Gorjeta (tip, em inglês) é um assunto muito sério nos Estados Unidos da América. Diferente do Brasil, onde a gorjeta é opcional (apesar de ser feio não deixar), nos EUA ela é praticamente obrigatória, embora não seja algo descrito em lei.
Relembrando: nos Estados Unidos, espera-se que você dê entre 15% e 20% de gorjeta em restaurantes. Não dar gorjeta, ou dar gorjeta menor que 15%, pode levar o garçom a ir atrás de você na calçada. Ao pagar com cartão de crédito, o cliente escreve no recibo do cartão a gorjeta que vai dar, faz a conta e põe o total.
A regra geral aqui é de 15 a 20%. Cuidado com as gorjetas adicionadas automaticamente. O que dizer? Essa nova prática de gorjeta está se tornando cada vez mais comum nos EUA.
Enquanto brasileiros acham um exagero pagar 10% pelo serviço de atendimento, nos EUA essa é a gorjeta por um serviço ruim. Oferecer ao garçom 10% do valor pago na conta é indicar pra ele que você não ficou satisfeito com seu atendimento.
Então, agora você já sabe quanto deixar de gorjeta nos Estados Unidos: se não estiver descrito nenhum valor, deixe no mínimo 15%. Caso a conta já venha com 18% ou mais, infelizmente será preciso pagar o valor, para não criar uma situação desagradável.
Nos restaurantes de Nova York, é costume dar gorjeta de 20%. O imposto local em Nova York é de 8.875%; assim o mais fácil é dobrar o imposto local e arredondar para cima. Há muita discussão se você deve calcular a gorjeta sobre o valor antes ou depois de impostos.
-10% da conta total é o mínimo que deve ser pago como tip. Porém, pagar somente isso é considerado que o serviço não estava à altura. -15% da conta total normalmente significa que você achou o serviço regular. -20% ou mais da conta total significa que o serviço estava excelente.
Se você já se perguntou quanto dar de gorjeta em um restaurante ou café em Orlando, prepare-se para uma surpresa: 20% é o padrão real. Se você der menos do que 20%, os garçons começam a se questionar onde erraram.
Could I have the bill/check, please? Can we get the bill/check, please? I would like the bill/check, please. As quatro frases acima são jeitos educados de pedir que o waiter (garçom) ou a waitress (garçonete) traga a conta.
Nos Estados Unidos é obrigatório, em qualquer estado, dar gorjeta em restaurantes. O valor do serviço do garçom não será incluso no valor total da sua conta, é o cliente que deve adicionar uma quantia extra na hora de pagar.
Qual o valor mínimo para levar para os Estados Unidos?
Se você levar mais de US$ 10.000 em espécie, será necessário declarar o montante na imigração ao entrar nos EUA, preenchendo a Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV).
Ao investir em TIPS (Treasury Inflation-Protected Securities), você está emprestando dinheiro ao governo federal americano e ele vai te pagar juros sobre o valor investido durante o tempo da aplicação. Portanto, o seu título tem como base toda a solidez da economia americana, a maior e mais importante do mundo.
O que muitas pessoas não sabem precisar é se tal cobrança é obrigatória e quais os seus limites. O pagamento da taxa de 10% sobre o valor da conta NÃO É OBRIGATÓRIO! › A Lei nº 13.419 (Lei das Gorjetas) define essa taxa como um ato espontâneo, por parte do consumidor, ou seja, ele só paga se quiser.
A gorjeta é habitual (geralmente 15 %- 20 % da sua tarifa). A maioria dos táxis de Miami possui leitor de cartão de crédito; se você preferir pagar com plástico, pergunte ao motorista se cartões de crédito são aceitos antes de embarcar.
Transfer: a gorjeta é uma forma de agradecer o bom atendimento. Não existe uma regra ou valor fixo; UBER: não é necessário dar gorjeta, apenas se quiser incluir o valor a mais pelo aplicativo no final da corrida.
– Gorjetas: nos EUA é de praxe deixar gorjeta (chamada de “tip”) para os prestadores de serviço. Nos restaurantes, deixa-se pelo menos 18% para o garçom. Ela não é obrigatória via de regra, mas é culturalmente esperado que você dê.
Um valor médio que gastamos em uma viagem para lá é US$ 1.500, que é um valor com o qual você consegue comprar roupas, relógio, óculos e até alguns eletrônicos. Mas isso varia de pessoa para pessoa, e você pode escolher economizar com as compras.
A etiqueta de gorjeta nos Estados Unidos costumava sugerir de 15-20% do valor total da conta em restaurantes, entretanto, de uns anos para cá, pós-pandemia, o valor aumentou e varia bastante de cidade para cidade, podendo até chegar à casa dos 25%.
O pagamento é concebido como uma recompensa voluntária para agradecer o bom tratamento recebido, mas na prática ele é quase obrigatório, independentemente de o serviço ter sido excelente ou desastroso.
No Brasil, apesar de sempre termos sido acostumados a deixar "os 10% do garçom", automaticamente cobrados na conta do restaurante, o hábito de deixar gorjetas em hotéis e pousadas nunca foi muito arraigado. Mas, mesmo na hotelaria de luxo, mais acostumada com elas, as gorjetas também andam minguando.