Sim. Conforme preceito constitucional, todos os brasileiros do sexo masculino têm a obrigação para com o serviço militar até os 46 (quarenta e seis) anos de idade.
O que acontece se eu me recusar a ir para a guerra?
Entrar o militar, sem autorização, em entendimento com outro de país inimigo, sobre assunto de guerra, ou para este fim servir de intermediário : Pena - reclusão, de um a dois anos, se o fato não constituir crime mais grave. Art.
Durante o período do afastamento militar, o contrato de trabalho não poderá ser rescindir, pois há uma interrupção nas relações de trabalho e trata-se de uma licença não remunerada, porém, assim, continua a relação de emprego, entre empregado e empregador.
O brasileiro alistado que não se apresentar durante a época de seleção de sua classe ou que, tendo-o feito, ausentar-se sem a ter completado, estará em débito com o Serviço Militar na situação de “REFRATÁRIO”.
É obrigatório? O TG não é obrigatório. Por outro lado, o Serviço Militar é e pode ser realizado de diversas formas, seja em Tiros de Guerra ou em quartéis convencionais.
O cidadão pode se enquadrar ou requerer a dispensa do serviço militar nos seguintes casos: · Por ser arrimo de família: quando o cidadão é legalmente casado, é pai (e possui o registro civil de nascimento dos filhos em seu nome) ou sustenta a família.
Art. 1º Todo brasileiro é obrigado ao serviço militar para a defesa nacional, na forma das leis federais e respectivnos regulamentos e o prestará de acordo com a sua situação, capacidade e aptidão.
Concluindo, além de propiciar a prestação do Serviço Militar Inicial, o Tiro de Guerra promove junto aos Atiradores, a difusão do civismo, da cidadania e do patriotismo, formando assim munícipes conscientes dos deveres pátrios.
Os Militares Combatentes temporários são oriundos do Serviço Militar Inicial Obrigatório. Os soldados podem ter a seu tempo de serviço prorrogado, caso sejam voluntários, à partir do 2º ano de serviço, podendo alcançar até a graduação de 3º Sargento combatente Temporário (SCT).
QUEM É O ÚNICO SUSTENTO DA FAMÍLIA (ARRIMO), PODE SER DISPENSADO DO SERVIÇO MILITAR? Sim, porém para isso deve apresentar na Junta de Serviço Militar documentos que comprovem essa situação, tais como: certidão de nascimento dos filhos, certidão de casamento, comprovante de renda e outras provas que julgar necessárias.
A organização de um Tiro de Guerra ocorre em acordo firmado com o município e o Comando da Região Militar, o exército fornece os instrumentos (normalmente sargentos ou subtenentes), fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações.
Aprendem também, valores como a Camaradagem, a disciplina, o respeito, a educação, a solidariedade, a ajuda ao próximo, a ética, atitudes comportamentais, e muitos outros valores, que forjam o bom caráter do indivíduo, alinhados à Lealdade, Verdade, Probidade, Coragem e Responsabilidade.
Conversation. Fábio, nessa fase do alistamento ainda pode ficar de roupa. Somente se vc for para a Seleção Geral é que, no exame médico, vc terá que se despir.
O alistamento é gratuito para os jovens que completam 18 anos até a data do prazo final. Quem perder o prazo paga uma multa no valor de R$5,76, segundo o Art. 176.1.
c) outras - é vedado o uso de corte de cabelo tipo "moicano" ou "topete"; - é vedado o uso de franja e outros penteados similares, que cubram a testa; e - é vedado raspar a cabeça ou adotar corte de cabelo com máquina inferior a nº 2, exceção para cursos ou estágios de caráter voluntário ou calvície.
Para o tiro de guerra, poderá ser utilizado por analogia o artigo 59, § 4º da Lei n° 4.375/64, o qual prevê que “todo convocado matriculado em Órgão de Formação de Reserva que seja obrigado a faltar a suas atividades civis, por força de exercício ou manobras, terá suas faltas abonadas para todos os efeitos”.
Os selecionados receberão instruções do serviço militar inicial para serem atiradores. O jovem que entra no Tiro de Guerra poderá continuar com os estudos ou atuação profissional que deverá cumprir uma carga de cerca de 2 horas diárias, 12 horas semanais.