O caroço no testículo pode surgir devido ao acúmulo de líquidos ou sangue junto ao testículo, como no caso da hidrocele ou varicocele, sendo um sintoma relativamente comum que pode surgir em homens de qualquer idade, desde crianças até idosos, mas também pode surgir devido a torção no testículo ou até câncer.
O “caroço” na bolsa escrotal se caracteriza pelo surgimento de nodulações intra ou extra escrotais e devem ser examinadas pelo urologista. De modo geral, por si só não caracteriza como doença, mas pode se tratar de alguma inflamação, infecção ou patologia mais grave.
Entre as principais causas de nódulo no testículo, podemos destacar: hidrocele (bolsas de líquido que surgem nos testículos e são mais comuns em bebês e em homens de 40 anos); varicocele (inchaço e dilatação das veias e artérias presentes no interior dos testículos); epididimite (inflamação do epidídimo);
O aparecimento de um nódulo duro e, geralmente, indolor, pode ser indício da doença, devendo ser imediatamente investigado. Além disso, certas vezes a região se apresenta inchada e dolorida, semelhante ao que ocorre em quadros de orquiepididimite (inflamação dos testículos e dos epidídimos).
O testículo retrátil é uma condição onde o músculo cremaster se contrai, puxando o testiculo para o alto, acima do saco escrotal, se escondendo na região da virilha. O problema pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais comum durante a infância.
Que características de um CAROÇO NO TESTÍCULO faz pensar na possibilidade de ser um câncer?
Tem algo no meu saco?
Os caroços nos testículos podem ocorrer em todas as fases da vida. Quando surgem, podem significar cistos, hidrocele (um acúmulo de fluídos) ou até mesmo o crescimento anormal de células no órgão, que pode representar um tumor no testículo.
Um testículo subido, também conhecido como criptorquidia, é uma condição em que um dos testículos da pessoa não desce para o saco escrotal em seu desenvolvimento normal. Isso ocorre em cerca de 3% a 5% dos homens e geralmente é detectado nos exames médicos de rotina.
O que fazer: deve-se fazer a higienização da do saco escrotal com sabonete antisséptico e manter a região limpa e seca. Caso não melhore em uma semana, deve-se consultar o urologista que pode indicar o uso de pomadas antibióticas.
Como tratar: geralmente a hidrocele não necessita de qualquer tipo de tratamento, mas se estiver provocando muito desconforto ou não regredir naturalmente, o urologista pode aconselhar a realização de uma pequena cirurgia com anestesia local para fazer um pequeno corte no escroto e remover o hidrocele.
Isso pode ocorrer devido a restos celulares ou até por um ácaro, o Demodex folliculorum. Eventualmente, esses cravos podem romper, liberando o material que está em seu interior e gerando as famosas espinhas.
Geralmente o testículo esquerdo fica ligeiramente mais abaixo que o direito o que também pode causar a impressão de tamanhos diferentes. Porém, quando essa diferença for acentuada, com aumento ou atrofia de um dos testículos, pode indicar presença ou sequela de alguma doença.
Se posicione em pé na frente de um espelho e veja se visualiza alguma alteração em alto-relevo na pele da região; Com as mãos, examine cada testículo colocando cada um deles entre os dedos indicador, médio e o polegar. Um deles pode parecer maior do que o outro, isso é normal.
Cistos epidímicos são muito comuns e muitas vezes aparecem sem motivo. Cistos epidímicos não são perigosos e geralmente não são um sinal de nenhum problema sério. No entanto, às vezes eles podem crescer e se tornar desconfortáveis ou incômodos.
A presença de nódulo ou caroço no testiculo pode ser notada através da simples manipulação dos testículos. Na vasta maioria das vezes a presença de nódulo testicular não representa um risco a saúde. A grande maioria dos casos identificamos cistos e patologias com bom prognóstico.
A bolsa escrotal, um órgão par, também conhecido como escroto ou saco escrotal, é uma bolsa de pele que se localiza abaixo do pênis. No interior dessa bolsa encontramos as gônadas masculinas, mais conhecidas como testículos.
As verrugas genitais são causadas pelo HPV, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A transmissão do HPV se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma de transmissão é por via sexual, através do contato oral-genital, genital-genital ou, até mesmo, manual-genital.
Com certeza seria necessário um exame físico para esclarecer seu diagnóstico, porém mais provavelmente se trata de um cisto sebáceo na bolsa testicular, conhecido como lupia, caso seja este seu problema, não está associado com doenças sexualmente transmissíveis, seu tratamento é cirúrgico com finalidade estética e/ou ...
Os testículos, também chamados de gônadas masculinas são parte do sistema reprodutivo do homem. Estão localizados no sacro escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal. Os testículos têm 2 funções principais: Produzir os hormônios masculinos (andrógenos), como a testosterona.
Normalmente, os testículos migram para o escroto nos últimos meses da gestação, e ao nascimento eles devem estar posicionados corretamente. Quando notamos, logo no nascimento, que os testículos não estão no escroto, precisamos identificar em qual lugar ele está.
O principal fator associado ao câncer testicular é a criptorquidia (testículos posicionados fora da bolsa escrotal). Indivíduos com essa anormalidade possuem um risco 50 vezes maior de desenvolver câncer. Outro grupo com maior incidência de câncer de testículo são os homens portadores de infertilidade.
Confundido com espinhas, trata-se de uma lesão que pode atingir bebês e adultos. Você já viu algumas bolinhas minúsculas pipocarem na pele e achou que fossem espinhas? Na verdade, o nome destas lesões é milium e, apesar de ser bem parecido, não tem nada a ver com acne e, portanto, precisa de um tratamento específico.
Métodos. Um método de tucking envolve puxar o pênis para trás entre as pernas enquanto simultaneamente empurra os testículos para dentro do canal inguinal. Para manter essa posição no lugar, alguns praticantes podem usar roupas íntimas especialmente apertadas e uma meia-calça que tenha uma alça.
O testículo retrátil é muito comum na infância devido ao desenvolvimento dos músculos abdominais, mas pode ocorrer durante a idade adulta, causado por climas frios, situações de perigo ou ainda devido ao cordão espermático curto, por exemplo.
Ao notar qualquer aumento no tamanho do testículo ou sintomas relacionados, é fundamental buscar avaliação médica para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado. A identificação precoce e o tratamento oportuno podem fazer a diferença na saúde e no bem-estar masculino.