravidez.
"Ele dura poucos minutos fora da proteção do sêmen, do corpo do homem ou da mulher", disse o colunista de VivaBem. Bouer esclarece o que acredita ser a maior dúvida da leitora: os riscos de gravidez em situações como essa.
Quando o homem ejacula dentro demora quanto tempo para sair?
O espermatozoide sobrevive até 3 horas fora do corpo humano. Dentro da vagina, nas trompas e ao redor dos ovários pode sobreviver até 3 dias. O uso de ducha íntima pode servir para higienização, contudo não é aconselhável o uso constante pois pode acarretar corrimento. Existem espermicidas apropriados para tal.