Cacosmia ("mau cheiro no nariz") é um sintomas que pode ser causado por diversas doenças, dentre elas, corpos estranhos nasais, Rinossinusite aguda ou crônica ("sinusites"), tumores e Rinite Atrófica Ozenosa (Ozena). Este achado de "sinusopatia" ao exame deve ser avaliado por um otorrinolaringologista.
A sinusite bacteriana é uma inflamação dos seios nasais provocada por bactérias, causando sintomas como cheiro ruim no nariz e gosto ruim na boca, mau hálito, febre e sensação de peso e dor na cabeça. Conheça todos os sintomas da sinusite bacteriana.
E antes de fazer cara feia para o assunto, saiba que essa sujeira que fica nas nossas cavidades nasais nada mais é do que uma mistura de substâncias e células da parede interna do nariz, juntamente com partículas que entram junto com o ar que respiramos.
Uma coisa simples e muito útil que pode ser feita é a lavagem nasal com soro fisiológico 3 a 4 ao dia. Pode ser feita com uma seringa ou com soluções prontas para este fim.
Um odor ruim na respiração pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo higiene bucal inadequada, problemas dentários, infecções na garganta, sinusite, problemas digestivos, dieta, tabagismo e certas condições médicas subjacentes.
Independentemente da causa da sinusite, é imprescindível realizar uma limpeza nasal com soro fisiológico abundante para facilitar a fluidez da secreção e a limpeza nasal. O consumo de água também pode ser um bom aliado.
Se o seu nariz parece um deserto, ressecado, obstruido, com crostas e até sangramentos, você pode estar enfrentando a rinite atrófica. Essa condição, que também pode ser chamada de ozena, é mais comum do que se imagina e pode ter um impacto significativo na qualidade de vida.
Considerada por muitos nojenta e por alguns poucos uma iguaria, a meleca conhecida pelos médicos como crosta nasal, na verdade não passa de um aglomerado de substâncias, dentre elas uma trama de proteínas desidratada, anticorpos e células de defesa que combatem microrganismos na fossa nasal.
A infecção é considerada grave quando o paciente apresenta sintomas intensos, tais como secreção amarelada e purulenta, dor e sensação de peso na face, tosse, febre acima de 39°C, edema ou inchaço no rosto e pálpebras, alteração visual ou na movimentação dos olhos e prostração intensa.
Geralmente, se sintomas como dor de cabeça, congestão nasal e tosse persistirem por mais de 10 dias ou piorarem após 5-7 dias, pode ser uma infecção bacteriana. Além disso, a presença de febre alta e secreção nasal espessa e colorida também são indicativos.
O sintoma pode ser causado por lesões nasais, obstrução do canal nasal (como desvio de septo), rinite, sinusite, infecções que atinjam o nariz, ou ainda problemas neurológicos (como Alzheimer e Parkinson), câncer e determinados medicamentos.
Fluimucil® é um medicamento que age sobre as secreções (muco) das vias aéreas (nariz) deixando-as menos espessas, ajudando na limpeza. Também possui ação antioxidante nos processos inflamatórios nasais.
A sinusite fúngica alérgica é uma sinusite crônica na qual os fungos causam uma reação alérgica caracterizada por congestão nasal acentuada e pela formação de pólipos nasais e sinusais. Os pólipos obstruem o nariz e os orifícios dos seios paranasais, causando uma inflamação crônica.
Isso acontece porque o muco em excesso escorre pelo fundo da garganta, o que basicamente convida as bactérias a se reunirem e se multiplicarem, resultando em mau hálito. No caso de uma sinusite, o muco para de circular, fica acumulado e permite que as bactérias tomem sua boca, com um odor desagradável.
Tratamentos caseiros que podem te ajudar são: inalação, que pode ser feita com vapor ou nebulizadores, limpeza da cavidade nasal com soro fisiológico e banho quente – com temperatura semelhante a corporal, para aliviar a sensação de congestão. Usar medicamentos e descongestionantes nasais, só por indicação médica.
Germes presentes na água morna podem causar até infecção cerebral, por isso é preciso ter cuidado com o produto empregado na limpeza das vias aéreas. Com a chegada da primavera, a estação da polinização, doenças respiratórias características como a rinite tendem a aflorar.
Cacosmia ("mau cheiro no nariz") é um sintomas que pode ser causado por diversas doenças, dentre elas, corpos estranhos nasais, Rinossinusite aguda ou crônica ("sinusites"), tumores e Rinite Atrófica Ozenosa (Ozena). Este achado de "sinusopatia" ao exame deve ser avaliado por um otorrinolaringologista.
É importante salientar que esses sintomas podem persistir por semanas e até meses, caracterizando a rinite/sinusite chamada de ozenosa (esse termino está relacionado ao mau odor exalado pela persistente inflamação). Nesse caso, o otorrinolaringologista deve avaliar o que ocorre e orientar o tratamento adequado.
O que fazer: fazer gargarejos com água morna e sal é ótimo para limpar o pus da garganta e se livrar do mau hálito naturalmente. Respirar o vapor da água morna com eucalipto também é ótimo para fluidificar as secreções nasais, facilitando sua remoção, e é um ótimo remédio caseiro para sinusite.