Falar durante o sono geralmente ocorre sem razão aparente e geralmente é inofensivo. No entanto, em alguns casos, pode ser um sinal de um distúrbio do sono mais grave ou outra condição de saúde.
Conhecido oficialmente como sonilóquio, falar durante o sono é um tipo de parassonia , ou seja, atividade anormal do sono, pode ocorrer durante o sono REM, o último estágio do ciclo do sono, que dura cerca de 20 minutos cada, e é nele que os sonhos acontecem, ou fora dele.
A fala durante o sono é uma atividade normal do cérebro. A pesquisadora do sono afirma que, apesar de parecer estranho, falar dormindo é uma ação totalmente benigna e comum. O problema maior está para quem dorme do lado de quem fala dormindo do que para a pessoa que fala.
Este distúrbio do sono é bastante comum e pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo. A fala durante o sono ocorre durante a fase do sono conhecida como sono REM (Rapid Eye Movement), que é a fase em que ocorrem os sonhos mais vívidos.
“Como a ansiedade pode contribuir para que a fala noturna, alguns podem expressar seus sentimentos, preocupações ou refletir sobre seu dia”. A conversa pode variar de algumas palavras sem sentido a frases completas, e normalmente é inofensiva, disse Robbins.
Falar e se mexer dormindo é normal? Pode indicar doenças?
É normal sonhar falando?
Algumas pessoas acreditam que falar durante o sono é decorrente dos sonhos, como uma reprodução dos diálogos que acontecem num sonho. No entanto, isso não é um fato confirmado, pois a condição pode ocorrer em qualquer fase do sono e não somente no estágio REM (estágio mais profundo, no qual ocorrem os sonhos).
No entanto, falar durante o sono REM também foi relatado – o que pode acontecer quando o tronco cerebral, por um breve período, não consegue paralisar os músculos do corpo [4]. De qualquer forma, a existência de falas durante o sono e de sonhos mostra que nosso cérebro não está completamente “desligado” durante o sono.
Esse distúrbio é conhecido oficialmente como sonilóquio, sendo que falar durante o sono é um tipo de parassonia — ou atividade anormal do sono. "Geralmente é inofensivo, mas pode indicar um distúrbio do sono ou problema de saúde mais significativo", afirma Schnorbach.
É normal falar sozinho como se estivesse conversando com alguém?
“Falar sozinho é um hábito que praticamente todos têm e que pode fazer muito bem em diversas situações. Uma delas é a organização do pensamento - falar sozinho, ouvindo a construção das ideias, pode ajudar em uma tomada de decisão, por exemplo”. Saiba que isso tem nome.
Muitas pessoas emitem um som estranho ao expirar durante o sono – parecendo gemer ou gemer, sendo caracterizado como Catatrenia. Esses sons ocorrem com a expiração, mas também estão associados a outras alterações no padrão respiratório.
Conclusão. Terrores noturnos são episódios curtos e assustadores que podem fazer com que você grite ou se levante da cama durante o sonho. Apesar de ser mais comum com crianças, eles podem acontecer com adultos também. Não se tem certeza sobre as causas exatas, mas muitos fatores podem ter influência.
O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.
Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, que pode ocorrer afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.
Quando estamos dormindo e escutamos alguém nos chamar?
Conversar enquanto dorme ( sonilóquios) é classificado como um distúrbio do sono e é muito mais frequente na infância e tende a desaparecer com a idade. Geralmente não acarreta problemas à saúde. Se for muito frequente e passar a despertar a pessoa pode causar problemas à saúde e deve ser tratado.
Mas, durante a noite ela busca pelo parceiro, tenta tocar a pessoa, tiram a própria roupa e até se masturbam, fazem tudo isso, sem despertar", explicou a especialista. A médica comenta que o comportamento é mais comum em homens do que em mulheres e ocorre geralmente na fase do sono REM.
As alucinações hipnagógicas são experiências perceptivas, associadas a fenômenos visuais, táteis e auditivos, que acontecem na transição entre a vigília e o sono, ou seja, ao adormecer. Já as alucinações hipnopômpicas são experiências similares, todavia, ocorrem na transição entre sono e vigília, isto é, ao despertar.
A prática de falar consigo mesmo é, na maioria das vezes, vista de maneira positiva pelos especialistas. Eles afirmam que este comportamento é natural e tem diversos benefícios, principalmente para aqueles que passam muito tempo sozinhos.
ficar longe de telas, como celulares, televisão e tablets, na cama pelo menos uma hora antes de dormir; evitar cochilos durante o dia. Se não for possível, impedir que eles se estendam por mais de 45 minutos ou que aconteçam ao final do dia.
Durante os episódios, a pessoa pode sentar na cama, arrumar as cobertas, andar pela casa, falar sem nexo, mudar de roupa, abrir e fechar portas e janelas, ir ao banheiro. Levantar para comer sem despertar completamente é outro sintoma comum no sonambulismo.
O falar dormindo é uma ocorrência muito comum, relatada por cerca de 50% dos pais de crianças pequenas. Após a puberdade, essa taxa cai significativamente e na vida adulta é de cerca de 4% ou menos.
A alegação comum é que se uma pessoa sonâmbula for acordada, pode sofrer um ataque cardíaco ou até morrer. Não é verdade! No entanto, se alguém acordar um sonâmbulo, pode causar-lhe confusão e, às vezes, medo. Alguns sonâmbulos podem até agir de forma agressiva e, por isso, é preciso cuidado ao acordá-los.
Ou seja, o sonilóquio nada mais é do que a manifestação natural das atividades, mesmo enquanto se dorme. Parte do nosso cérebro permanece ativo e realizamos atividades naturais do nosso cotidiano, como falar. Falar dormindo está direcionado ao Sono REM, estágio do sono onde passa-se o sonambulismo.
- Febre. Para amenizar o problema pode-se seguir algumas sugestões como: Cuide da saúde mental: tentar diminuir o stress e a ansiedade melhoram a qualidade do sono e ajudam a evitar o falatório durante a noite. Meditar ou ler um livro são atividades relaxantes que auxiliam num sono mais tranquilo.
Quais são os riscos? Não. Embora a paralisia do sono seja extremamente perturbadora, é importante dizer que ela não representa um risco direto de morte. No entanto, os episódios frequentes podem levar a distúrbios do sono, transtorno de ansiedade e ainda impactar negativamente na qualidade de vida do indivíduo afetado.