É obrigado a fazer hora extra?

De acordo com o Artigo 61, da CLT, a empresa só poderá obrigar o empregado a fazer horas extras em alguns casos, como: incêndios, inundações desastres naturais e dentre outros, com o intuito de acatar um serviço urgente pró a sociedade ou empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que acontece se o funcionário se recusar a fazer hora extra?

Portanto, em teoria, o empregado tem o direito de recusar-se a fazer horas extras, desde que não haja um acordo prévio. Mas em havendo (e normalmente consta no contrato de trabalho), a recusa poderá ser considerada como ato de insubordinação, e consequentemente poderá ensejar punição, levando até mesmo à justa causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ddlassociados.com.br

Sou obrigado a fazer hora extra na empresa?

O funcionário, legalmente falando, não é obrigado a fazer hora extra se não tiver sido informado previamente pela empresa ou se o contrato individual não teve essa previsão. A exceção que torna obrigatório a realização de hora extra é em caso de força maior, onde esse direito de escolha do funcionário fica prejudicado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

O que a lei diz sobre horas extras?

A legislação trabalhista brasileira permite que os empregados prestem até duas horas a mais de trabalho por dia mediante acordo individual, convenção ou acordo coletivo. Essas horas além da jornada devem ser pagas com adicional de pelo menos 50% do valor da hora normal ou compensadas por meio de banco de horas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tst.jus.br

Sou obrigado a fazer banco de horas todos os dias?

Com as mudanças na lei do banco de horas a partir da Reforma Trabalhista, o acordo coletivo deixou de ser obrigatório.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br

Sou obrigado a fazer HORA EXTRA? | Saiba qual é o seu direito - Dra. Julia

Qual o limite de horas extras trabalhadas por mês?

O limite diário de horas extras são 2 horas e não importa o regime de trabalho. Ou seja, se a jornada de um funcionário for de 8 horas, ele poderá somar, no máximo, 10 horas de trabalho. Se forem 6 horas, ele poderá cumprir 8 horas. Mas, existem algumas exceções a essa regra.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dimep.com.br

Qual o limite de banco de horas por mês?

Limite acordado da soma das horas semanais: 220 horas (44×5).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tworh.com.br

Sou obrigado a fazer hora extra no sábado?

Trabalhar no sábado é hora extra? Não necessariamente. A jornada comum de um colaborador é de 44h semanais. Caso essa quantidade de horas não seja totalmente utilizada durante a semana e reste um “saldo” — que, normalmente, corresponde a 4h de jornada — não é classificado como horas extras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oitchau.com.br

Quem trabalha 44 horas tem direito a folga no sábado?

Uma dívida bastante comum com toda versatilidade é se quem trabalha 44 horas tem direito a folga no sábado? Vai depender do contrato firmado com o empregador, em uma jornada de 44 horas é necessário trabalhar 8 horas e 48 minutos de segunda a sexta para ter o sábado e domingo como dias de descanso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br

Pode trabalhar 10 horas por dia?

É legal trabalhar 10 horas por dia? Já na CLT a jornada máxima é de 10 horas por dia (08 horas normais e 02 horas suplementar) e 56 horas semanais (44 horas normais e 12 horas suplementares).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

O que a empresa não pode fazer?

Dentre essas situações, algumas que podem ser destacadas são: violência psicológica; agressões verbais; e assédio moral.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Sou obrigado a fazer uma função que não é minha?

Sou obrigado a fazer uma função que não é minha? Você somente é obrigada a fazer a função a qual fora contratada. Se foi contratada como fiscal de caixa, e sua CTPS está assinada assim, então não faz sentido você cumprir outra função, excetuando se houver alteração contratual neste sentido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

É obrigado a trabalhar no feriado?

Em seu artigo 8º, a lei prevê que o trabalho nesses dias é vedado. Entretanto, se houver imposições técnicas da empresa, ou atividades que não podem ser realizadas em outro dia, como auditorias, balanços e perícias, ela pode exigir o trabalho de seus colaboradores no feriado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br

Pode dar advertência por fazer hora extra?

Em situações mais leves, o empregador pode apenas advertir o colaborador ou suspendê-lo por alguns dias. Lembre-se: isso só é possível quando as horas extras estão registradas no contrato de trabalho ou em casos que o art. 61 da CLT, já mencionado acima, descreve.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em coalize.com.br

Sou obrigada a fazer hora extra no domingo?

O trabalho aos domingos e feriados não é considerado extraordinário, ou seja, não é devido ao trabalhador uma remuneração extra caso ele atue nesses dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oitchau.com.br

Pode fazer hora extra sem autorização?

Ponto, então, quando o funcionário é proibido de fazer hora extra. sem permissão da gestão, o que ela pode fazer não é deixar de pagar a hora extra, porque se o trabalhador. efetivamente trabalhou, ele tem o direito de receber. O que a empresa deve fazer é punir o funcionário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tiktok.com

É permitido trabalhar 11h por dia?

Conclusão. Um trabalhador pode exercer a carga horária de 10 horas por dia. No entanto, a empresa precisa ter em mente que apenas oito horas são calculadas como jornada de trabalho fixa e as duas horas restantes são consideradas como hora extra.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Quem trabalha das 8 às 18 tem quantas horas de almoço?

A CLT determina que para quem trabalha 8 horas (ou mais de 6 horas) o horário de almoço deve ser de no mínimo 30 minutos e no máximo 2 horas. Essa duração é definida entre a empresa e o colaborador ou sindicato, respeitando apenas a norma de duração estabelecida pela reforma trabalhista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Quem entra às 7 30 da manhã sai Que horas?

Quem entra às 7 30 da manhã sai Que horas? Em resumo, quem entra as 7 horas no serviço, geralmente deve sair às 16:00 com horário de almoço, seguindo a jornada de trabalho padrão de 8 horas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Como recusar hora extra?

Dessa forma, em resumo, as horas extras não poderão ser recusadas nas situações de emergência citadas acima, quando houver acordo individual ajustado pelo trabalhador em que se compromete a realizar as horas extras ou se acordo coletivo ou convenção coletiva autorizá-las.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

Sou obrigado a concordar com banco de horas?

Sim, a compensação banco de horas pode ser adotada por qualquer empresa independente do seu ramo, desde que sejam respeitadas todas as regras previstas nas leis trabalhistas, a fim de garantir o bem estar dos funcionários.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

É permitido trabalhar 8 horas no sábado?

Sábado é considerado um dia normal de trabalho.

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) considera a jornada de trabalho como de seis dias na semana com 44 horas no total. Isso dá oito horas de trabalho de segunda a sexta-feira e quatro horas aos sábados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em economia.uol.com.br

Quem escolhe o dia de folga para compensar banco de horas?

A escolha dos dias de folga ou horas de compensação geralmente é feita em comum acordo entre trabalhador e empregador. Em consenso entre as duas partes, é possível escolher em quais dias será melhor folgar verificando a opção mais vantajosa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog-forbusiness.vagas.com.br

Qual a diferença de hora extra e banco de horas?

Qual a diferença entre banco de horas e horas extras? A diferença entre o banco de horas e as horas extras está na forma de recebimento desse tempo trabalhado a mais. As horas extras são pagas ao funcionário, enquanto o banco de horas proporciona compensação da jornada extra.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br

Quando a empresa trabalha com banco de horas pode descontar falta?

Sim, conforme a decisão do TST, o banco de horas negativo pode ser descontado do salário do funcionário. Essa decisão reconhece a validade de uma convenção coletiva que autoriza esse desconto em casos de saldo negativo no banco de horas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br