Quais os efeitos colaterais da sonda nasoenteral?
A primeira categoria principal, Eventos adversos mecânicos, apresentou as seguintes subcategorias: complicações respiratórias; complicações esofágicas ou faríngeas; obstrução da sonda; perfuração intestinal; perfuração intracraniana; e remoção acidental da sonda.Quais são as complicações da sonda nasoenteral?
As complicações relacionadas à sonda nasoenteral foram clínicas (diarreia e constipação) e mecânicas (tração e obstrução). Os diagnósticos de enfermagem avaliados foram aqueles relacionados à nutrição dos pacientes, identificados pela equipe assistente e coletado em prontuário.Quais os sintomas de sonda nasogástrica mal colocada?
São sinais de que esse problema pode estar ocorrendo:
- Agitação;
- Tosse;
- Dispneia (dificuldade em respirar);
- Cianose de face (face arroxeada).
O que acontece quando a comida volta pela sonda?
Não é normal o extravasamento de dieta em volta do orifício de gastrostomia. Após troca de sonda isso pode acontecer se o calibre da sonda trocada for menor do que o orifício que o paciente já tinha. É sempre bom retornar ao serviço que fez a gastrostomia para revisão, caso sintomas se mantenham.CUIDADO com a SONDA NASOGÁSTRICA
Como saber se a sonda nasoenteral está fora do lugar?
A radiografia é considerada o método mais preciso e de escolha para confirmação do posicionamento da sonda nasoenteral (SNE) [1,2,3,4]. Na radiografia do tórax e abdome superior deve-se visualizar todo trajeto da SNE, que se faz pela linha média do tórax até a posição gástrica central, abaixo do diafragma [5].É possível Broncoaspirar com sonda nasoenteral?
Broncopneumonias aspirativas (BCP) são comuns em uso de sondas de alimentação (SA): sondas nasogástricas (SNG), enterais (SNE) ou gastrostomia (GST). Técnicas adequadas na administração de dietas reduzem essa associação.É normal vomitar com sonda?
Em casos raros, uma sonda no nariz ou boca pode descer pelas vias aéreas em vez do esôfago. Como resultado, os alimentos podem entrar nos pulmões. Quando a sonda é colocada nas vias aéreas, pessoas que estão conscientes tossem e vomitam.Porque paciente com GTT vomita?
Vômitos e diarreia podem ser causados pela migração do tubo para dentro do estômago bloqueando assim a saída do estômago para o duodeno.Como aliviar o desconforto da sonda?
Procure deixar a bolsa presa na cama sempre abaixo da cintura, ao deitar-se, realiza higiene íntima todos os dias de maneira bastante atenciosa deixando a parte da sonda que fica visível e a bolsa coletora sempre limpa e seca. Se apresentar dor intensa ou parada do fluxo da urina, entrar em contato com seu médico.Quem usa sonda sente fome?
Não. Nenhuma atividade cotidiana é impedida com o uso da sonda. O indivíduo pode fazer suas refeições, assim como também se alimentar sozinho.Qual a desvantagem da sonda nasoenteral?
Entre as mais temidas estão as complicações mecânicas: posicionamento inadequado da ponta distal da sonda, aspiração da dieta, lesões de mucosa nasal, tração e a obstrução da sonda, estes dois últimos mais recorrentes. Complicações mecânicas podem produzir eventos adversos graves, incluindo o óbito.O que acontece se entrar ar na sonda nasoenteral?
A presença de ar na sonda não prejudica a infusão. Isto mostra que a coluna não está descendo seja líquido ou gasosa. Talvez há obstrução e necessidade de lavagem da sonda. O ideal é procurar atendimento especializado, podendo mesmo ser via homecare ou enfermeira capacitada.Quais os principais sinais de que uma sonda nasoenteral está mal posicionada ou deslocada no trato gastrointestinal?
Alerta! Remova imediatamente a sonda de alimentação enteral se houver sinal de desconforto respiratório, tosse, engasgamento, cianose ou queda nos níveis de saturação de oxigênio.Qual é a complicação mais grave da terapia nutricional enteral?
A nutrição enteral apresenta como principais complicações diarreia e volume residual gástrico alto. Na nutrição parenteral, a complicação predominante é a hiperglicemia.Quanto tempo uma pessoa pode ficar com a sonda nasoenteral?
As sondas devem ser trocadas sempre que houver algum problema, como rachadura, obstrução ou maus posicionamento e funcionamento. Caso contrário, um paciente pode permanecer com a mesma sonda por até 5 meses, ou mais.Como saber se a sonda nasoenteral está no lugar certo?
Mas, uma dica muito legal é medir o comprimento da parte externa com uma fita métrica. Dessa forma, você poderá verificar sempre se a sonda continua na mesma posição. Se houver aumento de mais de 5 cm do comprimento da parte externa, há chances da sonda ter saído do estômago ou intestino.Quanto tempo é a sobrevida de um idoso com a sonda no estômago?
(2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37). Meier et al. (2001) revelaram taxa de sobrevida média nos idosos com via alternativa de 195 dias e dos pacientes com via oral de 189 dias (p = 0,90).Qual a diferença entre GTT e SNE?
A sonda nasoenteral (SNE) corresponde a uma sonda que é inserida pela narina e vai até o estômago ou intestino. Já a gastrostomia é um procedimento no qual coloca-se uma sonda através da parede abdominal para chegar até o estômago ou intestino.Quem usa GTT pode vomitar?
A administração muito rápida da fórmula e até a concentração do produto também pode levar a vômitos. Converse com o médico ou a nutricionista sobre a possibilidade de reduzir a velocidade de gotejamento e, aos poucos, ir aumentando.Quando suspender a nutrição enteral?
Se o uso da sonda para nutrição trouxer qualquer desconforto ou incomodo ao paciente, ou o mesmo apresentar sinais de intolerância a terapia nutricional, como vômitos, distensão abdominal ou diarreia, a sonda deverá ser removida e a terapia nutricional interrompida.Quais os cuidados que devemos ter com a sonda nasoenteral?
Sonda Nasoenteral- Manter a sonda longe das mãos do paciente; - Quando não estiver passando a dieta a sonda deve ficar fechada; - Trocar a fixação da sonda sempre que necessá- rio, pelo menos uma vez por dia. Cuidado para não deixar a sonda se deslocar!