Sou obrigado a pagar os 10 %?
O cliente pode se surpreender com o valor final da conta e se questionar se é obrigado a pagar os 10% do garçom. Apesar da taxa de serviço ser reconhecida pela Lei da Gorjeta, ela não é obrigatória. O cliente tem liberdade para decidir pagar ou não — e não pode ser constrangido caso opte por não pagar.É lei dar desconto?
Em 26 de junho de 2017, foi sancionada pelo Michel Temer, Presidente da República da época, a lei 13.455 que permite descontos em pagamentos feitos em dinheiro, e não em cartão de crédito ou débito. Não só isso, a lei também permite aos lojistas/comerciantes uma maior liberdade para ofertar promoções aos consumidores.É direito do consumidor ter 5% de desconto?
Com a nova lei, os preços de bens e serviços podem ser diferentes, de acordo com a forma de pagamento utilizado. Exemplos: Loja virtual, se quiser, pode oferecer 10% de desconto para compras feitas em boleto. Loja física, se quiser, pode oferecer 5% de desconto no pagamento em dinheiro.Como negar desconto para o cliente?
Como dizer ao cliente que não tem descontoPor isso, nessa situação, o melhor a dizer costuma ser simplesmente: “Me desculpe, mas não conseguimos mexer mais no preço. Esse é o menor valor que podemos entregar para você”.
Como calcular rápido os 10% de desconto na compra à vista?
O que o Código de Defesa do Consumidor diz sobre desconto?
Algumas práticas de desconto são consideradas enganosas e abusivas, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). O desconto progressivo, por exemplo: Uma peça com desconto de 10%, duas com 20% e assim por diante, não é permitido e é considerado abusivo.O que diz a lei 13.455 17?
Para deixar o cidadão por dentro, o Procon-JP alerta que a Lei Federal 13.455/2017 prevê que o fornecedor de bens ou de serviços pode estipular valores diferenciados do produto baseado na forma de pagamento.Qual é a lei da oferta?
A Lei da Oferta explica que quanto maior for o preço de determinado produto, mais os vendedores estarão dispostos a vender seu produto, pois assim irão obter mais lucros. Por outro lado, quanto menor for o preço de determinado produto em um mercado, menos os vendedores estarão dispostos a ofertar esse produto.Quanto dar de desconto para pagamento à vista?
Como regra de bolso, o valor do desconto para o pagamento à vista tem que ser de pelo menos metade da taxa de juros das aplicações financeiras. Essa é uma regra geral e quanto maior o desconto melhor.Por que pagar os 10%?
Os 10% servem de incentivo ao bom atendimento e à comida da casa. Normalmente, se o consumidor se sente bem, ele não deixa de pagar, mas não precisa se preocupar se preferir abrir mão do valor.Quanto à empresa pode descontar dos 10%?
Para empresas sujeitas ao modelo de tributação diferenciado, como o Simples Nacional, pode ser retido até 20% da gorjeta para custear encargos sociais, previdenciários e trabalhistas. Para empresas com modelo de tributação não-diferenciado podem ser retidos até 33% do valor para o mesmo fim.Pode cobrar juros de 10%?
O máximo que pode ser cobrado de juros por atraso é de 1% ao mês, conforme estabelece art. 161 do Código Tributário Nacional. Já a multa por atraso não pode ultrapassar 2% sobre o valor da prestação ou boleto, segundo o art. 52 do Código de Defesa do consumidor.É obrigatório descontar?
Art. 462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.O que é desconto obrigatório?
São recolhimentos efetuados para custear benefícios como aposentadoria e pensão.Como pedir desconto sem ofender?
- Não vá abaixo de seu preço reserva.
- Concentre-se no valor do produto.
- Não negocie com você mesmo.
- Justifique o preço.
- Recupere o dinheiro em outras áreas.
- Reduza o custo de fazer negócios com você
- Dê descontos na próxima compra.
- Ofereça descontos sem vencimento.